Problemas na área da educação são discutidos na Câmara Municipal

Profissionais da educação e autoridades estiveram reunidos para debater sobre reivindicações levantadas pela Comissão de Educação durante visitas nas escolas e Centros Municipais de educação infantil (CMEIs).

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (CECTEL) da Câmara Municipal de Patos de Minas promoveu, na tarde dessa quinta-feira (02/05), no plenário da Casa Legislativa, a Assembleia da Educação, com o objetivo de buscar soluções para as inúmeras reivindicações apresentadas aos vereadores durante as visitas realizadas nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Marcaram presença os membros da Comissão, vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar (presidente), Braz Paulo de Oliveira Júnior, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Maria Beatriz de Castro A. Savassi - Béia Savassi. O vereador Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL também participou do encontro. Representando o Poder Executivo, estavam o secretário municipal de Administração, Milton Romero da Rocha Sousa, o procurador-geral do Município, Jadir Souto Ferreira, a secretaria municipal de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, a diretora pedagógica, Eliane Maria Bicalho e a diretora administrativa, Lourdes Vieira, bem como diretores e coordenadores das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS).

Os parlamentares iniciaram a Assembleia falando sobre os trabalhos que vêm sendo realizados pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Casa Legislativa, destacando as visitas realizadas nas Escolas municipais e CMEIs de Patos de Minas, com o intuito de aproximar o Legislativo e Executivo municipais da educação, conhecer a realidade local e promover melhorias na área.

A reunião foi presidida pela presidente da CECTEL, vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, que apresentou para o público as principais solicitações e reivindicações de todas as instituições visitadas. Dentre elas, destacam-se a necessidade de reforma das escolas e de aquisição de equipamentos para os laboratórios de informática; melhoria na segurança e no Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas – Faserv; valorização do profissional da educação infantil; efetivação de educadores contratados; entre outros.

Logo após a exposição dos assuntos coletados, a parlamentar deixou a palavra livre para os presentes que tinham interesse de participar do debate e aproveitou a oportunidade para questionar um dos assuntos citados por todas as Escolas e Centros Municipais: a necessidade de equiparação salarial entre os professores das escolas e educadores de CMEIs.

Diante disso, a secretária municipal de Educação, Fabiana Ferreira, expôs que:A proposta da reunião é muito importante, pois as reivindicações dos educadores infantis e coordenadores de CMEIs em relação ao salário são antigas, afinal, são educadores e estão em sala de aula como os demais profissionais da educação básica, cuidando e educando com um fazer pedagógico muito consistente e significativo, porém existem condições legais que proíbem a administração de fazer essa equiparação salarial”.

No decorrer da reunião, os vereadores membros da CECTEL, os diretores e coordenadores sanaram dúvidas com relação às solicitações destacadas durante a assemblea e os representantes do Poder Executivo estiveram à disposição para responder todas as perguntas relativas ao assunto em destaque.

Ao final, a vereadora Maria Beatriz de Castro A. Savassi – Béia Savassi agradeceu a presença de todos e destacou: “tTenho certeza DE que vamos batalhar muito para a melhoria de todos os profissionais e das crianças”.

A CECTEL comprometeu-se em continuar buscando soluções efetivas para os problemas ora apresentados e atuar em parceria com o Executivo Municipal em prol da educação no Município.

O vídeo completo da transmissão da Assembleia da Educação está disponível nas redes sociais da Câmara e no site institucional do Legislativo patense.

foto01
foto01 foto01