Suicídio é tema de palestra promovida pela Escola do Legislativo

O tema faz alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”, apoiada também pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Por meio da iniciativa da Escola do Legislativo, foi realizada, na tarde dessa terça-feira (17/09), no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, a palestra “Setembro Amarelo: A melhor escolha sempre é a vida”, com foco na conscientização e prevenção do suicídio.

Na oportunidade, estiveram presentes os parlamentares Edimê Erlinda de Lima Avelar, Isaías Martins de Oliveira, Maria Beatriz de Castro A. SavassiBéia Savassi e Otaviano Marques de Amorim, bem como servidores, assessores e visitantes.

A abertura do encontro se deu com a participação do coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Guilherme Moura, que explanou sobre a importância de falar sobre o suicídio, problema de saúde pública que cresce cada vez mais no país. Segundo Guilherme Moura, a Escola do Legislativo vem desempenhando ações e abraçando diferentes causas, sempre gratuitas e abertas à população, com o intuito de conscientizar e alertar à sociedade sobre temas de relevante utilidade pública.

A palestra magna foi ministrada pela psicóloga clínica e organizacional, Camila Matos, que explicou sobre a história e a simbologia das cores do setembro amarelo, destacando que a motivação e inspiração das pessoas na criação da campanha foi a morte, por suicídio, de um rapaz americano de 17 anos dentro do seu carro, um Mustang 68, restaurado e pintado pelo próprio jovem, na cor amarela.

Na oportunidade, Camila Matos citou estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o tema, bem como expôs sobre o que é o suicídio e como ele acontece. Segundo os dados apresentados, o suicídio é a 4ª maior causa de morte de adolescentes; representa a 8ª principal causa de morte das pessoas; 17% da população já pensou em suicídio; a cada 45 minutos um brasileiro/a se mata; e mais de 12 mil mortes acontecem ao ano, no Brasil, em decorrência dessa prática, das quais a grande maioria são homens.

A psicóloga também explicou sobre as principais causas do suicídio, como, por exemplo, depressão, problemas financeiros e bullyng; mitos e verdades sobre o tema; principais sinais e frases utilizadas; e maneiras de ajudar a si mesmo e ao próximo, especialmente por meio do diálogo e da arte de ouvir. Dinâmicas e exercícios também fizeram parte da palestra, encerrada pela psicóloga com a exibição de um poema em forma de vídeo, do poeta Bráulio Bessa, que fala sobre a dor do outro e a nossa dor; que sempre podemos ajudar alguém; ou que sempre podemos ser ajudados por alguém.

O público presente participou ativamente do encontro, com depoimentos, perguntas e trocas de conhecimentos. O membro da Associação Amor Exigente, Wilson Papala, por exemplo, contou sobre sua história de vida, relatando momentos de angústia e sofrimento vivenciados por ele, que resultaram em duas tentativas de suicídio. Wilson Papala declarou, ainda, que já faz 10 anos que, com muito autoconhecimento e ajuda de outras pessoas, sente prazer em viver e não deseja mais a própria morte.

Para encerrar, o coordenador da Escola do Legislativo agradeceu a presença de todos, reforçou a importância de desmistificar o assunto por meio da informação e exibiu um vídeo do cantor Chester Bennington, da banda Linkin Park, como forma de alerta aos sinais da depressão, já que o cantor produziu as músicas do último CD com mensagens de despedida, e, passados alguns dias depois de lançar o álbum, se suicidou.