Projeto de reestruturação do Faserv é analisado novamente em reunião de conselheiros e vereadores

Conselheiros do Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público Municipal (Faserv) voltam a conversar com vereadores sobre o projeto de reestruturação do Faserv, e sinalizam sobre sugestões e entendimentos.

Na tarde dessa quarta-feira (24/04), foi realizada uma reunião entre vereadores, conselheiros do Fundo de Saúde dos Servidores Públicos de Patos de Minas - Faserv e o novo Secretário Municipal de Administração, Milton Romero da Rocha Sousa, para tratar da reforma e manutenção do plano de assistência municipal. O foco principal da reunião foi a análise de novas possibilidades de entendimento para que o projeto seja viável sem penalizar os servidores com menores salários.

Na oportunidade, estavam presentes o vereador-presidente da Casa Legislativa, Vicente de Paula Sousa e os parlamentares Francisco Carlos Frechiani – Chico Frechiani, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Isaías Martins de Oliveira, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Braz Paulo de Oliveira Júnior, Nivaldo Tavares dos Santos, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Otaviano Marques de Amorim, Sebastião de Sousa Almeida – Tião Mariano e Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil, além dos conselheiros do Faserv, Carlos André Rodrigues e Frederico José Moniz Galvão de Albuquerque.

No entendimento dos vereadores, da forma que foi proposto pelo Executivo Municipal, o projeto não conseguirá os votos necessários para sua aprovação. A partir de uma melhor análise, os vereadores alegaram que essa matéria de reformulação é excludente, ou seja, a proposta não atende a todos os servidores de uma forma geral. Outra ponderação importante foi a de que não é justo diminuir benefícios sem reduzir o valor da contribuição mensal. O parlamentar Chico Frechiani, inclusive, sugeriu que fosse contratada uma consultoria para monitorar a reforma do plano de saúde. Finalizadas as considerações, os parlamentares deram abriram espaço para os conselheiros exporem suas argumentações.

Os representantes Frederico Moniz e Carlos André concordaram, em parte, com as ponderações dos vereadores e reforçaram que o projeto não é imutável e sempre estará aberto a novas sugestões. Por sua vez, o secretário municipal de Administração Milton Romero afirmou que o projeto não será votado nas próximas reuniões e continuará retido para novos estudos e análises, até que haja o entendimento necessário para garantir a aprovação em plenário.

Alguns servidores municipais presentes à reunião e que se utilizam do Faserv pediram para se manifestar e foram ouvidos pelas duas partes. Em síntese, as colocações mostraram a insatisfação com o projeto original de reforma do Faserv.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

foto01