Bullying e Discriminação Racial são temas de reunião do Parlamento Jovem

O conteúdo da palestra ministrada pela psicóloga Kiara Regina recebeu elogios dos vereadores estudantis e de outros participantes da reunião.

Na tarde dessa quinta-feira (05/09), o plenário da Câmara Municipal recepcionou mais uma reunião do projeto Parlamento Jovem, organizado pela Escola do Legislativo. O encontro contou com palestra sobre bullying e discriminação racial, ministrada pela psicóloga e assessora parlamentar Kiara Regina.

No início dos trabalhos, a palestrante propôs uma dinâmica para facilitar o entendimento do tema pelos participantes do encontro. O recurso auxiliou os jovens vereadores a respeito de suas noções e percepções físicas de si mesmos, no sentido de terem um engajamento ainda maior durante a exibição do conteúdo proposto.

Durante a explanação, Kiara Regina falou sobre o contexto histórico do bullying no Brasil. Segundo ela, essa ação é prática corriqueira nas escolas brasileiras e os grupos mais atingidos, segundo pesquisas, são os dos afrodescendentes, os dos indígenas e os dos herdeiros de família com baixa escolaridade. Para mudar esse cenário lastimável, a psicóloga afirma que a iniciativa deve partir da própria sociedade, com atos que demonstrem auxílio fraternal entre as pessoas, independentemente do conhecimento do problema alheio. “Isso pode ajudar a evitar tragédias maiores, como o suicídio que é herdado, na maioria das vezes, do bullying”, enfatizou a palestrante.

Na parte final, abriu-se espaço para relatos de experiências vividas com essa realidade, momento em que os vereadores estudantis foram muito ativos em seus exemplos e indagações acerca do conteúdo. Na oportunidade, o coordenador da Escola do
Legislativo, Guilherme Moura Teixeira, enalteceu as palavras da psicóloga Kiara Regina e ressaltou que essa foi a melhor oportunidade para promover um proveitoso bate papo, que agregou muitos conhecimentos aos presentes.

Um vídeo impactante, com opinião de crianças sobre discriminação racial, exibido pelo coordenador Guilherme Moura, fechou a reunião e emocionou a todos os presentes.

A próxima reunião do programa Parlamento Jovem acontece no dia 19 de setembro, às 14 horas no plenário da Câmara Municipal, para a qual toda a população está convidada a participar.