Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A comemoração do Dia da Independência em Patos de Minas

A programação agradou e centenas de pessoas participaram das comemorações cívicas realizadas na majestosa Getúlio Vargas.

A Prefeitura de Patos de Minas manteve a tradição de comemorar a data da Independência do Brasil – 7 de setembro – na Avenida Getúlio Vargas. Apenas o local da solenidade de hasteamento das bandeiras foi mudado, deixando de ser em frente ao Palácio Filomena de Macedo Melo, antiga sede do Poder Executivo, e passando para a porta do antigo fórum, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação. O novo local foi totalmente aprovado, uma  vez que a sombra entre oito e nove horas da manhã favorece aos participantes da solenidade.

Para hastear de bandeiras, foram convidados o Vice-Prefeito Paulo Roberto Mota (Brasil), representando o Município; o Vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista (Patos de Minas), representando a Câmara Municipal, e o Comandante da 10ª RPM, Coronel Waldimir Soares Ferreira, representando a Polícia Militar de Minas Gerais. A Banda de Música da 10ª RPM ficou com a responsabilidade de executar o Hino Nacional e o Hino da Independência.

Uma atração especial, intensamente aplaudida pelos presentes na praça do antigo fórum, foi o Grupo de Serestas do Conservatório Municipal Professora Galdina Corrêa da Costa Rodrigues, que executou algumas peças do cancioneiro popular, sob a regência do Maestro Vilmar Carvalho.

Além do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, diversas autoridades fizeram parte do dispositivo durante a solenidade cívica e, na sequência, se mantiveram no tablado oficial, de onde acompanharam o desfile cívico e militar.

O tradicional desfile, como ocorre nessas ocasiões, foi aberto pelo Tiro de Guerra 04-013, representante das Forças Armadas, seguido pelos pelotões da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e representações de colégios da cidade. Nem o sol e o calor inibiram a presença de adultos, jovens e crianças que, mais uma vez, se posicionaram ao longo da Avenida Getúlio Vargas para assistir ao desfile, numa inequívoca demonstração de civismo e amor pela Pátria.