Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Vereadores cobram explicações da Cemig sobre Iluminação Pública no Município

A partir deste ano, o serviço de manutenção passa a ser de responsabilidade da Prefeitura de Patos de Minas.

Provocados pelos cidadãos patenses com inúmeras reclamações sobre pontos de iluminação pública, que se encontram com lâmpadas apagadas e/ou quebradas na cidade, uma Comissão Especial de vereadores do Legislativo de Patos de Minas reuniu-se na tarde de segunda-feira (23), com um representante da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), para averiguar e esclarecer a situação.

Comandada pelo vereador Lindomar Francisco Tavares, a reunião também contou com a participação dos vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, José Osmar de Castro (Guiguim) e Otaviano Marques de Amorim, e com a presença do Agente de Relacionamento Comercial da Cemig, Santo Luigi Capuzzo.

O Agente de Relacionamento Comercial esclareceu que o serviço de manutenção da iluminação pública era realizado pela Cemig, mas que, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, a partir de 31 de dezembro de 2014, as prefeituras de todo o país deverão assumi-lo. "Em 75% do país, esse método já era implantado e funcionava muito bem", informou Santo Luigi.

Entretanto, o Agente explicou aos vereadores que, no dia 30 de dezembro de 2014, o Prefeito Pedro Lucas protocolou um ofício junto à Cemig solicitando a manutenção de cerca de 1400 pontos no Município, principalmente relacionada à troca de lâmpadas queimadas. De acordo com Santo Luigi, a Companhia honrará o compromisso de manutenção dos pontos ora citados pela Administração Municipal, já que foi notificada dentro do limite legal. Para tanto, pediu um prazo de até 90 dias para concluir a demanda, alegando ter enfrentado problemas com empreiteiras e complicações devido ao período de chuvas. “Pretendemos cumprir com as obrigações de troca de lâmpadas nos pontos apontados até o final de abril”, garantiu o Agente Comercial.

Dessa forma, as solicitações de manutenção de iluminação pública, efetuadas a partir de 1º de janeiro de 2015, passaram a ser de responsabilidade da Prefeitura de Patos de Minas. O prefeito Pedro Lucas e o representante da Remo Engenharia, Robson Ricardo Carmona, assinaram na manhã desta terça-feira (24), o contrato para prestação do serviço de iluminação pública na cidade e na zona rural. De acordo com Santo Luigi, "a empresa vencedora do processo licitatório tem bastante experiência na área e já atuou em grandes centros, como em Belo Horizonte e em Uberaba".

A empresa Remo Engenharia deverá iniciar o serviço dentro de 15 dias e irá disponibilizar ao cidadão uma central de atendimento para receber as demandas da população com lâmpadas quebradas ou queimadas. O Agente de Relacionamento Comercial, Santo Luigi, ressaltou que, com o contrato, o Município vai pagar cerca de R$ 4,50 por ponto de iluminação, enquanto outros municípios que optaram por realizar um convênio estão pagando R$ 7,50.

Os vereadores presentes sanaram outras dúvidas pertinentes ao assunto e agradeceram ao representante da Cemig pela disponibilidade e celeridade na prestação das informações.