Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Patos de Minas ganha o Centro Integrado de Assistência à Saúde

O CIAS passa a ser uma referência de atendimento para a população de Patos de Minas.

 

A Prefeitura inaugurou o Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS), graças à parceria firmada com o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). A solenidade, realizada às 19h dessa segunda-feira (13/08), no Centro Clínico do Unipam localizado na Avenida Marabá, contou com um número expressivo de autoridades municipais, diretores da Fepam e do Unipam, professores e alunos da área médica, além de médicos das redes pública e particular da cidade. Diversos vereadores estiveram presentes ao ato, sendo que Isaías Martins de Oliveira representou o Presidente Francisco Carlos Frechiani.

Nos discursos proferidos, os presentes puderam perceber a importância da iniciativa que representa um atendimento intermediário entre os postos de saúde e a UPA, atingindo mais de quatro mil pessoas que habitam a região norte.

O novo centro contará com uma equipe da Saúde da Família formada por médico generalista, enfermeiro, técnico em enfermagem, agentes comunitários de saúde, bem como com a prestação de serviços especializados de ginecologia e pediatria por universitários integrantes do estágio supervisionado, envolvendo alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Educação Física, Farmácia e Psicologia do Unipam, além de ambulatório de feridas crônicas como úlceras.  Além disso, o centro abrigará serviços de vacinação, testes do pezinho e ações dos grupos de hipertensos, diabéticos e idosos, cursos de gestante, planejamento familiar, visitas domiciliares, entre outros.

A proposta é de que o CIAS atenda casos mais simples em que o paciente não precise se deslocar até a UPA Porte III e que tenha um horário estendido, ficando aberto das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. Com isso, haverá uma diminuição do intenso fluxo da unidade de pronto atendimento do Bairro Jardim Peluzzo.

Para o Presidente da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), o médico Teotônio Biá Tobias França, “além de ser um sonho antigo que estamos realizando, esse serviço vai aproximar mais a população do Centro Universitário de Patos de Minas”. Tanto o Prefeito José Eustáquio, como o Reitor do Unipam, Prof. Milton Roberto, estão certos de que a parceria não para por aí. “Logo, estaremos inaugurando o atendimento odontológico que envolve também a parceria com os clubes de Rotary patenses”, concluiu o Reitor.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto 01
foto 01 foto 01
foto 02
foto 02 foto 02
foto 04
foto 04 foto 04
foto 05
foto 05 foto 05
foto 07
foto 07 foto 07
foto 09
foto 09 foto 09
foto 13
foto 13 foto 13
foto 15
foto 15 foto 15
foto 16
foto 16 foto 16
foto 17
foto 17 foto 17
foto 20
foto 20 foto 20

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa