Membros da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara Municipal se reúnem com Secretário Municipal de Trânsito

O encontro foi pautado principalmente no orçamento para o trânsito de 2020 e nos inúmeros problemas de circulação de veículos em Patos de Minas.

Na tarde da última quarta-feira (06/11), os membros da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA reuniram-se, no plenário da Câmara Municipal, com o secretário municipal de Trânsito, Roberto Carlos de CamposCoronel Campos e com engenheiro de trânsito Henrique Hatanaka Lemos. O encontro foi pautado no debate sobre o projeto de lei que definirá o investimento para o trânsito na cidade, bem como sobre possíveis soluções para os problemas de circulação de veículos no Município.

A CUTTMA é composta pelos parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior (presidente), pelos membros efetivos, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota e Francisco Carlos Frechiani – Chico Frechiani e pelos suplentes João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Nivaldo Tavares do Santos. Na oportunidade, estavam presentes o presidente da Casa Legislativa, Vicente de Paula Sousa, os vereadores Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL, Sebastião de Sousa Almeida – Tião Mariano, Nivaldo Tavares dos Santos, Edimê Erlinda de Lima Avelar, Braz Paulo de Oliveira Júnior, Otaviano Marques de Amorim e Maria Dalva da Mota Azevedo - Dalva Mota.

Inicialmente, os participantes debateram sobre a matéria que será encaminhada ao Legislativo Municipal, a qual definirá o valor que será destinado para o trânsito de Patos de Minas, inclusive os membros da Secretaria Municipal de Trânsito reforçaram que o valor arrecadado em multas de trânsito também será investido em melhorias na área.

Outro ponto abordado pelo vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior foi a ausência das ciclovias e ciclofaixas na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e Avenida Marabá. Segundo o parlamentar, os ciclistas estão vulneráveis e expostos a vários riscos de acidentes. Como resposta, o secretário Coronel Campos afirmou que essas vias podem ser instaladas após rigoroso estudo, de modo que exista espaço seguro para o estacionamento de carros, para que, assim, o compartilhamento dos espaços seja feito na distância correta.

Posteriormente, os parlamentares presentes questionaram sobre o reperfilamento do asfalto em algumas ruas mais afastadas do centro da cidade, que, segundo eles, estão com grande quantidade de buracos e inúmeras imperfeições asfálticas. Por sua vez, o secretário municipal de Trânsito informou que o recapeamento de vias está sendo feito gradativamente e que todos os locais que precisam desse serviço serão atendidos.

Os vereadores também indagaram os representantes do Executivo sobre o alto índice de acidentes no cruzamento da Avenida Paranaíba com a Rua Joaquim das Chagas. Em resposta, o secretário de Trânsito afirmou que já está sendo feito um estudo para readequar o canteiro central existente no local e também instalar semáforos.

Além disso, o secretário de Trânsito informou que serão instaladas placas de regulamentação na Avenida JK e Rua Major Gote, no sentido de orientar os motoristas de veículos de grande porte (Caminhões, Ônibus e Carretas) a circularem na faixa direita da via.

Com relação às sinalizações de algumas ruas e avenidas, os representantes da pasta informaram sobre a existência de um estudo para a mudança de sinalização na Rua Dona Luíza e realocação do semáforo do cruzamento da Rua Major Gote com a Rua Sacramento, para a Rua Sacramento, no intuito de organizar o trânsito e evitar acidentes.

Ao final da reunião, os vereadores presentes questionaram o não atendimento de alguns requerimentos do Legislativo por parte do Prefeito. Um deles é a instalação de placas de sinalização e postes de iluminação na rua que dá acesso ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, no Bairro Planalto. Como resposta, o secretário municipal de Trânsito informou que o pedido será reforçado novamente ao Prefeito, para que as devidas providências sejam tomadas.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas