Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Área central foi debatida na última Audiência Pública da cidade

A quantidade de participantes não foi a ideal, mas os assuntos foram bem conduzidos durante as duas horas e meia da reunião.

Realizada na última segunda-feira (30/07), às 19 horas, a nona e última Audiência Pública da Revisão do Plano Diretor de Patos de Minas do perímetro urbano. O local do encontro foi a Sociedade Recreativa Patense e a região central esteve no centro das discussões.

Contrariando a expectativa da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, responsável pela organização, não houve grande presença de pessoas que moram ou que desenvolvem atividades profissionais no centro da cidade. Mesmo assim, quem compareceu demonstrou interesse em discutir o destino de Patos de Minas para os próximos dez anos. Em sua fala, o Promotor de Justiça da Promotoria de Meio Ambiente, Procon e Defesa do Consumidor, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, reconheceu que a divulgação encabeçada pela Prefeitura e a Câmara Municipal foi intensa nos diversos veículos de comunicação da cidade e redes sociais, certamente atingindo a toda a população do município.

A Câmara Municipal esteve representada pelos Vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, Otaviano Marques de Amorim (que se pronunciaram) e Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi. O Secretário Municipal de Planejamento, Júlio Cézar de Castro Fonseca, fez a saudação inicial em nome do Poder Executivo.

Ao comentar as características da Região Central, o Diretor de Planejamento da Prefeitura e Coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Rodrigues Ferreira, lembrou que os dados são do IBGE e relativos ao ano de 2010. A dimensão da área total é a mesma da área urbanizada: 1.619.851,09 m², com uma população de 7.946 habitantes que ocupam 3.335 domicílios. A média é de 800 m² por habitante, o que significa um baixo adensamento. O detalhe, segundo Marcelo Ferreira, é que a população da área central não aumentou nos últimos anos.

Os dados apresentados quanto às potencialidades da região central são relacionados ao meio ambiente e saneamento, estrutura urbana, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e social e gestão pública. Por sediar um conglomerado de empresas, órgãos públicos, grandes edifícios comerciais e de moradia, praças, vias públicas e templos religiosos tradicionais e históricos, hospitais, escolas, dentre outros pontos referenciais de desenvolvimento, o centro de Patos de Minas necessita de itens como conservação, melhorias, melhor arborização e estrutura adequada para a mobilidade urbana.

Uma das preocupações em relação ao futuro, é a constante verticalização das construções que provoca o sombreamento de áreas de lazer. As calçadas irregulares e o enorme crescimento do número de veículos também incomodam a população, por isso foram questões relacionadas pelos grupos formados durante a recente audiência pública.

Na etapa final da reunião, foram lidas as anotações sobre os pontos positivos, os negativos e o que pode ser melhorado para o futuro no setor de maior convergência de atividades da cidade.

Para encerrar, o coordenador Marcelo Rodrigues Ferreira agradeceu aos presentes, à equipe da Prefeitura e da Câmara Municipal, e informou que ainda serão realizadas algumas reuniões com setores específicos, posteriormente uma Audiência Pública para apresentação dos diagnósticos compilados e, finalmente, a audiência de validação. Só então, o projeto de lei será enviado à Câmara, para apreciação e votação dos vereadores ainda este ano.

Na oportunidade, o coordenador do Núcleo Gestor da Revisão do Plano Diretor, reforçou o convite para a última Audiência Pública do setor rural, confirmada para esta quarta-feira (01/08), às 13 horas, no distrito de Pilar, atingindo o total de 17 consultas públicas. Para mais detalhes, basta acessar os sites da Prefeitura e da Câmara Municipal.

foto 01 foto 01
foto 02 foto 02