Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Escolas Municipais realizam a 1ª Feira de Empreendedorismo de alunos

O encontro de alunos das escolas municipais com o empreendedorismo foi uma demonstração de que, havendo bons projetos, o aprendizado pode ser motivante e produtivo.

alt

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do Sebrae Minas e do Unipam, realizou, no sábado (8), a “1ª Feira de Empreendedorismo das Escolas Municipais de Patos de Minas”. O evento transcorreu na Avenida Getúlio Vargas, onde se localiza o Coreto Municipal e a chamada Praça do Fórum.

Tendo por tema “O Empreendedorismo também se aprende na escola”, a feira contou com a participação de 10 escolas e 850 alunos, que expuseram e, ao mesmo tempo, efetuaram as vendas dos seus produtos, por meio de empresas montadas por eles.

A feira é fruto do trabalho desenvolvido desde 2013, por meio do projeto “Jovens Empreendedores”. Com a orientação do Sebrae, o apoio direto do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e o acompanhamento constante dos professores, os alunos das escolas municipais do Município montaram os respectivos projetos, tomando por base o mercado empresarial brasileiro, mas focando na realidade regional.

O resultado superou as melhores expectativas. O grande público presente à feira pôde apreciar a criação dos alunos em diversos segmentos, bem como as habilidades desenvolvidas por eles para mostrar e convencer o público consumidor de que valia a pena comprar. E a resposta foi positiva. De produtos artesanais, até adubo orgânico, passando por grande variação de alimentos, não faltaram compradores.

A união de forças, o embasamento técnico e a motivação que tomou conta dos alunos, serviram para provar a necessidade de investir na preparação de crianças e jovens com vistas a uma nova realidade e à realização de cada um deles.

A Câmara Municipal esteve representada por diversos vereadores, sendo que, na abertura oficial, a Vereadora-Presidenta Edimê Erlinda de Lima Avelar, convidada a se pronunciar, realçou a importância de se investir nas crianças, fechando com a máxima: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”.