Câmara Municipal em dia com a tecnologia

Ferramentas possibilitam maior interatividade, simplicidade e conteúdo atualizado em favor do cidadão.

A Câmara Municipal de Patos de Minas, visando a garantir maior transparência e clareza dos atos oficiais dos parlamentares e da Instituição, disponibiliza ao cidadão diversas ferramentas que facilitam a interação entre o Poder Legislativo e a Sociedade.

Um bom exemplo é o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponibilizado no site da Câmara Municipal: www.camarapatos.mg.gov.br.  Esse Sistema é gerenciado pelo Intergelis, um programa do Senado Federal que tem como objetivo apoiar a integração e a modernização do Poder Legislativo brasileiro. O SAPLpossibilita a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, a organização das sessões plenárias, a manutenção atualizada da base de leis, a consulta às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, proposições, matérias legislativas, normas jurídicas, relatórios, entre outras questões. Assim, o SAPL facilita as atividades dos parlamentares, dos servidores e, ainda, dos cidadãos, que já podem acompanhar o andamento dos processos legislativos pela internet.

alt

Além disso, o site da Câmara disponibiliza ao cidadão notícias diárias sobre os principais acontecimentos pautados pelo Legislativo; enquetes, que têm como objetivo aferir a opinião da população, a fim de melhorar a atividade legislativa no município; agenda de eventos; história da Câmara e da cidade; “Fale com a Câmara”, por onde o internauta pode enviar suas sugestões, críticas, dúvidas e elogios, entre outros.

A Câmara Municipal também acompanha uma tendência do mundo moderno, marcando presença nas principais redes sociais. Possui uma página no Facebook, repleta de notícias sobre a atuação parlamentar, e um canal oficial no YouTube, onde são disponibilizadas, na íntegra, as gravações das Reuniões Ordinárias e demais eventos da Câmara.A utilização efetiva dessas mídias sociais permite que seja dado um grande passo para que o cidadão deixe de coadjuvar e passe a ser o protagonista da Gestão Pública. Basta acessar o site institucional e curtir a nossa página no Facebook para ficar em dia com tudo o que acontece no Legislativo Patense.

alt

Outra novidade disponibilizada ao cidadão é a transmissão ao vivo das sessões e demais eventos promovidos pela Câmara Municipal de Patos de Minas pela Fundação Educativa e Cultural do Alto Paranaíba (NTV), canal 8.  As Reuniões Ordinárias são transmitidas quinzenalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h30. A iniciativa se justifica pela necessidade de tornar público, por meio de veículo de comunicação de massa de grande penetração na sociedade, em tempo real, as atividades típicas do Poder Legislativo de Patos de Minas, como as discussões e votações de matérias legislativas.  Assim, o telespectador pode acompanhar todo o debate legislativo sem sair de casa.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre algumas ferramentas que possibilitam maior interatividade e perspicuidadeem prol do cidadão, venha saber muito mais de perto. Visite a Casa Legislativa, que também é a Casa do Povo, localizada na Rua José de Santana, 506, 3º andar, Edifício Maria & Maria, Centro.