Sessão Cívica marca a comemoração do Dia do Município de Patos de Minas

Apesar da chuva fina, além dos chefes do Executivo e do Legislativo, muita gente compareceu para prestigiar o ato comemorativo, inclusive alunos de escolas municipais.

Como estava programado, no sábado, dia 29 de fevereiro, 8 horas, em frente à Secretaria Municipal de Educação (antigo Fórum), foi realizada a sessão cívica em comemoração do Dia do Município, pelos 152 anos de emancipação política e administrativa de Patos de Minas e de instalação da Câmara Municipal.

O evento contou com uma convidada especial, a senhora Maria Elisiária de Souza Bonfim Maciel (Sinhá), neta do major Jerônimo Dias Maciel, primeiro presidente da Câmara Municipal e primeiro Agente Executivo, que, naquela época, correspondia ao cargo de prefeito de Patos de Minas.

O hasteamento da Bandeira Nacional coube à senhora Maria Elisiária de Souza Bonfim Maciel; a bandeira de Minas Gerais foi hasteada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paulo Sousa, e a bandeira do Município pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, ao som do Hino Nacional. Em seguida, houve o canto do Hino a Patos de Minas. Para completar, a Banda da 10ª RPM, sob a regência do maestro tenente Cleiber Luis de Melo, executou o “Parabéns a você”, com o público presente também cantando junto.

O discurso oficial do Legislativo Municipal foi proferido pela vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, que, em certo trecho, assim se expressou: “Desde a sua instalação político-administrativa, no dia 28 de fevereiro de 1868, o nosso município opera visando ao bem de toda a população. Os prefeitos que o administraram, os vereadores que assumiram as suas cadeiras na Câmara Municipal, deixaram e deixam um legado de honestidade, de trabalho e de responsabilidade, que deve ser seguido pelas gerações futuras. A história política do município de Patos de Minas jamais foi maculada pela corrupção. Os desvios desonestos e interesseiros não fizeram e não fazem parte da nossa história”. E finalizando: “Enquanto nos deparamos com um cenário de fraudes, desvios, de corrupção em nosso país, Patos de Minas caminha a passos largos comemorando a Ordem e o Progresso, aqui reinantes, sem corruptos e nem corruptores. E, imbuída do nobre sentimento cívico, patriótico e de amor para com a nossa terra, finalizo a minha fala com uma bela estrofe do nosso hino: Formosa gleba das Minas Gerais, a tua gente heróica te bendiz; ao sorrires no louro dos trigais, na messe farta que te faz feliz!”

Já o vice-prefeito Paulo Roberto Mota abriu o discurso oficial do Executivo destacando o progresso do Município: “Patos de Minas, terra do milho, do agronegócio, do comércio, do desenvolvimento. Assim é nossa cidade com seus mais de 150 mil habitantes. Somos a segunda maior bacia leiteira do Brasil e grande polo em agricultura, suinocultura, irrigação, assistência técnica e melhoramento genético. Aqui abrigamos mais de duas mil e quatrocentas empresas e cerca de quinhentas e setenta indústrias. A pujança do nosso município chama a atenção também na educação, atingindo altos índices de desenvolvimento da educação básica, e se tornando cidade universitária, com a ampliação da oferta de cursos superiores e a vinda de novas instituições de graduação nos últimos anos. Aqui, apesar das dificuldades enfrentadas, somos polo na atenção à saúde, assistindo pacientes de uma macrorregião que abrange 33 cidades circunvizinhas e sendo referência nos tratamentos de medicina especializada por meio dos hospitais instalados no município. A verdade é que poderíamos ficar por horas citando as qualidades de nossa cidade e de nosso povo guerreiro e trabalhador, e narrando as histórias que construíram a Patos de Minas em que vivemos hoje, cidade que é fruto do que foi plantado há 152 anos pelos homens e mulheres de força e caráter que aqui se instalaram e acreditaram no potencial de nossa terra”.

No encerramento, houve apresentação musical do Grupo “Trovadores ao Luar”, do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues, sob a coordenação do Professor Wilmar Carvalho.

foto 01 foto 01
foto 02 foto 02