Câmara Municipal alerta sobre o risco de epidemia de Dengue

Em Patos de Minas, os casos de dengue são alarmantes; há casos confirmados de Zica e suspeitos de Chikungunya. Poder público atua em prol da conscientização da população contra o mosquito.

O número de casos relacionados ao Aedes aegypti vem aumentando cada vez mais no Brasil. Só em 2019, em dois meses e meio, mais de 220 mil casos foram registrados, sendo que, no mesmo período de 2018, foram 62 mil.  Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos registrados nas onze primeiras semanas deste ano em Minas Gerais já é 734% maior do que no mesmo período do ano passado.

Em Patos de Minas, a situação também é alarmante. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, só em janeiro e fevereiro deste ano, já foram diagnosticados 221 casos de dengue na cidade, ultrapassando consideravelmente os 196 casos registrados em todo o ano passado.

Diante da gravidade da situação no Município e região e do risco iminente de epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde, numa parceria entre Câmara Municipal de Patos de Minas e Prefeitura Municipal, vem desenvolvendo ações de combate ao mosquito, por meio de campanhas de conscientização nos veículos de comunicação e na internet; visitas domiciliares; projeto de limpeza na cidade denominado “Sábado sem mosquito”; mutirões; blitzes educativas; panfletagens e outras ações de mobilização social.

Até o momento, a maneira mais garantida para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela - é controlar a proliferação dos mosquitos transmissores dos vírus, tarefa que cabe a cada um de nós individualmente, à sociedade como um todo e aos poderes públicos de forma responsável e organizada.

Um simples mosquito pode tirar uma vida. Um simples gesto pode salvar!