Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Universitários apresentam resultado de pesquisa aos vereadores

Os dados obtidos retratam o caos social, urbano e cultural vivido pela população do Bairro Cristavo.

 

Quatro alunos do sétimo período do Curso de Ciências Biológicas do Unipam, orientados pela Professora de Ecologia Humana, Consuelo Nepomuceno, apresentaram aos vereadores o resultado de uma pesquisa realizada in loco no Bairro Cristavo, com foco no estresse urbano vivido pela população local. A explanação aconteceu na tarde de quarta-feira (09), no Plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas, com a intenção de discutir, junto aos vereadores, possibilidades, leis ou ações que possam minimizar o sofrimento de tantas pessoas.

Os estudantes externaram, por meio de fotos e relatos, o sufoco vivido pelos moradores do bairro. Segundo eles, a exclusão social, a pobreza e a péssima qualidade de vida tomam conta do lugar. Além disso, o acúmulo de lixo, a violência diária, o uso explícito de drogas, a insegurança nas ruas e a construção desorganizada de casas contribuem para uma verdadeira situação de caos.  De acordo com a Professora Consuelo Nepomuceno, durante os estudos realizados, o que mais chamou atenção “foi a necessidade de termos um ambiente favorável à manutenção da saúde e da normalidade das funções orgânicas e mentais, importantes para a reprodução e sobrevivência”. Para ela, “a realidade registrada foi desoladora”.

A pesquisa também constatou como estressor urbano a saúde pública na localidade. Segundo os alunos, a população pede por melhores atendimentos e mais consultas; melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde; contratação de especialistas; agilidade na marcação de exames; e condições higiênico-sanitárias dos lotes vagos e das ruas de modo a evitar doenças infecto-parasitárias. Outros fatores colocados em destaque foram a educação precária e a ausência de projetos sociais, como cursos do Pronatec, forró da terceira idade, padaria e posto policial, os quais atualmente encontram-se desativados.

Para os universitários, faltam políticas públicas comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da população e mais envolvimento por parte do poder público para a minimização e/ou resolução dos problemas encontrados.

Os vereadores presentes, Presidenta Edimê Erlinda de Lima Avelar, Francisco Carlos Frechiani, João Bosco de Castro Borges, José Osmar de Castro, Otaviano Marques de Amorim, José Lucilo da Silva Júlio e João Batista Gonçalves elogiaram a iniciativa e mostraram-se solidários à causa. Os parlamentares aproveitaram a oportunidade para convidar a todos para participarem das reuniões da Câmara Municipal, já que nelas importantes decisões são tomadas e os rumos do município são definidos.   Diante da relevância da pesquisa, os vereadores sugeriram que os estudantes socializem os resultados encontrados com a imprensa local e com os demais poderes constituídos, a fim de unir esforços para a construção de uma nova ordem em Patos de Minas.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa