Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Audiência Pública discute o Plano Diretor do Campus UFU – Patos de Minas em face do Plano Diretor do Município

Quase 100 pessoas, entre educadores, vereadores, representantes de entidades de classe, da Secretaria Municipal de Educação, da imprensa, alunos de cursos superiores, do ensino médio e cidadãos interessados no assunto, compareceram ao Plenário da Câmara Municipal.

 

A Audiência Pública realizada nesta terça-feira (24/03), das 18 às 20 horas, começou com a formação da Mesa de Trabalho, que teve a seguinte composição: Vereador João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) e Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, que propuseram a reunião; Professor Elmiro Santos Resende, Reitor da UFU; Professor Régis Franco Eduardo Teodoro, Prefeito Universitário da UFU; Professor Peterson Gandolfi, Assessor da UFU em Patos de Minas; Professor Marcelo Rodrigues Ferreira, Arquiteto e Urbanista da Prefeitura Municipal; e o ex-Vice-Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves.

O Vereador João Bosco de Castro Borges (Bosquinho) abriu a audiência dispensando maiores formalidades e dizendo o objetivo da Audiência Pública: conhecer mais detalhes do Plano Diretor da UFU, em função da revisão do Plano Diretor de Patos de Minas realizada em 2009, já que a implantação da sede da universidade implica adequações físicas e sociais na região noroeste da cidade.

Num breve discurso, a Vereadora Edimê Avelar enalteceu os grandes benefícios para Patos de Minas, a partir da vinda da universidade federal, e relembrou as gestões realizadas por ela, pelo Vereador João Bosco e pelo então Vice-Prefeito José Eustáquio Rodrigues, iniciadas no dia 5 de fevereiro de 2009, data da primeira audiência com a equipe universitária em Uberlândia, quando reivindicaram a vinda da UFU para Patos de Minas.

Referindo-se ao estágio atual, a Vereadora Edimê Avelar assim se expressou: “Após 3 anos de paralisação das obras, toda a população patense, de todas as faixas etárias, está ansiosa pela culminância deste grande benefício. E o objetivo precípuo desta Audiência Pública é o reinício das obras de construção do campus da UFU”. Ela citou ainda a importância do Plano Diretor para aquela área e demonstrou preocupação com a possibilidade do não aproveitamento da verba destinada pelo Governo Federal para construção da sede da universidade Federal de Uberlândia em Patos de Minas.

O pronunciamento do Reitor da UFU foi tranquilo e demonstrou segurança. Segundo o Professor Elmiro Resende, a UFU conta com uma verba orçamentária empenhada de R$ 3 milhões e 200 mil, sendo que houve um acréscimo de 10% no orçamento de 2015. “Tivemos algumas dificuldades para quitar as contas no final do ano passado. Mas agora, no início de 2015, conseguimos colocar tudo em dia. Com o acréscimo de 10% no orçamento deste ano, não deveremos ter nenhum outro complicador. Estamos apenas esperando a sanção do orçamento pela Presidente Dilma”, afirmou o Professor Elmiro Resende.

Para o Reitor, “O Plano Diretor da UFU está pronto, mas aberto a análises para possíveis adequações. A revisão do Plano Diretor da cidade deve acontecer em função do Plano Diretor da UFU. Um está diretamente ligado ao outro”. O Professor Elmiro Resende confirmou também que a obra será retomada nos próximos 20 ou 30 dias.

Outras afirmações do Reitor da UFU merecem destaque: “Queremos investir na sustentabilidade”. “A UFU está sempre buscando parcerias com todos, inclusive com o Unipam e outros segmentos educacionais”. “Quero, inclusive, conversar mais com o Professor Marcelo Rodrigues que conhece a fundo o Plano Diretor da cidade”. “Estamos trabalhando muito e com cuidado, não podemos correr o risco de nova judicialização nessa fase, o que seria muito prejudicial à iniciativa”.

O Professor José Eustáquio Rodrigues Alves, Vice-Prefeito de Patos de Minas no ano em que a UFU anunciou a sua implantação na cidade, participou do primeiro seminário realizado no dia 11 de fevereiro deste ano. Ao microfone, declarou seu contentamento após ouvir o Reitor Elmiro Resende. “Confesso que sairei daqui absolutamente tranquilo e feliz pelas afirmações do Professor Elmiro. São ótimas as notícias e elas me deixam otimista, o que não aconteceu na ocasião do seminário”, declarou Alves.

O Prefeito Universitário da UFU, Régis Franco Eduardo Teodoro, indagado sobre a implantação de novos cursos no campus patense, explicou que uma comissão está estudando essa possibilidade, para, posteriormente, colocar o resultado do estudo à apreciação do Conselho Universitário: “Estamos pensando em mais dois cursos, já que a exigência do MEC é de, no mínimo, cinco cursos em unidade da escola fora da sede”, esclareceu o Prefeito.

De acordo com o Professor Marcelo Rodrigues Ferreira, Técnico Arquiteto e Urbanista da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Patos de Minas, a área onde se localiza o terreno da UFU ainda possui características rurais, apesar das adequações introduzidas na revisão do Plano Diretor da cidade em 2009, em função da escolha do terreno para a construção da universidade. “O Plano Diretor de Patos de Minas é atualizado de 10 em 10 anos. Como a última atualização deu-se em 2006, e a próxima só se dará em 2016, foi necessária a revisão em 2009”, afirmou Marcelo Rodrigues.

Para o Assessor da UFU em Patos de Minas, Professor Peterson Gandolfi,  tudo o que se refere à universidade deve ter um “diálogo comunitário”. “Se a nossa meta é a universidade sustentável, esta deve ser discutida com a comunidade. Por isso, queremos ouvir a população daquela parte da cidade. Estamos recebendo sugestões de como as pessoas querem o campus da UFU”, assegurou Gandolfi.

O Presidente do Legislativo de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani, garantiu o apoio do Legislativo de Patos de Minas para que a implantação da UFU siga um caminho tranquilo, sem mais interrupções, e demonstrou sua satisfação ao ouvir as palavras do Reitor Professor Elmiro Resende: “Quero fazer minhas as palavras do ex-Vice-Prefeito José Eustáquio, quando ele diz que vai sair daqui tranquilo com relação ao futuro da UFU em nossa cidade. Pelas palavras do Professor Elmiro, pude perceber que tudo caminha muito bem quanto à implantação da universidade, diferente do primeiro seminário realizado em fevereiro no Unipam, quando notei certa insegurança acerca do que ainda estava por fazer”.

Também o Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior enalteceu a importância da Universidade Federal para Patos de Minas, citando exemplo de aluno da cidade que teve oportunidade de ingressar no ensino público superior. “É uma outra realidade e que agora está à disposição dos nossos jovens. Cumprimento ao Professor Elmiro e a toda a diretoria da UFU e, digo mais, precisamos trabalhar juntos, sem sigla partidária, pelo futuro da universidade”, concluiu o Vereador, que é também professor do ensino fundamental e médio.

Ao ser encerrada, a Audiência Pública sobre a UFU deixou no ar uma sensação de tranquilidade quanto ao trabalho em desenvolvimento, tanto que não houve nenhum questionamento por parte do público presente.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 

 

 

 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa