Escola do Legislativo realiza encontro para debater a luta contra a Homofobia

Evento foi pautado em conhecimento de leis de proteção ao grupo LGBTQ+ e em desafios e avanços para essa classe

Na tarde dessa terça-feira (21/04), aconteceu no plenário da Câmara Municipal o evento Precisamos Conversar: Homofobia – Luta e Resistência. A atividade foi realizada pela Escola do Legislativo, em parceria com a Ordem de Advogados do Brasil – OAB de Patos de Minas. Todas as declarações dadas no evento fora de caráter conscientizador, para que o grupo LGBTQ+ possa exercer seus direitos de forma pacífica.

Na oportunidade, os trabalhos foram conduzidos pelos palestrantes, Prof. Me Ulisses de Oliveira Simões, que abordou o tema Preconceito no Direito Penal; Dra. Paula Mattos Magalhães Souza Magalhães Coelho, discorrendo sobre a temática da diversidade de gênero no Brasil; e maquiadora Juliana D`Lizandro, que destacou a importância do seu engajamento na causa como ativista.

Os vereadores Nivaldo Tavares dos Santos, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, Otaviano Marques de Amorim, Mauri Sérgio Rodrigues e Isaías Martins de Oliveira prestigiaram o evento. O coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura Teixeira, comunicou aos presentes que a palestra faz parte de um quadro da Escola que começou com a Conscientização da Violência contra a Mulher, ocorrida em abril. Acrescentou, ainda, que a participação da população e dos representantes públicos é fundamental para a discussão de políticas públicas voltadas para o tema.

Os palestrantes do evento sanaram dúvidas sobre a evolução na conquista dos direitos dos LGBTQ+ estabelecidas pela Constituição Federal e no Código Penal, que ao entendimento dos especialistas, na ocasião, encontra-se defasado e carente de correções. Foi ressaltado também o histórico de lutas da classe, que é caracterizado por muitas dificuldades de aceitação na sociedade e até mesmo no mercado de trabalho. O maior avanço citado nas declarações foi a sanção da lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Todas essas conquistase são de extrema importância para a maior diversificação e igualdade entre os brasileiros.

A maquiadora Juliana D` Lizandro, em suas palavras emocionadas, destacou sua luta pela causa e todo amor que sempre emanou de pessoas LGBTQ+ para com ela. “O carinho e o amor que me oferecem são fontes de superação”, afirmou Juliana.

O momento foi marcado também pela emoção quando três jovens ativistas incluídos no grupo LGBTQ+ deram seus depoimentos. “O processo de autoaceitação e o amparo da família é essencial na formação de vida desse público”, destacaram os ativistas. Eles ainda complementaram destacando que ninguém é orientado a estar nessa condição, bem como enfatizaram a importância de que espaços públicos como a Câmara sejam lugares de discussão para temas tão importantes.

O vereador Isaías Martins abrilhantou o momento com um discurso emponderado e engajador, destacando que o preconceito é, muitas vezes, provocado pela própria classe afetada. Ele endossou sua fala pedindo mais união, empatia e amor pela causa.

Por vez, a ativista e mãe Fátima Gomes destacou pontos importantes na sua história como engajadora da causa e sua experiência com a homofobia. O coordenador da Escola do Legislativo, Guilherme Moura, encerrou o evento homenageando sua mãe, Erilda Moura, que acompanha as atividades da Escola, sendo a maior incentivadora do crescimento profissional, pessoal e humano dele.

A Escola do Legislativo convida toda a população a buscar o conhecimento da causa e a abraçar as condições de gênero. A Câmara Municipal apoia e defende o direito à vida e o direto de ir e vir, todos eles previstos na Constituição Federal.

Não há cura para o que não é doença.
Respeito não é questão de opinião. É justiça”.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10
foto11
foto11 foto11
foto12
foto12 foto12

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa