Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Saúde Pública é tema de reunião na Câmara Municipal

Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES) promove reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, UPA Porte III, Hospital Regional Antônio Dias e Conselho Municipal de Saúde.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social (CSPBES) da Câmara Municipal de Patos de Minas esteve reunida, nesta terça-feira (07/08), com representantes da área da saúde pública para abordar diversas questões que envolvem o atendimento desse setor à população de Patos de Minas.

A Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social é composta pelos Vereadores Isaías Martins de Oliveira (Presidente), Maria Dalva da Mota Azevedo e Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL. Na oportunidade, também estiveram presentes os Parlamentares Braz Paulo de Oliveira Júnior, Edimê Erlinda de Lima Avelar, João Batista Gonçalves – Cabo Batista, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, Paulo Augusto Côrrea – Paulinho do Sintrasp e Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil.

A reunião contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca; do Diretor Técnico da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Porte III, Julian Passos; do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Paulo da Silva; da Coordenadora da Central de Regulação/SUS Fácil, Maria de Fátima Braz; da Diretora-Geral do Hospital Regional Antônio Dias – HRAD, Valéria Costa Queiroz, e do Gerente Assistencial Bruno Pinto Gonçalves. Ausente, o representante do Hospital São Lucas, que foi convidado pelo fato de também atender pelo SUS.

Todos os participantes tiveram a oportunidade de discorrer acerca do funcionamento, atendimento, falta de repasse verbas do Estado, além de outras dificuldades que afligem a população no tocante ao tema debatido.

Dentre os diversos assuntos abordados, a quantidade de leitos foi o mais comentado pelos presentes. De acordo com a Diretora-Geral do HRAD, Valéria Costa Queiroz, o gerenciamento de leitos é uma forma de se ter o controle da estadia do paciente no hospital, visto que esse paciente, tão logo é internado, já se define uma data para sua alta, objetivando facilitar o recebimento de novos pacientes.

Posteriormente, foi aberta a fase para perguntas. Entre os inúmeros questionamentos, estão a transferência da rede privada para a rede pública, respondido pela Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, que, em poucas palavras, ressaltou que é “por critério de classificação de risco”, referindo-se à situação do paciente em relação aos que estão aguardando atendimento.

Outro questionamento foi sobre as denúncias de pacientes na mídia. O Gerente Assistencial Bruno Pinto Gonçalves esclareceu que, quando cobrados, os profissionais se esforçam para agilizar o atendimento, não porque existe uma vaga específica, mas sim pelo esforço empreendido.

Por fim, o Vereador Isaías Martins de Oliveira agradeceu a presença dos representantes.

A reunião foi transmitida ao vivo na página do Facebook da Câmara Municipal. Para acessar detalhes do que foi discutido na ocasião, o vídeo da transmissão encontra-se disponível na página oficial do Facebook e no canal do Youtube desta Casa Legislativa.