Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Produtores Rurais são homenageados com Medalha de Destaque Rural do Ano

A honraria foi concedia pela Câmara Municipal a 16 agraciados que se destacaram na área de produção ou de liderança comunitária.

A Câmara Municipal de Patos de Minas prestou homenagem a 16 produtores rurais com a Medalha de Mérito de Destaque Rural do Ano “Dr. Moacir Viana de Novaes”, durante solenidade realizada na tarde de quinta-feira, 3 de julho, no Plenário. Um grande público, entre produtores rurais, familiares, cidadãos patenses, imprensa, vereadores, assessores e servidores, prestigiaram o evento, acalorado pela grande importância que os profissionais do campo exercem para o desenvolvimento do município.

A honraria foi criada pela Lei Municipal nº 5.611/2005, de autoria da Vereadora Edimê Avelar e do então Vereador Heitor de Oliveira, com a finalidade de reverenciar os produtores rurais que se destacaram na área de produção ou de liderança comunitária. Representa também uma homenagem da Câmara Municipal a todos os produtores rurais da região pelo dia do Produtor Rural Mineiro, celebrado em 7 de julho.

Inicialmente, a Mesa Diretora foi composta pela Presidenta da Câmara Municipal, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar; pelo 1º Vice-Presidente, Vereador João Bosco de Castro Borges (Bosquinho); e pelo 1º Secretário, Vereador Otaviano Marques de Amorim. Também tomou assento junto aos membros da Mesa Diretora o Secretário Municipal de Infraestrutura, Nelson Nogueira da Silva, representando, na ocasião, o Executivo Municipal. Os demais vereadores se postaram em seus respectivos lugares.

Após a execução do Hino Nacional e a leitura das correspondências alusivas à sessão, passou-se à entrega das medalhas aos seguintes homenageados:

·         AGENOR PEREIRA ALVES

·         SÉRGIO MANOEL SILVEIRA PELUZZO

Autor: João Batista Gonçalves

Pronunciamentos

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Nelson Nogueira da Silva, cumprimentou os homenageados em nome do Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, ressaltando a importância do trabalho exercido por cada agraciado.

Discursou como representante dos homenageados o Sr. Daniel da Mota Coimbra. Ele agradeceu pela oportunidade de falar em nome dos demais produtores rurais e aproveitou para pedir aos legítimos representantes do povo que busquem direcionar os seus trabalhos visando ao bem coletivo e ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a permanência das pessoas no campo, afirmando que “política boa é aquela que pensa no bem comum da população”. Sobre a honraria, ressaltou que muito os alegra e os motiva para dar continuidade à vida e ao trabalho no campo. Por fim, em seu nome e em nome de cada um dos agraciados, agradeceu pela homenagem.

O Vereador José Carlos da Silva (Carlito) falou como orador oficial da solenidade. Por ter nascido e crescido na roça, o Vereador manifestou a sua satisfação em falar em nome dos seus pares do legislativo patense. Destacou que o agrônomo Dr. Moacir Viana de Novaes, que nomeia a Medalha Destaque Rural, será sempre um exemplo, pois ele fez pesquisas agropecuárias em culturas próprias, tendo o seu trabalho oferecido um expressivo valor econômico para a região.  Afirmou que os produtores rurais, por tradição familiar, por interesses econômicos ou por pura paixão, não se cansam de lutar para contribuir com o progresso da agricultura, não medindo esforços para buscar informações e novas tecnologias para aperfeiçoar o seu trabalho diário.  O Vereador Carlito também enalteceu os produtores rurais, dizendo que “são responsáveis pelo desenvolvimento das cidades, no sentido de produzir alimentos, gerar empregos e renda, movimentar a economia, tornar a agricultura competitiva”, construindo, assim, “a grandeza do povo”.

Ao encerrar, o Vereador Carlito declamou o poema dos autores Dom e Ravel de agradecimento ao homem do campo, e, juntamente com o seu irmão Vaninho, cantou a música “O carro e a faculdade”, dos compositores José Fortuna e Sulino, gravada pelo Trio Parada Dura, a qual retrata a gratidão de um filho que se tornou doutor pelo esforço do pai, trabalhador rural que ganhou a vida com um carro de boi.