Semana de prevenção às drogas conta com palestra na Câmara Municipal

Com a presença de representantes de entidades, famílias, servidores e vereadores da Casa Legislativa, o encontro teve como foco as “Estatísticas do Aumento da Criminalidade envolvendo as Drogas”.

 

A Associação Amor Exigente, em parceria com a Escola do Legislativo de Patos de Minas promoveu, na última segunda-feira (24/06), no plenário da Câmara Municipal, a palestra "Estatísticas do aumento da criminalidade envolvendo as Drogas", ministrada pelo delegado regional da Polícia Civil, Dr. Luiz Mauro Sampaio.

Além de representantes de entidades, famílias e servidores da Casa Legislativa, participaram da palestra o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa, e os parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota.

O encontro faz parte da programação da Semana Nacional de Prevenção e Tratamento de Políticas sobre Drogas, iniciada no último sábado (22/06), com uma blitz educativa e carreata pelas ruas da cidade. Também são idealizadores da Semana o Conselho Municipal Antidrogas e o Conselho Municipal de Saúde.

Durante a palestra, o delegado regional da Polícia Civil informou diversas estatísticas relacionadas à redução da criminalidade em Patos de Minas no primeiro trimestre de 2019. Dentre elas, Luiz Mauro destacou a diminuição de 50% dos crimes violentos em decorrência do uso de drogas; de 59% dos crimes de roubo; e de 33% dos crimes de furtos. O delegado regional atribuiu a queda expressiva de crimes na cidade em decorrência do trabalho conjunto das polícias civil e militar, das instituições e conselhos e da população em geral.

Na oportunidade, Luiz Mauro também abordou alguns motivos que levam as pessoas a entrarem no mundo das drogas, como, por exemplo, o bullyng, referindo-se tanto a quem o pratica quanto a quem sofre a ação. O delegado também fez questão de reforçar o perigo das drogas ilícitas e principalmente das lícitas, como o álcool e o tabagismo, por serem de fácil acesso à população e contribuírem, de igual maneira, para o aumento da criminalidade. Assuntos como democratização das drogas; influências midiáticas no consumo de drogas lícitas; e importância da prevenção nas escolas e do apoio da família para o combate à criminalidade também foram temas comentados pelo delegado regional.

O encontro também contou com a participação e os depoimentos de representantes de diversas instituições e conselhos de Patos de Minas, que relataram os trabalhos desenvolvidos por cada um e reforçaram a importância da união de forças no combate às drogas. A Semana Nacional de Prevenção e Tratamento de Políticas sobre Drogas vai até a sexta-feira desta semana (28/06), com várias palestras, atividades esportivas, mesa redonda, debates e homenagens.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa