Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Como vem ocorrendo nas reuniões do Legislativo de Patos de Minas, a solenidade foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal.

Em reconhecimento ao trabalho realizado no meio em que vivem, 16 pessoas foram homenageadas pela Câmara Municipal de Patos de Minas com o diploma de Cidadão Benemérito. A entrega aconteceu durante sessão especial realizada no Plenário José Caixeta Frazão, literalmente cheio, na noite de terça-feira (18/09). Na oportunidade, também foi entregue o Título Honorifico de Cidadão Patense a José Carlos de Souza, que não pôde receber o título na solenidade realizada no mês de maio. Coube à Vereadora Dalva Mota recepcionar os homenageados e encaminhá-los aos lugares reservados a eles.

O Título de Cidadão Benemérito de Patos de Minas, instituído pela Resolução n.º 086/96, originada de projeto de autoria dos Vereadores Hilário André de Oliveira e Pedro Lucas Rodrigues é concedido, mediante proposta aprovada por dois terços dos membros da Câmara, às pessoas que tenham se dedicado ao desenvolvimento da comunidade patense em seus diversos segmentos e àquelas que tenham se destacado em outras comunidades, divulgando bem o nome de Patos de Minas.

Já, o Título de Cidadão Patense, instituído pela Lei Orgânica, é concedido à pessoa não natural de Patos de Minas, mediante proposta aprovada também por dois terços dos membros da Câmara, que reconhecidamente tenha prestado relevantes serviços ao Município, se destacando pela atuação exemplar na vida pública e particular ou que desenvolva ações voltadas para o interesse comum da sociedade patense.

Ao iniciar sua saudação, o Vereador-Presidente Francisco Carlos Frechiani deu as boas-vindas aos homenageados, autoridades, público presente, profissionais da imprensa, servidores do Legislativo e os que acompanhavam pelas redes sociais. Na sequência, destacou o seguinte:

“É com imensa alegria que recebemos, na Casa do Povo, cidadãos e cidadãs que se dedicam constantemente ao desenvolvimento da comunidade patense em seus diversos segmentos e que também se destacam em outras comunidades, divulgando o nome de Patos de Minas de forma positiva e em prol do bem comum.

A homenagem desta noite não poderia ser mais justa, pois o Título de Cidadão Benemérito presta o reconhecimento aos cidadãos que se sobressaem entre os demais, seja em nossa terra, seja em outras comunidades, fazendo o bem, se despontando no amor e no serviço, dignificando seu espaço, construindo vidas e tornando o outro feliz.

Por sua vez, o Título Honorífico de Cidadão Patense tem a missão honrosa de abraçar e adotar oficialmente pessoas que, embora não tenham nascido em Patos de Minas, devotam suas ações pelo progresso e desenvolvimento da nossa comunidade, elevando o nome do nosso Município e agregando valores importantes na vida de muitos concidadãos.

Portanto, em nome do povo de Patos de Minas, recebam todos o nosso reconhecimento pelos seus feitos e a nossa gratidão e respeito por tornarem este mundo um lugar melhor, mais digno e mais nobre. Parabéns! ”

Ao se pronunciar, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves reconheceu e agradeceu a parceria da Câmara Municipal, falou da importância da honraria e parabenizou a todos pela homenagem.

Escolhida para discursar em nome dos homenageados, a enfermeira e assistente social Elés de Sousa Caixeta e Amorim se referiu à sua satisfação em falar em nome dos demais homenageados, bem como agradeceu aos familiares e amigos que os apoiaram de alguma maneira.

Em outro momento do pronunciamento, Elés Amorim enfatizou: “Percebo ser comum o fato de os homenageados fazerem, de alguma forma, trabalho voluntário. Assim, receber esta homenagem nos incute uma grande responsabilidade, porque é preciso continuar dando uma resposta àqueles que confiaram em nossas ações”.

A agraciada ressaltou, ainda, que, de algum modo, nos espelhamos em pessoas que são exemplos de ser humano, citando, dentre elas, Leandro Karnal, Chico Xavier e Padre Fábio de Melo.

Assim, ela recorreu à citação de Leandro Karnal, de que “é preciso superar a ideia de sorte, azar e destino, passando a introduzir a ideia de decisão, estratégia e trabalho”, como também citou uma reflexão de Chico Xavier, segundo a qual: “o que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos”. E completou: “na nossa caminhada, no nosso dia a dia, temos que ter cuidado para não sermos mais ou menos”.  Religosa, Elés recorreu, ainda, a uma citação de Padre Fábio de Melo: “Devemos ser gratos a Deus pelos pequenos detalhes. Nos detalhes descobrimos o valor de uma realidade. Olhar as miudezas da vida, faz a diferença”.

Ao terminar, a agraciada destacou que “estamos passando por uma fase de falta de tempo, de estar ocupados o tempo todo, sendo preciso, assim, dar atenção às coisas pequenas e às pessoas que caminham com a gente”.

A Vereadora Béia Savassi ficou com a incumbência de discursar em nome da Câmara Municipal. Como destaque da sua fala, o trecho em que agradeceu aos colegas pela oportunidade de falar em nome dos seus colegas vereadores. A vereadora também realçou a finalidade da homenagem:

“Aqui estamos para conferir esta justa homenagem às pessoas que se doam na busca de uma sociedade mais justa e mais humana, todos são merecedores desta honraria. Vocês são pessoas que dão às suas vidas algo a mais. Pessoas que representam o melhor que temos em nós; pessoas que se doam na busca de uma sociedade mais humana e mais justa. Nesse sentido, as homenagens que prestamos hoje representam o reconhecimento público da comunidade que sabe conhecer e reconhecer aqueles e aquelas que se destacam, cada um e cada uma com suas virtudes e diferenças.

