Joomla TemplatesWeb HostingWeb Hosting
Agenda da Câmara
Mês anterior Outubro 2014 Próximo mês
Dom seg ter qua qui sex Sáb
week 40 1 2 3 4
week 41 5 6 7 8 9 10 11
week 42 12 13 14 15 16 17 18
week 43 19 20 21 22 23 24 25
week 44 26 27 28 29 30 31
Processo Legislativo SAPL
Home

Vereadores e Assessores participam de Curso Preparatório promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas

O curso teve como objetivocontribuir para a preparação, o aprimoramento e a atualização dos conhecimentos de vereadores eleitos e de suas equipes em temas essenciais para o exercício do mandato parlamentar

           

    Vereadores e Assessores da Gestão 2013/2016 da Câmara Municipal de Patos de Minas participaram, nas últimas quinta e sexta-feiras, dias 10 e 11 de janeiro, do Curso Preparatório para o exercício eficaz do mandato parlamentar, promovido pela Escola do Legislativo Vereador Adalto Antônio Gonçalves. O Curso foi realizado no Plenário da Câmara Municipal, numa carga horária total de 12 horas, contando também com a presença de parlamentares de municípios vizinhos.

   No primeiro dia do evento, os participantes conheceram o funcionamento do Sistema Informatizado SONNER, que é o sistema de Gestão Pública utilizado pela Câmara Municipal e norteia toda a parte administrativa da Sede e dos Gabinetes. Os assessores e vereadores tiveram contato com as peculiaridades do sistema, por meio das explicações do Analista de Sistemas da SONNER de Uberlândia, Rogério Gomes, e do Analista de Sistemas e Chefe da Divisão de Informática da Câmara, Paulo Caixeta. De acordo com Paulo, “é de fundamental importância que os vereadores e suas equipes conheçam e entendam o funcionamento dos módulos do sistema, principalmente do almoxarifado, compras e mala direta, pois farão uso deles diariamente”, esclarece.

    O segundo dia do encontro iniciou-se pela manhã, com a palestra do Procurador e Assessor Jurídico da Câmara Municipal, Dr. Itamar José Fernandes, que abordou Noções de Direito Administrativo e Gestão Pública Municipal e Normas legais que regem os processos legislativos. Na sequência, a Contadora e também Diretora da Escola do Legislativo de Patos de Minas, Adenísia de Leles Sousa, falou sobre Orçamento Público Municipal, com ênfase nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Para fechar os trabalhos da manhã, os Jornalistas da Câmara Municipal, Carla Matos e José Afonso da Silva, dialogaram com os participantes sobre a importância da Comunicação Parlamentar.

   O Processo Legislativo Municipal foi o tema abordado no período da tarde pelos Servidores Lucimar Teixeira da Mota Stábile (Diretora Adjunta Legislativa), Baltasar Pedro de Brito (Diretor Adjunto Legislativo) e Tânia Araújo Machado (Chefe de Divisão de Apoio Parlamentar). Entre os assuntos pautados, destacam-se: as Espécies Legislativas Federais – Emendas à Constituição, Leis Complementares, Leis Ordinárias, Leis Delegadas, Medidas Provisórias, Decretos Legislativos, e Resoluções –, e o conjunto de atos até a elaboração definitiva de uma lei – Iniciativa, Aprovação, Sanção, Promulgação, e Publicação.

    Homenagens concedidas pela Câmara Municipal, Indicações, Requerimentos e Moções, bem como o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Municipal (SAPL) também foram temas debatidos durante o Curso. O último assunto exposto foi a estrutura administrativa e o funcionamento da Câmara Municipal, ministrado pela Diretora Adjunta Administrativa Kerley Cristhina de Paula.

Considerações finais

   O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Otaviano Marques de Amorim, agradeceu a presença de todos os participantes, destacando que a finalidade do Curso Preparatório promovido pela Escola do Legislativo foi proporcionar novos conhecimentos e informações – tanto sociais, culturais, como políticas – aos vereadores e assessores e, dessa maneira, contribuir com o processo de construção da cidadania plena e, consequentemente, garantir o aperfeiçoamento da representação popular e do sistema democrático no Município de Patos de Minas.     

     Para o Presidente, “vereadores e assessores bem preparados e capacitados têm melhores condições de prestar um serviço de qualidade e excelência à população”, finalizou.  

 

AUTOR: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas

 

foto 3
foto 3 foto 3
foto 5
foto 5 foto 5
foto 15
foto 15 foto 15
foto 10
foto 10 foto 10
foto 1
foto 1 foto 1
foto 9
foto 9 foto 9
foto 7
foto 7 foto 7
foto 8
foto 8 foto 8
foto 6
foto 6 foto 6
foto 4
foto 4 foto 4
foto 14
foto 14 foto 14
foto 11
foto 11 foto 11
foto 13
foto 13 foto 13
foto 12
foto 12 foto 12
foto 2
foto 2 foto 2

 

Notícias por email