Prefeitura de Patos de Minas entrega à população o Banco de Alimentos José Damas Paulino

Com a criação do Banco de Alimentos de Patos de Minas, a Prefeitura Municipal espera amenizar as dificuldades e melhorar a vida de 10 mil famílias pobres, sobretudo das 3 mil que estão abaixo da linha de pobreza no Município.

Realizada na manhã desta terça-feira (16/04), nas dependências da Ceasa Municipal, a entrega das instalações do Banco de Alimentos de Patos de Minas. A solenidade foi presidida pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que compôs o dispositivo de honra ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa; do vice-prefeito, Paulo Roberto Mota; do bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm; do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eurípedes Oliveira; e da senhora Minéia Damas, filha do homenageado com o nome do Banco de Alimentos, senhor José Damas Paulino.

Um grande número de pessoas prestigiou a inauguração, inclusive muitos representantes de associações de bairro, conselhos comunitários e representantes de entidades que praticam a assistência social em Patos de Minas. Ao se pronunciar em nome da família, a senhora Minéia Damas disse que se sentia honrada com a homenagem: “É o reconhecimento a uma pessoa que se aposentou como servidor da Prefeitura e que dedicou a sua vida à causa das famílias mais carentes da comunidade”.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa, cumprimentou o prefeito e sua equipe, e, ao mesmo tempo, destacou a necessidade do Banco de Alimentos, ligado ao Programa de Hortas Comunitárias, que, na sua concepção, “atenderá a um grande número de famílias, de maneira organizada e eficiente, já que conta com uma ótima estrutura”.

O Vereador Lásaro Borges de Oliveira, autor da indicação que originou o projeto do Banco de Alimentos, proposto pelo Executivo e aprovado na Câmara Municipal, manifestou sua alegria pela implantação do Banco de Alimentos: “Sempre vi alimentos desperdiçados em muitos pontos da cidade e, como foi lembrado pelo Senhor Bispo, as famílias carentes de Patos de Minas precisam ser olhadas com mais carinho e, agora, isso está sendo possível. Vamos continuar trabalhando em outros projetos sociais”, ressaltou.

Falando na ocasião, o vice-prefeito Paulo Roberto Mota lembrou que todas as obras inauguradas na atual administração já estão em funcionamento, ou seja, todas elas estão a serviço da comunidade patense.

Antes de proceder a bênção das instalações, o bispo da Diocese de Patos de Minas enalteceu, em seu discurso, a boa iniciativa da administração municipal. Dom Cláudio Sturm cumprimentou o prefeito e os vereadores pelo trabalho conjunto, e acrescentou que “o Banco de Alimentos se justifica pela grande quantidade de famílias em situação de pobreza, hoje em torno de 10 mil, sendo que 3 mil dessas famílias estão abaixo da linha de pobreza em nosso município”. Além disso, Dom Cláudio relacionou a iniciativa ao tema da Campanha da Fraternidade de 2019 – Fraternidade e Políticas Públicas –, que sugere uma maior atenção dos governantes e representantes políticos para com a população brasileira.

Para o prefeito José Eustáquio, a instalação do Banco de Alimentos, aliado ao Programa de Hortas Comunitárias, foi mais um importante passo para minorar a pobreza no município. “Na verdade, o banco também funciona como um meio de educar a população quanto à necessidade de economizar alimentos, evitando desperdícios e facilitando a vida daqueles com menor poder de compra ou mesmo sem nenhum recurso. É isso que precisamos fazer para proporcionar uma melhor qualidade de vida para essa população carente que, infelizmente, existe em grande número em nossa cidade”, finalizou.

Coube ao secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eurípedes Oliveira, uma explanação geral sobre a estrutura do Banco de Alimentos, oportunidade em que detalhou a rotina de trabalho desde a captação de alimentos, inicialmente apenas vegetais, doados pelos comerciantes da própria Ceasa Municipal, como também nos varejões, supermercados, restaurantes, inclusive aquilo que, por estar sobrando e não sendo aproveitado, seria jogado fora, enfim, desperdiçado e motivo de poluição. “Tudo passará pelo processo de triagem e o que não for distribuído no mesmo dia será encaminhado para a câmara fria, para aproveitamento posterior, tudo sob o controle da equipe de Assistência Social”, finalizou.

Autor: Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto 01
foto 01 foto 01