Diretor de Serviços Urbanos e Saneamento sugere construção de “novo” cemitério em reunião na Câmara Municipal

Na ocasião, os vereadores da Comissão de Urbanismo, Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA também questionaram o diretor Jair Valadão sobre poda de árvores, recolhimento de entulho e outras questões da área.

Na tarde dessa quinta-feira (13/02), reuniram-se, no plenarinho da Câmara Municipal de Patos de Minas, os vereadores Braz Paulo de Oliveira Júnior (presidente) e Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, membros da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – CUTTMA, para discutir com o Diretor de Serviços Urbanos e Saneamento, Jair Valadão, assuntos de utilidade pública.

Jair abordou assuntos como podas de árvores, recolhimento de entulho e iluminação pública, além da manutenção do Cemitério Municipal Santa Cruz, localizado no Bairro Santo Antônio. Segundo Braz, “isso é algo que a própria população apontou”. O diretor afirmou que o cemitério encontra-se com os devidos cuidados: “pintamos os muros e guias anualmente, e há a manutenção semanal, como a troca de lâmpadas queimadas e coisas do tipo”. Jair também alertou para um problema futuro: “há a necessidade de criar um ‘novo’ cemitério; o Santa Cruz não conseguirá mais atender à demanda em poucos anos”, concluiu. A Lei Municipal n.º 115, de 19 de maio de 1909, autorizou a criação do cemitério público, que passou a ser o Cemitério Municipal, e teve o primeiro sepultamento registrado em 28 de julho de 1911.

A vereadora Dalva Mota sugeriu um lugar mais afastado para a construção, caso a ideia seja efetivada. “Um projeto que dificilmente será pensado nessa administração, também pelo pouco tempo, mas que precisa ser levado em conta”, afirmou o vereador Braz. Jair também foi questionado sobre a limpeza e poda de árvores, medidas que serão resolvidas, segundo ele, apenas após a paralisação do período chuvoso.

Os vereadores agradeceram a participação do diretor de Serviços Urbanos e Saneamento e ressaltaram a importância do diálogo entre o Legislativo e o Executivo municipais. As medidas propostas em reunião serão, possivelmente, levadas à discussão na reunião ordinária da próxima quinta-feira (20/02), às 14h, a qual a população pode acompanhar presencialmente na Câmara Municipal de Patos de Minas ou, ao vivo, pelo Facebook.