Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Pavonianos ampliam assistência aos surdos em Patos de Minas

Participantes da solenidade de inauguração elogiam as instalações do CAIS e cumprimentam os responsáveis pelo trabalho desenvolvido.

O Centro de Apoio e Integração dos Surdos Ludovico Pavoni (CAIS), que funciona anexo à sede da Província Pavoniana do Brasil em Patos de Minas, passou a contar com novo espaço. Nessa segunda-feira (17/11), foram inauguradas duas salas (administração e serviço social), brinquedoteca, sala de informática, sala multiuso, anfiteatro e dois banheiros.

A obra começou em 2012 e os recursos foram conseguidos através de doações de empresa multinacional, do Poder Público, governantes (prefeitos e vereadores) de Patos de Minas e região, e empresários que contribuíram com doações espontâneas e também por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Uma parte dos recursos veio da Fondazione Zeno da Itália, após a análise do projeto encaminhado pelas obras pavonianas e o reconhecimento do trabalho que já vinha sendo realizado em Patos de Minas. A doação foi citada na mensagem escrita pelo administrador geral da obra, Alaerte José Barbosa, e no discurso do Padre Renzo Flório.

Participaram da mesa de autoridades na solenidade de inauguração do novo espaço do CAIS, o Bispo Diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm; o Superior Geral das Obras Pavonianas, Padre Ricardo Pinilla Coolantes; o Superior Provincial das Obras Pavonianas, Padre Renzo Flório; o Vereador Antônio Ferreira da Rocha (Tonhão da Copasa), representando a Câmara Municipal; o Religioso das Obras Pavonianas de Patos de Minas, Padre Célio Alex Pereira; o Pároco da Paróquia do Rosário, Padre Ezequiel Galvão e a Coordenadora do Centro de Apoio e Integração dos Surdos Ludovico Pavoni (CAIS), Elizete Mundim Carneiro.

Após os pronunciamentos, a coordenadora Elizete Carneiro fez uma exposição das atividades realizadas pelo CAIS e um demonstrativo da aplicação dos recursos. Atualmente, são 54 assistidos, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Homenagens aos padres visitantes, Ricardo Collantes e Renzo Flório, mensagem falada pela surda Edna Maria de Almeida, canto e interpretação da música “O que é, o que é” por todos os assistidos, agradecimentos aos colaboradores, também fizeram parte da programação.

Finalizando, houve a Consagração à Nossa Senhora com interpretação da cantora Sônia Nascimento, acompanhada ao violão pelo músico Guilherme Manito; bênção das instalações pelo Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm, e convite aos presentes para saborear um café.

Toda a solenidade foi interpretada pelas profissionais especializadas em libras, Josiane Lúcia da Silva e Amanda Silva Oliveira.

O CAIS funciona na sede da Congregação Pavoniana de Patos de Minas, localizada na Rua Padre Pavoni, 294 – Rosário, telefone 3822-1416.