Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Revisão do Plano Diretor focaliza bairros da Região Leste de Patos de Minas

Os técnicos da Prefeitura Municipal consideraram boa a participação de moradores da região, classificando-a como um dos melhores índices de presença dentre as reuniões até então realizadas.

A Audiência Pública realizada na última segunda-feira (23/07), na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), foi a 13ª da programação e a 8ª na cidade. A discussão girou em torno dos bairros que compõem a Região Leste, que são os seguintes: Afonso Queiroz, Antônio Caixeta, Belvedere, Boa Vista, Cidade Jardim, Eldorado, Jardim Panorâmico, Jardim Recanto, Morada da Serra e Sebastião Amorim. O início se deu às 19 horas com a fase de credenciamento dos participantes, prosseguindo até às 22 horas, quando os trabalhos foram encerrados.

A abertura mais uma vez contou a saudação do Secretário Municipal de Planejamento, Júlio Cézar de Castro Fonseca, que falou em nome do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Em seguida, os Vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar e Otaviano Marques de Amorim, representantes do Legislativo Municipal, destacaram a necessidade da revisão do Plano Diretor, a importância da participação da comunidade e a parceria da Prefeitura e da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Também presente na ocasião, o Promotor de Justiça da Promotoria do Meio Ambiente, Procon e Defesa do Consumidor, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, pontuou fatos que conspiram contra a qualidade de vida dos patenses, portanto passíveis de correção, mas alertou especialmente quanto à responsabilidade que pesa sobre os ombros dos cidadãos atuais. “Temos de refletir em relação ao futuro da cidade que estamos preparando para nossos filhos e netos”, concluiu.

Iniciando a parte técnica, o arquiteto da Seplan, Ocimar Antônio de Lima esclareceu o que é o Plano Diretor e explicou a metodologia adotada para discutir a revisão do plano já existente. Na sequência, passou a condução dos trabalhos para o Diretor de Planejamento da Prefeitura e coordenador do Grupo Gestor, Marcelo Rodrigues Ferreira.

Ao explanar sobre as características daquela parte da cidade, Marcelo Ferreira informou que a Região Leste possui área total de mais de 11 milhões e meio de metros quadrados, sendo, entretanto, a área ocupada de apenas 4 milhões e 800 mil metros quadrados, por uma população de, aproximadamente, 20 mil pessoas, e dividida do restante da cidade pelos córregos do Monjolo e do Canavial e pela Rodovia MGC 354.

Segundo salientou o Diretor de Planejamento, a Região Leste da cidade, povoada a partir da década de 60, possui atualmente uma intensa atividade comercial varejista, a Feira Livre do Produtor Rural, a sede do Sesi, a Escola Agrícola, a Clínica Veterinária do Unipam, o Seminário Maior Dom José André Coimbra, a Casa do Clero, escolas, creches, postos de saúde, vias internas que permitem boa circulação de veículos, além de bairros novos com boa estrutura. Obviamente, tudo isso deve ser repensado para o futuro.

Em contrapartida, existem problemas que requerem pronta ação do Poder Público e da população que, por sua vez, precisa evoluir nos quesitos conscientização e responsabilidade. Entre outras reclamações dos presentes, incluem-se os mananciais degradados, lotes vazios e sujos, pavimentação deficiente, iluminação precária, pouco policiamento ostensivo, degradação da “mata do catingueiro”, acesso restrito do centro à região leste e vice-versa.

Além disso, a senhora Leni Alves de Sousa, residente no Bairro Boa Vista, elencou diversos problemas relacionados a partir de uma reunião de moradores. Alguns deles são comuns nos bairros próximos, como, por exemplo, lotes malcuidados, falta de calçadas, poluição sonora em bares, entre outros. O empresário José de Souza Maia, representante da Acipatos e do Rotary Club de Patos de Minas, também apresentou uma lista de sugestões, uma delas de expansão do perímetro urbano em todos os sentidos, para evitar privilégios a quem quer que seja. Todas as sugestões foram registradas em ata.

A próxima Audiência Pública na cidade vai atender a Região Central e será realizada na próxima segunda-feira (30/07), às 19 horas, no salão da Sociedade Recreativa Patense, localizada na Rua General Osório, 91 (esquina com Rua Major Gote).

Participe, cidadão! Ajude a construir a Patos de Minas do futuro!

foto 01 foto 01
foto 02 foto 02