Vereadores das Comissões legislativas analisam projetos de lei

O objetivo das reuniões é o estudo da legalidade, constitucionalidade e mérito das matérias legislativas que tramitam Câmara Municipal.

 

Na tarde desta segunda-feira (03/06), as comissões permanentes da Câmara Municipal de Patos de Minas se reuniram para analisar os projetos de lei em trâmite na Casa, que poderão ser pautados para a próxima Reunião Ordinária, que acontece nesta quinta-feira (06/06), às 14 horas, no plenário do Legislativo.

Estavam presentes os vereadores Otaviano Marques de Amorim, Maria Beatriz de Castro A. SavassiBéia Savassi, Maria Dalva da Mota AzevedoDalva Mota e Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL.

Os membros da comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) estudaram a legalidade e a constitucionalidade dos projetos. Dentre as matérias em análise, está o Projeto de Lei nº 4922/2019, de autoria do vereador Francisco Carlos Frechiani, que “Declara de utilidade pública a Caixa Escolar Vovó Chiquinha”. Associação civil sem fins econômicos, a Caixa Escolar tem sede e foro no Centro Municipal de Educação Infantil Vovó Chiquinha e tem como objetivos prestar assistência aos alunos carentes de recursos; contribuir para o funcionamento eficiente e criativo da unidade escolar; promover, em caráter complementar e subsidiário, a melhoria qualitativa do ensino; entre outros. A partir do momento que é declarada de utilidade pública, a Caixa passa a ter o direito de adquirir subvenções e recursos do Município, bem como de outros benefícios em nível estadual e federal.

Na sequência, os membros da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos – CFOT se reuniram para analisar o mérito das matérias legislativas, ou seja, se atendem ao interesse público, as quais poderão ser votadas em 2º turno na plenária desta semana. Dentre as matérias em análise, está o Projeto de Lei nº 4917/2019, de autoria do Executivo Municipal, que “Altera o Anexo I da Lei nº 7.700, de 26 de dezembro de 2018, ao tempo em que autoriza a suplementação de crédito orçamentário que menciona”.

De acordo com o autor, a referida matéria legislativa objetiva possibilitar o repasse de recursos financeiros à Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM, na modalidade Contribuição, visando a “cobrir as despesas com material de esporte, consideradas as que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital, e que propiciam as condições adequadas de infraestrutura e de recursos materiais destinados às atividades sequenciais de capoeira, informática, esporte, apoio pedagógico, futebol, tênis, karatê e dança em período de 07 às 11 horas e de 13 às 17 horas, conforme declaração de classificação da despesa”.

Além disso, o autor da matéria ainda estabelece que a conveniada deverá ceder o educador físico e os estagiários de Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Informática, divididos em turnos, para colaborarem no andamento do Projeto Integrar Viva Cristavo, com atendimento de 100 (cem) alunos, o que evidencia o interesse público.

A discussão e votação desses projetos e de outras proposições legislativas podem ser acompanhadas ao vivo nesta quinta-feira (06/06), pelo Facebook oficial e site institucional camarapatos.mg.gov.br.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

01
01 01
02
02 02
03
03 03
04
04 04
05
05 05

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa