Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Câmara Municipal realiza curso de aperfeiçoamento profissional

A Escola do Legislativo promoveu diferentes cursos aos vereadores, assessores e servidores nos dias 19 e 20 de fevereiro.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Patos de Minas, visando a capacitar cada vez mais os vereadores, assessores e servidores dessa Casa de Leis, promoveu diversos cursos de aperfeiçoamento profissional no Plenário da Câmara.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Carlos Frechiani, abriu os trabalhos falando sobre a importância da Escola do Legislativo no contexto social, político e educativo, tanto para o público interno da Câmara, quanto para a sociedade em geral. Frisou que a Escola tem como prioridade realizar pelo menos uma atividade a cada mês, até novembro desse ano, de modo a envolver diferentes públicos nos mais variados temas. Por fim, desejou a todos um ótimo curso, fazendo votos de que cada um aproveite ao máximo a oportunidade de capacitação profissional.

Foram dois dias de intensos debates e troca de informações. Na manhã do dia 19 de fevereiro, quinta-feira, os Procuradores e Consultores Jurídicos da Câmara, Itamar José Fernandes e Gabriel Gomes Canedo de Magalhães, ministraram o curso de Processo e Técnica Legislativa. Os participantes puderam compreender um pouco mais sobre as fases do Processo Legislativo e aperfeiçoar as suas técnicas de elaboração e construção de normas jurídicas.

Ainda na quinta-feira (19), no turno da tarde, foi realizado o curso de Redação e Comunicação Oficial, aplicado pela Redatora da Câmara Municipal, Karina Aparecida de Oliveira, e pelos Jornalistas e Assessores de Comunicação, Carla de Matos Ribeiro Mota e José Afonso da Silva. No curso, o público presente aprofundou conhecimentos na área de Redação Oficial, com foco em dicas para uma linguagem formal, clara e imparcial, bem como em técnicas de redação de documentos para órgãos públicos. A comunicação legislativa também foi amplamente discutida, oportunidade em que foram abordadas as principais ferramentas de comunicação e informação do Legislativo de Patos de Minas e a importância de se comunicar com qualidade e eficiência com todos os públicos envolvidos.

Já na sexta-feira (20), durante a manhã, foram contempladas diversas peculiaridades sobre a Estrutura, o Funcionamento e os Sistemas da Câmara Municipal. O conteúdo foi ministrado pelos Analistas de Sistemas da Câmara, Jean Lucas de Sousa, Paulo César Caixeta e Marília Santana de Lima, que explicaram sobre o funcionamento de todos os sistemas de informática necessários para a realização e a otimização da maioria dos trabalhos internos.Na ocasião, a Diretora Adjunta Administrativa, Kerley Christina de Paula, falou sobre o funcionamento e as atribuições de cada setor, ressaltando as regras administrativas que regem a Câmara Municipal. A Diretora realizou, ainda, um treinamento com os presentes referente à solicitação de produtos e serviços no sistema.

No período da tarde, encerrando as atividades da Escola no mês de fevereiro, realizou-se o curso Excelência no Atendimento, Relacionamento Interpessoal e Postura Profissional, ministrado pelo Professor e Coordenador da Ouvidoria do Unipam, Alan Santos de Oliveira. Por meio de slides, dinâmicas e vídeos, o Professor transmitiu aos participantes conhecimentos técnicos sobre relacionamento eficaz e convergente entre colegas no ambiente de trabalho, com foco na colaboração e na necessidade de sintonia entre vereadores, servidores e assessores. Além disso, a prestação de um atendimento de qualidade e de respeito ao cidadão foi o tema de destaque do curso, reforçado com dicas, sugestões e casos reais de sucesso.