Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Correios e Fundação Casa da Cultura lançam selo em comemoração aos 100 anos de Vicente Nepomuceno

O Ministério das Comunicações, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos juntamente com a Fundação Casa da Cultura do Milho, lançaram, nessa quinta-feira, em Patos de Minas, o selo personalizado em homenagem aos 100 anos de nascimento do artista Vicente Nepomuceno.

alt

A Fundação Casa da Cultura do Milho de Patos de Minas e a Agência de Correios realizaram cerimônia de lançamento do selo personalizado em comemoração aos 100 anos do artista Vicente Nepomuceno, nessa quinta-feira (04/09), às 10 horas, no Memorial Romero Queiroz Pereira, localizado no interior do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento.

O evento contou com a presença de autoridades, familiares do homenageado e representantes da imprensa local e regional. Além do Sr. Vicente Nepomuceno e sua esposa Maria de Lurdes Nepomuceno, compuseram a mesa o Presidente da Fundação Casa da Cultura do Milho e do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Elhon Cruvinel Borges, o Vice-Prefeito, Sandro Ângelo de Andrade, a Presidenta da Câmara Municipal, Edimê Erlinda de Lima Avelar, o Gerente Regional dos Correios do Triângulo/Sudoeste, João Francisco de Sousa e a Rainha Nacional do Milho de 2014, Bruna Carolina Brandão Silva.

Após a execução do Hino Nacional ao acordeom, pelo maestro Soninho, Diretor do Conservatório Municipal Galdina Correia da Costa Rodrigues, e leitura do currículo do homenageado, foram realizadas cinco obliterações (ato de carimbar os primeiros selos), sob a coordenação do representante dos Correios. Os convidados para o ato foram chamados na seguinte ordem:

Para a primeira obliteração sobre o selo personalizado, foi convidado o homenageado, Sr. Vicente Nepomuceno.

Para a segunda, o Vice-Prefeito de Patos de Minas, Sr. Sandro Ângelo de Andrade.

Para a terceira, a Presidenta da Câmara Municipal de Patos de Minas, Sra. Edimê Erlinda de Lima Avelar.

Para a quarta, o presidente da Fundação Casa da Cultura do Milho e do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Sr. Elhon Cruvinel Borges.

E para a quinta obliteração, a diretora da Fundação Casa da Cultura do Milho, Sra. Marialda de Amorim Coury Martins.

Na fase dos pronunciamentos, o primeiro a falar foi o Presidente da Fundação Casa da Cultura do Milho e do Sindicato dos Produtores Rurais, Elhon Cruvinel. Em seguida, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro; o Vereador Francisco Carlos Frechiani (a pedido da Vereadora Edimê Avelar e em nome do Legislativo); o Vice-Prefeito Sandro Ângelo; e o representante dos Correios, João Francisco. Finalizando, o artista Vicente Nepomuceno falou da sua emoção e agradeceu a todos.

Durante a cerimônia, foi apresentado o seguinte histórico do homenageado:

Vicente Nepomuceno nasceu no dia 27 de setembro de 1914, na fazenda Cedro, em Areado no Distrito de Patos de Minas-MG. É filho do casal Estevão Nepomuceno e Regina Cornélia de São José.

Casou-se com Maria de Lourdes Nepomuceno, no dia 09 de setembro de 1944. Desta união, nasceram oito filhos: Valério, Mafalda, Romero, Teresinha, Consuelo, Júlio César, Leonardo e Luís André.

Vicente teve uma infância tranquila na cidade de Catiara e desenvolveu ainda jovem o gosto pelas artes. Já decorava igrejas, com sua mãe, cantava nas festas e confeccionava presépios com animação.

Em 1953, já casado, mudou-se para Patos de Minas, onde ficou reconhecido pelos projetos com teatro, dança e, principalmente, pelo belíssimo trabalho desenvolvido com os carros alegóricos da Fenamilho. Foram mais de 250 carros confeccionados por suas mãos, talento que foi motivo de muitos prêmios, homenagens e troféus.

Hoje, chegando aos 100 anos de idade, recebe o devido reconhecimento como artista plástico, restaurador, pintor, decorador, escultor, alegorista, cenógrafo, ator, diretor de teatro e tenor.

Uma mensagem deixada pelo mestre no Memorial: “A FESTA NACIONAL DO MILHO PRECISA SER PRESERVADA. NÃO PODEMOS PERDER SUA ORIGINALIDADE.”

Para o Professor de História, Marcos Rassi, o artista Vicente Nepomuceno quebra completamente a máxima de que gênio é, necessariamente, sistemático ou temperamental: “Trata-se de um artista plástico, de personalidade simples, comedido, descontraído, sensível, gracioso, espirituoso e implacavelmente genial. Vida longa a esse gênio!”

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas