Legislativo Municipal presta homenagens na comemoração do Dia Internacional da Mulher

As homenageadas são mulheres exemplares, que se destacam em diversas atividades a cada ano, independentemente de classe social.

O plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas ficou cheio na última terça-feira, 10 de março, com a presença de homenageados, autoridades do Legislativo e Executivo e pessoas que vieram prestigiar a sessão especial de entrega do Diploma Coracy Affonso de Castro Alves”, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, ocasião em que também foram entregues dois diplomas de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira”.

A mesa de autoridades esteve composta pelas seguintes autoridades: 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista, que presidiu a sessão; vice-prefeito, Paulo Roberto Mota, representando o Poder Executivo; 2ª vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota; 1º secretário, vereador David Antônio Sanches – David Balla; 2º Secretário, vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior.

Impossibilitados de comparecer à sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Sousa, e o vereador Francisco Carlos Frechiani justificaram a ausência. Os demais estiveram presentes.

As quinze homenageadas, recepcionadas na entrada do plenário pela vereadora Edimê Avelar, são as seguintes:

• Ana Paula da Silva Marra

• Aparecida Maria Gonçalves Alves

• Iala Silvana Versiani

• Maria Abadia de Souza Antunes

• Maria das Dores Souto

• Maria de Fátima Campos Brant

• Maria Eunice Rosa

• Marli Maria Caixeta Cunha

• Mirian Gontijo Moreira da Costa

• Regina da Conceição Avelina

• Renata Cristina de Souza Almeida

• Serafina Mundim Vieira

• Terezinha Cândida Silva Sousa

• Valdete da Silva Vaz

• Vanusa Tavares de Sousa

Os dois estudantes que não puderam comparecer à sessão especial de entrega do Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” de 2019, realizada em dezembro do ano passado, também foram recepcionados. São eles, Geovane Cleber de Oliveira Júnior e Layssa Gonçalves Santos.

Com a realização da homenagem às mulheres, a Câmara Municipal de Patos de Minas dá cumprimento ao disposto nos Decretos Legislativos nº. 042, de 1997, e 559, de 2012. O primeiro, de autoria das vereadoras Edimê Erlinda de Lima Avelar e Maria Beatriz de Castro Alves Savassi - Béia Savassi e dos então vereadores Pedro Lucas Rodrigues e João Ricardo de Oliveira, que cria a homenagem em comemoração do Dia Internacional da Mulher. O segundo, de autoria da vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, denomina a referida honraria de “Coracy Affonso de Castro Alves”.

Coracy Affonso de Castro Alves nasceu na cidade de Patos de Minas, no dia 18 de maio de 1924. É filha de Abner Affonso de Castro e Iracema Maciel de Castro. Casou-se, aos 20 anos de idade, com Sebastião Alves do Nascimento - Binga, com quem teve 6 filhos: Elmiro Nascimento, Maria Beatriz – Béia Savassi, Maria Tereza, Maria Lúcia, Maria Regina e Maria de Fátima. Sempre solícita, Dona Coracy dedicou sua vida às causas sociais, sendo idealizadora e membro integrante da comissão organizadora da 1ª Festa Nacional do Milho em Patos de Minas. Faleceu em Patos de Minas, no dia 24 de maio de 2007.

Já, o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” foi criado pela Resolução nº 284, de 14 de abril de 2014, originada de projeto de autoria dos vereadores João Batista Gonçalves - Cabo Batista e Edimê Erlinda de Lima Avelar, com a finalidade de homenagear os alunos de escolas públicas e particulares, nos níveis fundamental, médio e superior, pelo bom desempenho escolar anual e pelo envolvimento em atividades culturais, esportivas, sociais e políticas.

Finalizada a entrega dos diplomas, foi dada a palavra ao vice-Prefeito, Paulo Roberto Mota, representante do Executivo Municipal. Em seguida, falou a senhora Renata Cristina de Souza Almeida, em nome das homenageadas. E, finalmente, a vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar discursou como oradora oficial pela Câmara Municipal de Patos de Minas. Ouça a íntegra dos discursos em nosso site oficial www.camarapatos.mg.gov.br

Encerrando a sessão, o vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista agradeceu aos presentes pela participação, em especial às agraciadas e aos estudantes homenageados e seus convidados, aos familiares de Dona Coracy, às autoridades, à imprensa, aos servidores e assessores da Câmara Municipal.