Reunião após a instauração de CPI é realizada na Câmara Municipal de Patos de Minas

Vereadores dão o ponta pé para investigar denúncias dirigidas ao secretário municipal de Planejamento, Júlio Cezar de Castro Fonseca.

 

Na tarde dessa terça-feira (04/03) ocorreu, no plenário da Câmara Municipal, a primeira reunião dos trabalhos após a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para investigar, elucidar e fiscalizar, no prazo de 120 dias, possíveis ilegalidades praticadas pelo secretário municipal de Planejamento, Júlio Cezar de Castro Fonseca.

Estiveram presentes os membros da CPI: Braz Paulo de Oliveira Júnior (presidente), Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL (autor do requerimento), Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota e Otaviano Marques de Amorim, além do presidente da Câmara, Vicente de Paula Sousa, e os vereadores João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Nivaldo Tavares dos Santos e Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano.

Durante a reunião, o presidente da CPI, vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, comunicou a indicação dos servidores Baltasar Pedro de Brito e Karina Aparecida de Oliveira para secretariar a comissão, e do procurador jurídico Marcondes Antônio Ribeiro para dar o amparo legal.

O presidente da CPI explicou que denúncias anônimas, incluindo as por meio de WhatsApp e demais redes sociais, não serão consideradas. “Nós, da comissão, nos ateremos principalmente aos documentos que chegarem a esta Casa por meio dos vereadores, sendo ou não desta comissão, os quais devem ser protocolados e autorizados por mim”, explicou o vereador Braz.

Na oportunidade, o vereador Mauri Sérgio Rodrigues sugeriu a contratação de assessoria jurídica especializada para cuidar do caso. Diante da solicitação, o presidente da comissão, vereador Braz Paulo, solicitou ao parlamentar que seja feito o pedido por escrito, a fim de que a Mesa Diretora analise a viabilidade da solicitação, já que a medida pode influenciar no prazo da CPI.

Encerrando a reunião, o vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior solicitou que o secretário Júlio Cezar seja cientificado oficialmente da instauração da CPI e agradeceu a presença dos companheiros de bancada.

O intuito da Comissão Parlamentar de Inquérito é dar ênfase à segunda denúncia protocolada na Câmara Municipal, que tem por autoria José Antônio Cardoso. Segundo o presidente da CPI, para dar início à apuração, solicitou-se ao Executivo o envio de todos os processos de concessão de alvará para construções, bem como o da não renovação do alvará que envolve a construção de empreendimentos imobiliários da Construprimos Indústria Comércio e Transportes, no Bairro Padre Eustáquio. Cabe ao relator da comissão, David Antônio Sanches – David Balla, proceder aos trabalhos específicos de investigação.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

01
01 01
02
02 02
03
03 03
04
04 04
05
05 05
06
06 06

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa