Mês anterior Janeiro 2019 Próximo mês
Processos Seletivos
Home História do Município

Conhecendo melhor a história de Patos de Minas

èVocê sabia que a origem do nome do município de Patos de Minas provém da enorme quantidade de patos que existiam no território?

alt

Essa é uma das versões sobre a origem do nome da cidade. Relata-se que os patos eram encontrados habitualmente em uma lagoa a três quilômetros da margem do Rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso na beira dessa lagoa, construindo ranchos para se abrigarem. Naquele tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o passar dos tempos, alguns tropeiros se fixaram no local, formando um povoado. Em 1866, o município foi criado, com a denominação de Santo Antônio dos Patos, com terras dos municípios de Patrocínio, Paracatu e São Francisco das Chagas de Campo Grande. O município recebeu os topônimos de Santo Antônio dos Patos (simplificado, mais tarde, para Patos); Guaratinga (contrariando a opinião dos munícipes) e, finalmente, Patos de Minas.

èVocê sabia que o município de Patos de Minas é destaque na economia regional?

Patos de Minas está situada na Mesorregião do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, sendo considerado polo econômico regional. Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município. Um desses fatores é a localização estratégica, já que liga a cidade a grandes centros comerciais, como São Paulo e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.

èVocê sabia que a Bandeira, o Hino e o Brasão são símbolos do nosso município?

Os três símbolos são importantes elementos representativos da cultura e da história de Patos de Minas.

èVocê sabia por que o aniversário de Patos de Minas é comemorado no dia 24 de maio?

Foi em 24 de maio de 1892 que o então presidente do estado de Minas Gerais, Eduardo da Gama Cerqueira, elevou a Vila de Santo Antônio dos Patos à categoria de cidade, por meio da Lei nº 23, de 24 de maio de 1892. O dia 24 de maio também foi intitulado por lei como o “Dia Nacional da Festa do Milho”, elevando a festa maior da nossa cidade em âmbito nacional. Mas atenção: o município de Patos de Minas foi emancipado politicamente 24 anos antes, em 29 de fevereiro de 1868, quando tornou-se autônomo, independente politicamente e capacitado para andar com os seus próprios pés.

èVocê sabia que a população atual do município de Patos de Minas é de 148.762 pessoas?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada para 2015 em Patos de Minas é 148.762 habitantes.

Escola do Legislativo