Com certeza, todos vocês são merecedores desta honraria que ora lhes é conferida pelo Legislativo. Pessoas atuantes que se destacam pela liderança nata e por trabalhos junto a instituições que tanto contribuem para o desenvolvimento social de nossa cidade. Pessoas que sabem o valor da solidariedade e do amor ao próximo”.

Em seguida, reforçou brevemente as características de cada um dos homenageados, concluindo o discurso nos seguintes termos:

“Por tudo isso, nós, vereadores, agradecemos imensamente tudo que fizeram e fazem por nossa querida cidade. Vocês são mais que merecedores desta homenagem. Patos de Minas se orgulha de vocês. Continuem sendo exemplos para todos nós. Na oportunidade, quero cumprimentar também em nome do Legislativo Patense, o Sr. José Carlos de Souza que também recebe a honraria do Título Honorífico de Cidadão Patense. Uma merecida homenagem pela sua trajetória de sucesso empresarial, tendo sido pioneiro no seguimento ótico em nossa cidade. Parabéns. Um beijo carinhoso a todos. Muito obrigada”,concluiu Béia Savassi.

Ao final, houve o costumeiro registro fotográfico em conjunto dos homenageados. As fotos oficiais de cada entrega são disponibilizadas a quem interessar, mediante solicitação à Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal.

A seguir, os homenageados e os respectivos vereadores-autores das homenagens:

* Alfredo Pereira da Silva (Vereador Lásaro Borges de Oliveira)

* Antônio de Assis Oliveira (Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo)

* Diego Henrique da Silveira Martins (Vereador João Batista Gonçalves)

* Eduardo Tadeu Vieira (Vereador João Bosco de Castro Borges)

* Elés de Sousa Caixeta e Amorim (Vereador Francisco Carlos Frechiani)

* Geraldo Fernandes da Silva (Vereador (Vereador Vicente de Paula Sousa)

* Gisele Silva Pedro (Vereador Paulo Augusto Corrêa)

* Hamilton Francisco da Silva (Vereador David Antônio Sanches)

* Helena Francisca de Oliveira (Vereador Nivaldo Tavares dos Santos)

* Jamil Bastos Safatle (Não pôde comparecer) (Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior)

* João Rodrigues Rosa (Vereador Otaviano Marques de Amorim)

* José Maria da Silveira (Vereador Walter Geraldo de Araújo)

* Lindomar Marques Babilônia (Vereador Sebastião Sousa de Almeida)

* Nanci Alves da Silva Leandro dos Santos (Vereadora Maria Beatriz de Castro Alves Savassi)

* Selma Helena Cruz (Vereador Mauri Sérgio Rodrigues)

* Vicente de Paula Cunha (Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar)

* José Carlos de Souza – Título Honorífico de Cidadão Patense, que, por motivos pessoais, não pôde receber no dia 22 de maio deste ano. Autoria do Vereador João Batista Gonçalves.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

cidado benemrit...
cidado benemrito 1 cidado benemrito 1
cidado benemrit...
cidado benemrito 2 cidado benemrito 2
cidado benemrit...
cidado benemrito 3 cidado benemrito 3
cidado benemrit...
cidado benemrito 4 cidado benemrito 4
cidado benemrit...
cidado benemrito 5 cidado benemrito 5
cidado benemrit...
cidado benemrito 6 cidado benemrito 6
cidado benemrit...
cidado benemrito 7 cidado benemrito 7
cidado benemrit...
cidado benemrito 8 cidado benemrito 8
cidado benemrit...
cidado benemrito 9 cidado benemrito 9
cidado benemrit...
cidado benemrito 10 cidado benemrito 10
cidado benemrit...
cidado benemrito 11 cidado benemrito 11
cidado benemrit...
cidado benemrito 12 cidado benemrito 12
cidado benemrit...
cidado benemrito 13 cidado benemrito 13
cidado benemrit...
cidado benemrito 14 cidado benemrito 14
cidado benemrit...
cidado benemrito 15 cidado benemrito 15
cidado benemrit...
cidado benemrito 16 cidado benemrito 16
cidado benemrit...
cidado benemrito 17 cidado benemrito 17
cidado benemrit...
cidado benemrito 18 cidado benemrito 18
cidado benemrit...
cidado benemrito 19 cidado benemrito 19
cidado benemrit...
cidado benemrito 20 cidado benemrito 20
cidado benemrit...
cidado benemrito 21 cidado benemrito 21
cidado benemrit...
cidado benemrito 22 cidado benemrito 22
cidado benemrit...
cidado benemrito 23 cidado benemrito 23
cidado benemrit...
cidado benemrito 24 cidado benemrito 24
cidado benemrit...
cidado benemrito 25 cidado benemrito 25
cidado benemrit...
cidado benemrito 26 cidado benemrito 26
cidado benemrit...
cidado benemrito 27 cidado benemrito 27
cidado benemrit...
cidado benemrito 28 cidado benemrito 28
cidado benemrit...
cidado benemrito 29 cidado benemrito 29
cidado benemrit...
cidado benemrito 30 cidado benemrito 30
cidado benemrit...
cidado benemrito 31 cidado benemrito 31
cidado benemrit...
cidado benemrito 32 cidado benemrito 32
cidado benemrit...
cidado benemrito 33 cidado benemrito 33
cidado benemrit...
cidado benemrito 35 cidado benemrito 35

 

 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa