Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Conferência Municipal aponta novos caminhos para preservar os direitos da criança e do adolescente

Com um público participante formado por autoridades da área social do município, representantes de escolas, de entidades e órgãos ligados à assistência da criança e do adolescente, a conferência cumpriu sua finalidade.

Realizada na última quinta-feira (26/03), no salão do júri do Unipam, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos de Minas. Convocada pela Resolução nº 01/2015, de 26 de fevereiro de 2015, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a conferência teve como tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente: Fortalecendo os conselhos da criança e do adolescente”.

Os trabalhos foram abertos às 8 horas pela Presidente do CMDCA, Rosiane Santos Neves, que explicou o propósito da conferência municipal, necessária como preparação para a conferência estadual e a federal.

Na fase de pronunciamentos, falaram o Diretor do Centro de Internação Provisória, José Pinto de Sousa, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Cláudio Antônio Pacheco, o Promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, o Representante da Câmara Municipal, Vereador David Antônio Sanches (David Balla) e o Prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues.

Em seguida, houve uma apresentação artística de crianças e adolescentes da Associação de Deficientes Visuais de Patos de Minas (ADV) e, logo depois, a apreciação e aprovação do Regimento Interno da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foram programadas três palestras para o período da manhã: a primeira, com o tema central “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, foi proferida pelo psicólogo Gledson Régis Lobato; na sequência, o Promotor de Justiça, Paulo Henrique Delicole, discorreu sobre o tema “Fortalecendo os Conselhos da Criança e do Adolescente”; finalmente, a assistente social e vice-presidente do CMDCA, Naiara de Queiroz Ferreira, falou sobre o trabalho realizado em Patos de Minas pelo Conselho de Assistência Social e pelas entidades e órgãos nessa área e sobrea captação de recursos pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

Na parte da tarde, os participantes se empenharam na definição das prioridades sociais voltadas para as crianças e adolescentes do município, fechando o relatório a ser enviado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Nessa fase, o Legislativo Municipal foi representado pelo Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, que considerou excelente o resultado da conferência municipal. “O que foi decidido aqui, além de uma obrigação legal, é também um avanço em termos de preparação e garantia de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes, em face das atribulações do mundo moderno”, afirmou Braz Paulo.