Reunião de trabalho aprimora a atividade de assessoria parlamentar

Orientações e troca de informações serviram para manter o propósito de desenvolver um serviço de qualidade aos parlamentares e à população representada por eles.

Atendendo à convocação da Presidenta da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, os assessores parlamentares compareceram ao Plenário na última segunda-feira (15/12) para uma reunião de trabalho, no horário de 8h30 as 11h30.

O encontro teve como objetivo transmitir informações relevantes sobre o Orçamento Público e sobre outras questões administrativas pertinentes ao Poder Legislativo Municipal, visando a contribuir para aperfeiçoar o trabalho nos gabinetes e, consequentemente, para prestar um serviço de qualidade ao vereador e à população.

Na abertura das atividades, a Presidenta Edimê Avelar agradeceu a todos pela presença e pelo trabalho desenvolvido no ano que termina, enalteceu a necessidade dessa troca de informações e aproveitou para desejar um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

A Diretora da Escola do Legislativo e responsável pela Contabilidade da Câmara Municipal, Adenísia de Leles Sousa, detalhou as informações acerca da elaboração da peça orçamentária do Município e orientou sobre como os assessores podem acompanhar o procedimento, no sentido de auxiliar os vereadores no seu trabalho.

Outra presença relevante foi a do Procurador e Assessor Jurídico da Câmara Municipal, Itamar José Fernandes, que enfatizou a importância do estudo, pelo Assessor Parlamentar, da Constituição Federal, da Constituição do Estado de Minas Gerais e da Lei Orgânica do Município de Patos de Minas. Segundo ele, o trabalho no gabinete requer um mínimo de conhecimento das leis que pautam a atividade do representante do povo.

Itamar Fernandes destacou ainda a necessidade de um determinado nível de conhecimento político, sem o qual o assessor parlamentar ficaria limitado na tarefa de encaminhar ao vereador os reclames da população. “Além disso, deve haver sintonia entre assessores e os políticos para os quais trabalham, mantendo o foco na qualidade do serviço prestado ao público”, finalizou o Procurador e Assessor Jurídico do Legislativo de Patos de Minas.

Adriane Maria de Magalhães, com 10 anos de experiência em Assessoria Parlamentar, reconhece que é de fundamental importância o aprimoramento do servidor, mas lembrou que deve existir correspondência por parte do vereador quanto à valorização do profissional. “O reconhecimento e a valorização do profissional de gabinete, o estimula e o faz querer crescer sempre”, finalizou.

Tânia Araújo Machado, Chefe de Apoio Parlamentar da Câmara Municipal de Patos de Minas, fez observações relevantes quanto à função dos assessores na orientação dos parlamentares sobre prazos de encaminhamento de projetos e documentos próprios da rotina do Legislativo. Na sua avaliação, é imprescindível que o assessor esteja sempre atento às suas competências, principalmente mantendo o seu vereador bem informado.