Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Personalidades são agraciadas com o Título de Cidadão Benemérito de Patos de Minas

Em noite de homenagens, a Câmara Municipal entregou diplomas de Cidadão Benemérito a 16 personalidades que se dedicaram ao desenvolvimento da comunidade patense e/ou se destacaram em outras comunidades, divulgando positivamente o nome de Patos de Minas.

Dezesseis personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Benemérito de Patos de Minas, durante sessão especial realizada na noite de quinta-feira (18/09), no Plenário da Câmara Municipal. Homenageados e seus familiares, cidadãos, vereadores, servidores e assessores, autoridades e imprensa local lotaram a galeria e abrilhantaram o evento.

A honraria foi instituída por meio de proposição dos vereadores Hilário André de Oliveira e Pedro Lucas Rodrigues, com o objetivo de homenagear as pessoas que se dedicaram ao desenvolvimento da comunidade patense e/ou se destacaram em outras comunidades, divulgando o nome de Patos de Minas. Representa, assim, o reconhecimento e a valorização do Poder Legislativo de Patos de Minas pela atuação de tão insignes personalidades na sociedade.

Inicialmente, a Mesa Diretora foi composta pela Vereadora Presidenta Edimê Erlinda de Lima Avelar, pelo 1º Vice-Presidente, Vereador João Bosco de Castro Borges (Bosquinho); pelo 1º Secretário, Vereador Otaviano Marques de Amorim; e pelo 2º Secretário, Vereador Vicente de Paula Sousa. Representando o Prefeito Municipal Pedro Lucas Rodrigues, tomou assento junto aos componentes da Mesa o Procurador Geral do Município, Damião Borges da Silveira. Em seguida, os demais vereadores ocuparam os seus assentos no Plenário.

Na sequência, os homenageados da noite foram recepcionados pela Presidenta Edimê Avelar e, então, ocuparam as cadeiras de destaque à frente, momento em que foi justificada a ausência, por motivo de compromissos anteriormente agendados para esta data, do homenageado Clênio Antônio Gonçalves, que receberá o diploma na reunião ordinária do dia 9 de outubro de 2014.

As boas-vindas a todos e o agradecimento pelas presenças ficaram por conta da Presidenta Edimê Avelar, que aproveitou a oportunidade para externar a satisfação do legislativo patense em homenagear pessoas tão especiais e íntegras, que, segundo ela, “nasceram com a sublime missão de servir e de praticar o bem, dignificando espaços, construindo e edificando vidas e tornando o outro mais feliz”.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino a Patos de Minas, e a leitura das correspondências alusivas à Sessão, passou-se, então, à entrega dos Diplomas de Cidadão Benemérito de Patos de Minas aos seguintes agraciados, pelos respectivos vereadores/autores da homenagem:

1 – ADEMAR DE ALCÂNTARA PERPÉTUO

AUTOR VALDIR REIS DE JESUS

Pronunciamentos

• Sr. Mário Lúcio da Silva

Falou em nome dos homenageados o Senhor Mário Lúcio da Silva, que prestigiou também a todos os presentes. Destacou que o título de Cidadão Benemérito é um presente para Patos de Minas e um tributo a todos os entes familiares de quem descendem os homenageados, assim dizendo: “Todos nós homenageados somos filhos de uma história benemérita e de famílias também beneméritas, que nos legaram a honra e a dignidade”.

Disse que é importante servir às pessoas que sofrem, como também auxiliar as pessoas a serem mais felizes, por meio do trabalho e do exercício da compaixão. Para ele, “o que nos torna melhores é ajudar as outras pessoas, dando mais sentido a tudo que falam de bem da nossa cidade, um lugar que faz algo de bom para tanta gente”.

Agradeceu a Deus, aos mestres e aos vereadores, dizendo que os parlamentares foram inspirados ao escolherem cada homenageado, o que faz também que cada agraciado se sinta inspirado a continuar fazendo ainda mais para a comunidade. Finalizou proferindo a seguinte frase: “O ser sagrado que eu sou, reconhece e reverencia o ser sagrado que você é”.

•  Vereador Lindomar Francisco Tavares

Como orador oficial da Solenidade, discursou o Vereador Lindomar Francisco Tavares, que saudou a todos os presentes, cumprimentou Mário Lúcio pelas palavras e agradeceu pela oportunidade de falar em nome dos demais colegas parlamentares.

O Parlamentar inicialmente discorreu sobre a palavra benemérito, que significa “que ou quem merece o bem; digno de receber honras, prêmios ou louvores por serviços prestados”, estabelecendo a relação com o significo do título outorgado pela Câmara Municipal. Lindomar buscou, ainda, o lado histórico do Munícipio, ressaltando que, desde os primórdios, a cidade foi construída por pessoas que desenvolvem a solidariedade. Citou vários fatos históricos que ilustraram a determinação e a perspicácia do povo patense na construção e no desenvolvimento de Patos de Minas.

O Vereador Lindomar Tavares também abordou Patos de Minas como referência em diversas áreas, seja na leiteira, na genética suína, no esporte e/ou na educação, sendo uma cidade “sempre diferenciada pelo lado humano da solidariedade e da honestidade da nossa gente”. Falou brevemente sobre cada homenageado, destacando os feitos de cada um, e, por fim, conclamou a todos a “continuarem propagando positivamente o nome de Patos de Minas e trabalhando para o engrandecimento da cidade e do povo que nela habita”.