Comissão de Saúde da Câmara Municipal se reúne novamente com diretores do Hospital São Lucas

Mesmo sem a participação do promotor de justiça da área da saúde, cancelada poucas horas antes da reunião, os parlamentares decidiram comparecer para, mais uma vez, discutir a possibilidade de por um fim ao impasse.

Na tarde desta segunda-feira (29/01) a Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES da Câmara Municipal de Patos de Minas, formada pelos vereadores Isaias Martins de Oliveira (Presidente), Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota e Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL, estiveram presentes no Hospital São Lucas para, mais uma vez, buscarem soluções para os problemas que atingiram o Centro Oncológico AZ do Noroeste, bem como a descontinuidade do atendimento pelo SUS no único hospital particular credenciado da cidade.

Na ocasião, a comitiva formada pela comissão e também pelos vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves - Cabo Batista, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi, Nivaldo Tavares dos Santos e Otaviano Marques de Amorim, além da conselheira da Fundação Pro Curar-se, a Senhora Marli Rabelo de Morais, se reuniu com diretores da fundação criada para gerir os serviços tanto do Hospital São Lucas quanto do Centro Oncológico AZ do Noroeste. No caso deste último, são centenas de pessoas portadoras de câncer encaminhadas por diversos municípios da região.

O promotor de justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Fundações, Famílias e Sucessões, Jaques Souto Ferreira, havia confirmado sua participação na reunião, porém, ele cancelou a presença horas antes do encontro.

As explicações dadas aos vereadores por parte dos diretores não foram as mais convincentes, deixando ainda muitas dúvidas quanto à solução definitiva do problema. Entretanto, os representantes da população já haviam sido informados pelo Promotor de Justiça, Jaques Souto Ferreira, que o Ministério Público está de posse de um documento que  define uma data para restabelecer o atendimento regular no Hospital São Lucas e no Centro Oncológico: 8 de fevereiro de 2019, ou seja, na sexta-feira da próxima semana. Dessa forma, resta esperar que o acordo seja cumprido pelos responsáveis.

À propósito, técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando uma auditoria no Hospital São Lucas esta semana. Eles analisam, principalmente, a qualidade dos serviços que são oferecidos à população através do Sistema Único de Saúde. A fiscalização começou na segunda-feira (28) e deve prosseguir até o final da semana.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, a auditoria não está relacionada às reclamações da população contra a direção do hospital. Segundo explicou, trata-se de fiscalização de rotina, mas que abrange a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes do município e da região.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa