Funcionamento da Ceasa Regional é novamente tema de reunião na Câmara Municipal

A reunião começou às 13 horas, se estendeu por quatro horas e meia, teve discussões acaloradas e apontou falhas tanto da parte de quem utiliza quanto de quem administra a Ceasa Regional de Patos de Minas.

Representantes de comerciantes, de produtores rurais e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento estiveram reunidos novamente, na última terça-feira (14/04), com os vereadores integrantes da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor (CAICADC) e a direção da Central de Abastecimento Regional de Patos de Minas, no Plenarinho Vereador João Ricardo de Oliveira da Câmara Municipal.

Como se verificou em reuniões anteriores, os representantes dos comerciantes e dos produtores rurais expuseram os problemas que impedem um melhor funcionamento da Ceasa. Dentre outros, destacaram as condições precárias de trabalho, a falta de segurança e higiene no local, as cobranças e exigências abusivas por parte da Administração Municipal.

A discussão teve por base a Lei Municipal nº 6.362, de 25 de novembro de 2010, que normatizou as condições para utilização das instalações, bem como as relações entre a Ceasa Regional e os permissionários, produtores rurais, prestadores de serviços e demais usuários, e apontou falhas tanto da parte de quem utiliza quanto de quem administra a Ceasa Regional de Patos de Minas.

Dessa forma, os participantes resolveram analisar item por item da Lei Municipal, suprimir os pontos falhos e inserir artigos que contribuam com as necessidades atuais da Ceasa.

Por fim, as partes interessadas decidiram fazer uma visita às instalações da Ceasa na próxima semana e, posteriormente, realizar outra reunião em data a ser agendada, para tentarem decidir de vez a questão.

O Poder Legislativo Municipal esteve representado pelos Vereadores da Comissão de Abastecimento, José Osmar de Castro – Guiguim – (Presidente), Otaviano Marques de Amorim e João Batista Gonçalves (Cabo Batista), e pelo Assessor Jurídico Gabriel Gomes Canêdo Vieira de Magalhães. Participaram também o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Naimeg, o Diretor da Ceasa, José Armando Resende, e o Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica.