Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Iniciada a campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A vacinação será realizada até o dia 31 de agosto. O dia D acontece neste sábado (18/08), com foco nas crianças de 1 a menores de 5 anos de idade.

A Câmara Municipal, a Prefeitura de Patos de Minas e o Rotary alertam sobre a importância da vacinação contra doenças já eliminadas no país, como sarampo e poliomielite, mas que podem voltar a afetar os brasileiros.

Dessa forma, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com os Rotaries Clubes de Patos de Minas, Guarantinga e Paranaíba, realizará, neste sábado (18/08), uma carreata para chamar a atenção para o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A carreata sairá às 09 horas, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Rezende, localizada na Avenida Brasil, na rotatória do Cristavo. A intenção é fazer uma movimentação na praça do Antigo Fórum para que as crianças possam conhecer o Zé Gotinha.

Nesse Dia D (18/08), as vacinas estarão disponíveis em Patos de Minas em todas as unidades de saúde, em ponto central no Antigo Fórum e em 4 pontos na zona rural, das 8 às 16 horas.

Durante todo o período de vacinação, que vai até o dia 31 de agosto, a imunização estará disponível em todas as UBS das áreas urbana e rural do Município para atender ao público-alvo, que são as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade. Para tomar a dose da vacina, os pais ou responsáveis deverão levar a carteirinha de vacinação de seus baixinhos e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com proteção, as doenças não voltarão

A vacinação é a forma mais segura e eficaz contra alguns tipos de doenças e, sem as vacinas, algumas doenças tidas como erradicadas podem voltar. Por isso a importância de protegermos nossas crianças!

Como se pega poliomielite? A transmissão da poliomielite ocorre por contato direto de pessoa para pessoa pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou ainda, pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A única forma de prevenção é por meio da vacina.

E o sarampo? A transmissão do sarampo ocorre de forma direta por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, a elevada contagiosidade da doença. É fácil pegar, mas é mais fácil ainda se prevenir. Basta ir até a unidade de saúde mais próxima e vacinar as crianças. Lembrando que todas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade devem tomar as vacinas, mesmo as que já tenham sido vacinadas.

Fonte: Ministério da Saúde - http://portalms.saude.gov.br/