Promotorias de Patos de Minas passam por correição

Trabalho, que percorre várias cidades, analisa inquéritos e relatórios.
Intenção é dar transparência aos serviços do MP, diz corregedor.

As promotorias de Justiça de Patos de Minas no Alto Paranaíba passaram nos últimos dias por uma correição. O trabalho, que integra o calendário anual do Ministério Público de Minas Gerais, é realizado a cada três anos. Além da parte administrativa e da análise das peças, na ocasião os moradores também têm a oportunidade de conversar com os corregedores.

Durante a correição, um auxiliar analisa os inquéritos civis, ofícios, a existência de livros de controle e possíveis atrasos em relatórios.

O subcorregedor da Corregedoria Geral do Ministério Público de Minas Gerais, Edson Firmino de Paula, é responsável pela observação da qualidade do material. Segundo ele, alguns são feitos por amostragem e, depois de finalizados, pode-se detectar alguma situação que motive uma orientação. “A Corregedoria tem este caráter orientador”, frisou.

O promotor de justiça Henry Wagner Vasconcelos de Castro, assessor do corregedor geral, Luiz Antônio Sasdelli Prudente,reforçou que a intenção é dar transparência aos trabalhos do Ministério Público. “É importante que a população traga as preocupações da comarca para a Corregedoria e para os promotores para que a gente possa, a partir de uma triagem, ver aquilo que diz respeito à atuação do promotor ou não”, acrescentou.

Um relatório com as análises, críticas e elogios observados durante a correição será encaminhado para todos os promotores em um mês. Neste relatório existem algumas sugestões e algumas indicações do que deve ser melhorado e aperfeiçoado. “Assim que recebidos os relatórios, a nossa intenção é adotar as sugestões e seguir as diretrizes que a correição possa apontar, como forma de melhorar o serviço das promotorias”, concluiu. A correição é dividida por equipes distribuídas pelo estado.

A Presidenta do Legislativo de Patos de Minas, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, acompanhada pelo Vereador Francisco Carlos Frechiani, o Procurador e Assessor Jurídico, Itamar José Fernandes, e o Assessor de Comunicação da Câmara Municipal, José Afonso da Silva, visitou os corregedores na sede do Ministério Público de Patos, no dia 9 deste mês. Os membros da comitiva foram recebidos pelo Promotor de Justiça da 2ª Promotoria, Jaques Souto Ferreira, e apresentados aos corregedores.

Na avaliação da Vereadora Edimê Avelar, o diálogo foi produtivo na medida em que ambas as partes puderam trocar informações sobre a forma de trabalho do Ministério Público Estadual e do Legislativo Municipal. “É importante que nós, vereadores, trabalhemos em sintonia com os órgãos da Justiça, principalmente no que se refere ao conhecimento da legislação atualizada. Disso, depende a eficiência do nosso trabalho como representantes do povo”, concluiu.