Mês anterior Novembro 2018 Próximo mês
week 48 25 26 27 28 29 30
Processo Legislativo
Processos Seletivos
Home Notícias Metas fiscais do 2º quadrimestre são analisadas pela Câmara Municipal

Metas fiscais do 2º quadrimestre são analisadas pela Câmara Municipal

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo Municipal analisam o Relatório de Gestão Fiscal e Resumido da Execução Orçamentáriareferente aos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. O objetivo é verificarse houve o cumprimento dos percentuais previstos em lei.

A Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão Fiscal e Resumido da Execução Orçamentária, relativo ao 2º quadrimestre de 2018, do Executivo Municipal, foi realizada na tarde desta sexta-feira (28/09), no plenário da Câmara Municipal.

A reunião contou com a presença dos membros da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributos (CFOT), Vereadores Otaviano Marques de Amorim (Presidente), João Bosco de Castro Borges – Bosquinho e Vicente de Paula Sousa (suplente), bem como dos Parlamentares Mauri Sérgio Rodrigues - Mauri da JL e Nivaldo Tavares dos Santos.

Do Executivo Municipal, estiveram presentes o Prefeito Municipal de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves; a Secretária Municipal de Finanças e Orçamento, Marisa da Silva Peres; a Diretora de Contabilidade, Edna Rodrigues Pereira, e o Gerente de Coordenação Contábil, Fabrício Cardoso de Matos.

O objetivo da audiência é verificar o cumprimento das metas estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para despesa com pessoal; limites de endividamento; resultado primário e resultado nominal; bem como verificar o cumprimento dos limites constitucionais de aplicação em saúde e educação, e dar transparência aos cidadãos da execução orçamentária e financeira da prefeitura.

Durante a análise dos dados, o tema que motivou um amplo debate foi o aumento da arrecadação do Município com relação às multas de trânsito, que, em comparação ao mesmo período do ano passado, teve um crescimento bastante elevado. De acordo com o Prefeito, as multas estão em conformidade com o que está estabelecido em Lei, sendo emitidas a partir das infrações cometidas pelos condutores de veículos.

Outro assunto questionado diz respeito ao Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos De Minas – FASERV, sobre o qual os vereadores cobraram providências com relação à sua regularização, por apresentar instabilidade financeira desde gestões anteriores.

Ao final, o Vereador João Bosco de Castro Borges – Bosquinho se manifestou satisfeito pela presença do Prefeito José Eustáquio, fato que, segundo ele, não é comum. “A presença do Chefe do Executivo, acrescentando informações e dirimindo as dúvidas dos Parlamentares, mostra a preocupação com a transparência e o cuidado com a aplicação das verbas públicas, e isso é elogiável”, enfatizou. Os demais Vereadores também cumprimentaram o Prefeito, a Secretária Municipal de Finanças e Orçamento e os demais técnicos.

Para mais detalhes e informações sobre a Audiência Pública sobre as metas fiscais do último quadrimestre, o vídeo está disponível no site oficial camarapatos.mg.gov.br, no Facebook camarapatos e também no Youtube.

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

Escola do Legislativo