Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Região Sudeste em debate na Revisão do Plano Diretor

A nona Audiência Pública, sendo duas do setor rural e sete da cidade, primou pela quantidade de pessoas e pelo interesse demonstrado na discussão dos temas propostos.

Com a realização da Audiência Pública na noite desta segunda-feira (09/07), no auditório do 15º Batalhão de Polícia Militar, cumpriu-se mais uma etapa da Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas. Em destaque, desta vez, a região Sudeste, que abrange os bairros Jardim Céu Azul, Jardim dos Andrades, Jardim Peluzzo, Distrito Industrial I, Distrito Industrial II, Campos Elíseos e Residencial Gramado.

O público presente foi considerado bom em relação à quantidade e ao interesse pelos temas em discussão. Pela participação das pessoas, percebeu-se que melhorou o nível de consciência de cada um de que a audiência constitui uma importante ferramenta para composição do novo documento que vai construir a Patos de Minas do futuro. Vereadores, autoridades da área de segurança pública, integrantes do Núcleo Gestor e moradores dos bairros que compõem a região Sudeste, compuseram o auditório.

Uma abordagem procedente se refere ao fato de que alguns bairros da região Sudeste, mesmo sendo relativamente novos, já apresentam problemas que exigem urgente atenção do Poder Público. Por exemplo, invasões de áreas de preservação permanente, voçorocas, falta de ações de preservação de áreas verdes e nascentes, inundações de determinadas vias públicas no período chuvoso, iluminação pública deficiente, dificuldade de travessia em determinados trechos da Avenida JK, ligação inapropriada da Avenida Fátima Porto com a Avenida JK, carência de escolas e creches, dentre outras necessidades.

Os grupos de trabalho na audiência desta segunda-feira foram atuantes e eficientes ao definirem as potencialidades, as carências e o que deve ser feito para melhorar a região para os próximos dez anos. Como das vezes anteriores, diversos participantes fizeram uso do microfone para expor opiniões e sugestões de melhorias para os bairros que habitam. Uma das preocupações manifestadas, diz respeito à falta de um plano B por parte da Copasa no caso de algum problema com a atual estação de captação de água do Rio Paranaíba, ou de contaminação das águas do rio em pontos acima da captação.

De acordo com o cronograma, a próxima Audiência Pública é do setor rural e está marcada para esta quarta-feira (11/07), às 13 horas, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no antigo fórum, na Avenida Getúlio Vargas. Em discussão, a realidade das localidades de Baixadinha, Angá, Aragão, Açude, Canavial, Barreiro, Colônia Agrícola, Baianos/Café Patense, Porto das Posses, Capela das Posses, Onça, Bebedouro das Posses, Mataburros, Sertãozinho, Ribeirão da Cota, Arraial dos Afonsos e Ponto Chic. Todos estão convidados a participar.

foto 01 foto 01
foto 02 foto 02