Situação atual da saúde pública de Patos de Minas é tema de audiência na Câmara Municipal

Na pauta do encontro, as deficiências no atendimento à população e as últimas informações sobre a recuperação do Hospital São Lucas.

Na tarde da última quarta-feira (11/09), foi realizada, no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir a situação atual da saúde pública no município de Patos de Minas, e também as mais recentes informações sobre o funcionamento do Hospital São Lucas, que teve o atendimento ao público prejudicado durante o período em que esteve arrendado. A reunião foi convocada pela Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social – CSPBES, presidida pelo vereador Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL.

Entre os presentes, autoridades e representantes de diversos segmentos ligados à administração da saúde em Patos de Minas, como o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria, Rodrigo Domingos Taufic, da área da saúde; o médico e proprietário do Hospital São Lucas, Sérgio Piau, acompanhado por outros médicos; vereadores Vicente de Paula Sousa – presidente da Câmara Municipal, Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Isaías Martins de Oliveira (ambos da CSPBES), Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, Nivaldo Tavares dos Santos, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi, Braz Paulo de Oliveira Júnior e Otaviano Marques de Amorim; integrantes do Conselho Municipal de Saúde; representantes da Superintendência Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde; cidadãos patenses e servidores da Casa Legislativa.

No início do encontro, o médico e empresário Sérgio Piau relatou a situação atual do Hospital São Lucas. Na ocasião, apresentou propostas à Secretaria Municipal de Saúde no intuito de promover melhorias para o atendimento ao público, defendendo a tese de que o HSL é um autêntico hospital municipal. Segundo ele, o hospital não sofre com a falta de medicamentos e que a hemodiálise e as UTIs neonatais estão funcionando em ótimo estado. Quanto às propostas, o médico defendeu a destinação de pacientes socorridos pelo SAMU para o São Lucas, desafogando assim a lotação na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, justificando que a UPA não é para internação e sim para urgência e emergência. Sérgio salientou, ainda, que o hospital tem capacidade para atender 100 pessoas por dia.

Na análise das propostas apresentadas pelo Dr. Sérgio Piau, o representante de Ministério Público, Dr. Rodrigo Domingos Taufick, ressaltou que deve ser feita uma remodelação de serviço da saúde em Patos de Minas. De acordo com ele, o primeiro passo seria a criação de um consórcio com os demais municípios da região para a administração hospitalar e, assim, desapropriar gradativamente o Hospital São Lucas.

As representantes do Conselho Municipal de Saúde, Fátima Gomes (presidente) e Maria José, questionaram a situação dos leitos defeituosos, portanto não utilizados, no Hospital São Lucas. Em resposta, Sérgio Piau ressaltou que isso advém dos problemas causados pela administração anterior, mas que, na próxima semana, estará tudo normalizado graças a uma concessão de verba.

Por sugestão da vereadora Béia Savássi, solicitou-se a participação, na mesa dos trabalhos, de algum profissional presente na galeria, com atuação na área da saúde e conhecimento, para fortalecer o debate. Apresentou-se o médico nefrologista do Hospital São Lucas, Celso Fianco. Com opinião própria e firmeza em duas declarações, Fianco foi incisivo ao defender a qualidade dos profissionais do HSL, bem como o esforço do médico e empresário Sérgio Piau para saldar as dívidas deixadas pelo administrador anterior e restabelecer o pleno funcionamento da unidade hospitalar, principalmente por ser o único hospital da cidade a atender pelo SUS. Em tom de desabafo, afirmou que, tanto o Hospital São Lucas quanto o seu proprietário, são explorados, há mais de 30 anos, pelo município de Patos de Minas. Disse, ainda: “O Hospital São Lucas atende pontualmente a maioria dos anseios da população e, sinceramente, não vejo motivos para tanto “massacre” e reclamações para com os serviços prestados”. Prosseguindo, Celso Fianco referiu-se à possibilidade de construir um hospital público em Patos de Minas: “O São Lucas é o hospital público da cidade. O que precisamos agora, e é também a ideia do Promotor de Justiça Rodrigo Taufic, é de um consórcio intermunicipal e apoio direto da Prefeitura de Patos de Minas”. Ao final de sua declaração, o médico elogiou o esforço e o árduo trabalho do gestor Sérgio Piau para a manutenção correta do funcionamento do HSL, que, segundo ele, é uma referência na região.

Durante a reunião, os vereadores presentes focaram na questão da urgência para a solução dos problemas da saúde pública municipal, e defenderam aqueles que estão em situação delicada de saúde e que só podem se recorrer à rede pública. Salientaram, ainda, que, se não for tomada uma medida rigorosa imediatamente, Patos de Minas terá, historicamente, o seu pior quadro da saúde. O debate foi intenso, já que todos perseguiam o mesmo objetivo: a melhoria do atendimento médico-hospitalar em Patos de Minas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na avaliação do vereador Mauri da JL, presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES) da Câmara Municipal, foi importante a Audiência Pública no sentido de avançar na busca de soluções. “Espero que todos se unam, prefeito, demais autoridades daqui e da região, para realizar o que for preciso para melhorar a qualidade da saúde para a população que está sofrendo com essa situação”, finalizou.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas