Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

A inauguração do Centro de Convenções e Eventos integra o calendário comemorativo dos 50 anos da Fepam/Unipam e contou com a participação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Conforme estava previsto, a Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam) e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) realizaram, no último sábado (03/11), às 19h30, a solenidade de inauguração oficial do Centro de Convenções e Eventos (CCE).

O empreendimento está localizado numa área de 40 mil metros quadrados, no entroncamento das rodovias MGT-354 com a PMS-020 (estrada para Sumaré). De acordo com o engenheiro civil e professor do Curso de Engenharia e Arquitetura, Marcelo Rodrigues, que coordenou a equipe de profissionais desde os projetos até a execução, a capacidade de lotação do Centro de Convenções é para cerca de três mil pessoas sentadas. O salão de eventos, com aproximadamente 6 mil metros de construção, pode ser dividido em até oito ambientes. O estacionamento comporta 1.000 veículos, entre carros e motos. Salão sem pilares, palco modular, moderno sistema de prevenção contra incêndio e fumaça, sala de imprensa, camarins, são apenas algumas das diversas inovações, projetadas com base na mais avançada tecnologia de engenharia e arquitetura.

De acordo com o presidente do Conselho Curador da Fepam, Teotônio Biá Tobias França, foram investidos cerca de 25 milhões de reais. Ele afirma que o Centro de Convenções é um antigo projeto de conselheiros da Fundação Educacional para atender não só o Centro Universitário, mas também toda a região. A inauguração do Centro de Convenções é parte do calendário comemorativo dos 50 anos da Fepam/Unipam.

A parte formal foi rápida, com dispositivo no palco formado por diretores, conselheiros, o reitor da instituição, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Carlos Frechiani, e o Deputado Estadual Hely Tarquinio. Na ocasião, a direção da Fepam homenageou o ex-Presidente da fundação, Dr. Waldemar Rocha Filho, pela iniciativa de dotar a cidade de um grande e moderno centro de convenções. Logo após o descerramento da placa e inauguração, discursaram o Presidente da Fepam, Doutor Teotônio Biá Tobias França, e o Reitor do Unipam, Professor Milton Roberto de Castro Teixeira. O evento foi aberto a toda comunidade e cada um dos quase três mil presentes doou 2 kg de alimento não perecível para a Campanha Natal Solidário, realizada anualmente.

Após a solenidade, houve a apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. No repertório, obras como “Carmen” de Bizet, “O Guarani, de Carlos Gomes, “Guilherme Tell”, de Rossini, “Dança Hungara nº 6”, de Brahms, “Sinfonia n.9 ‘Novo Mundo’ (4º mov)”, de Dvórak, “Dança Polovtsiana”, de Borodin, e “Valsa da Flores”, de Tchaikovsky, do Ballet Quebra Nozes.

A título de informação, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é considerada uma das mais ativas do país e cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. O regente titular é Silvio Viegas, representado na ocasião pelo maestro Sérgio Gomes. Criada em 1976, a OSMG foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013.

O Centro de Convenções e Eventos do Unipam vai sediar, até o final do ano, uma série de congressos voltados para diferentes áreas do conhecimento. A pauta de encontros foi aberta na última semana de outubro pelo Congresso Mineiro de Ciências da Saúde (Concisa). Veja a agenda:

*Congresso Mineiro de Empreendedorismo (COMINE), de 5 a 8 de novembro;

*Congresso Mineiro de Engenharias e Arquitetura (CENAR), de 6 a 9 de novembro;

*Congresso Mineiro de Professores para a Formação Básica (CEMEB), de 7 a 9 de novembro;

*Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias (COMEIA), de 20 a 24 de novembro, além das solenidades de Colação de Grau, que vão acontecer de dezembro deste ano a janeiro de 2019.

Fotos: Site Patos Notícias

foto 01 foto 01