Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

SÍNTESE DA 3ª REUNIÃO DO 4º PERÍODO ORDINÁRIO DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA – DIA 23 DE ABRIL DE 2015

1ª PARTE – EXPEDIENTE – Duração: 1 hora – Art.119 – REGIMENTO INTERNO

* Chamada inicial – Todos os 17 vereadores presentes.

* Oração – Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, acompanhada pelos demais vereadores e público presente.

* Tribuna Livre;

* Oradores Inscritos;

*Apresentação, sem discussão, de proposições;

 

2ª PARTE – ORDEM DO DIA – Duração: 2 horas – Art. 119 – REGIMENTO INTERNO

* Discussão e votação de projetos e demais proposições em pauta, com duração de 1 (uma) hora;

* Comunicações dos Vereadores;

* Leitura e despacho de correspondências;

* Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior; (A leitura da ata da reunião anterior poderá ser dispensada pelo Plenário, caso tenha sido cumprido o disposto no caput do art. 125 deste Regimento Interno. Art. 125. As atas contêm a descrição resumida dos trabalhos da Câmara durante cada reunião, e seu conteúdo será disponibilizado aos parlamentares antes da discussão e da sua aprovação, que será realizada na segunda parte da reunião, conforme inciso IV do § 2º, do art. 119 deste Regimento Interno).

* Ordem do dia da reunião seguinte;

* Chamada final.         

                  

  • TRIBUNA LIVRE:* Cleber Antônio Rodrigues, Presidente do Conselho Fiscal do Fundo de Assistência dos Servidores Públicos Municipais de Patos de Minas – Faserv.

ASSUNTO:Prestar informações a respeito da atual situação do Fundo e sobre o credenciamento de médicos para atendimento aos usuários.  (Atendendo ao Requerimento 013/2015, de autoria do Vereador-Presidente Francisco Carlos Frechiani).

alt

O Presidente do Conselho Fiscal do Faserv, Cleber Antônio Rodrigues, iniciou sua fala expondo a situação atual do Fundo que, segundo ele, precisa passar por uma completa reestruturação. O servidor alegou que o Conselho Fiscal encontra dificuldade em conseguir determinadas informações e que, por isso, não há como falar de resultados práticos, justificando a impossibilidade de responder algumas das perguntas a ele dirigidas pelos vereadores.

Ainda assim, foi taxativo ao afirmar, dentre outras gravidades, que o Conselho tem encontrado muitos obstáculos no desenvolvimento do seu trabalho, que existem servidores endividados por três gerações porque não há como descontar de seus vencimentos todo o valor devido; e que a Prefeitura está deixando de recolher mais 350 mil reais por mês, por ainda não estar vigorando a elevação do percentual de contribuição disposto na Lei Municipal nº 6.789/2013, elevação essa condicionada à contratação da operadora do plano de saúde, que ainda não ocorreu devido à aparente falta de empenho da Administração Municipal.

Diante das dificuldades apontadas por Cleber Rodrigues, o Presidente do Legislativo, Vereador Francisco Carlos Frechiani, colocou a Câmara Municipal à disposição para solicitar formalmente as informações de que o Conselho necessitar ao Chefe do Poder Executivo e a ajuizar mandado de segurança caso os pedidos não sejam atendidos.

 

 

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO

 

754/2015         Aprova as contas de gestão do Prefeito de Patos de Minas referentes ao exercício de 2013, de responsabilidade de Pedro Lucas Rodrigues, conforme Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, expedido no âmbito do Processo nº 912.790.

AUTORA       COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA – APROVADO POR 9 VOTOS A 8 ( Votos contrários dos Vereadores David Antônio Sanches (David Balla), Edimê Erlinda de Lima Avelar, Francisco Carlos Frechiani, João Bosco de Castro Borges (Bosquinho), José Osmar de Castro (Guiguim), Lásaro Borges de Oliveira, Otaviano Marques de Amorim e Vicente de Paula Sousa)

 

PROJETOS DE LEIS PAUTADOS PARA DISCUSSÃO EM 1º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DA CONSTITUCIONALIDADE, LEGALIDADE E REGIMENTALIDADE DAS PROPOSIÇÕES).

 

4130/2015       Institui, no Município de Patos de Minas, a Festa Popular do Distrito de Major Porto e dá outras providências.

AUTOR          LINDOMAR FRANCISCO TAVARES – APROVADO POR 16 VOTOS, COM EMENDA SUPRESSIVA, TAMBÉM APROVADA POR 16 VOTOS.

 

4135/2015       Dispõe sobre a obrigatoriedade da fixação de cartaz ou quadro informativo relativo à equipe de gestão e atendimento, em local de fácil acesso e visualização, nas recepções de todas as unidades públicas de saúde no âmbito do Município de Patos de Minas e dá outras providências.

AUTOR          LINDOMAR FRANCISCO TAVARES – APROVADO POR 16 VOTOS.

 

OBS. Na mensagem do projeto, o autor argumenta que o direito à informação é uma garantia constitucional prevista no inciso XXXIII do art. 5º de nossa Carta Magna, que se encontra regulamentado na Lei Federal Nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

Com base nessa garantia, a presente Lei tem como finalidade permitir que todos os usuários do serviço público de saúde possam fiscalizar, de forma efetiva, a frequência e o cumprimento dos horários de plantões, ou seja, fiscalizar a prestação do serviço, bem como a correta utilização do dinheiro público.

É importante salientar que as informações de que trata esta Lei poderão ser disponibilizadas à população de forma simples, com cartazes ou quadros informativos, confeccionados pela própria unidade de saúde, sem a geração de custos significativos ao erário público, de forma similar ao que já é feito em diversos municípios.

 

4138/2015       Denomina Maria Nunes da Silva a atual Rua 21, localizada no Bairro Coração Eucarístico.

AUTOR          BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO – APROVADO POR 16 VOTOS.

 

4139/2015       Denomina Marilda Ferreira Rodrigues a atual Rua 04, localizada no Bairro Santa Luzia.

AUTORA       EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR – APROVADO POR 16 VOTOS.

 

4141/2015       Denomina José Reinaldo Sobrinho a atual Rua 2, localizada no Bairro Coração Eucarístico.

AUTOR          ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa – APROVADO POR 16 VOTOS.

 

 

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO

 

756/2015         Concede a Medalha de Destaque Rural do Ano ao Sr. José Pedro dos Santos – Zinho.

AUTOR          LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA – APROVADO POR 16 VOTOS.

 

 

PROJETOS DE LEIS PAUTADOS PARA VOTAÇÃO EM 2º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉRITO DAS PROPOSIÇÕES).

 

OBS. A Comissão de Mérito é aquela que examina determinada proposição sob o ponto de vista exclusivamente de conveniência e oportunidade técnico-política de sua aprovação ou rejeição, isto é, se o projeto é bom ou ruim ao interesse público.

 

4133/2015       Denomina Aquiles Magela da Costa Silva a atual Rua 3, localizada no Bairro Coração Eucarístico.

AUTORA       EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR – APROVADO POR 15 VOTOS (Ausência temporária do vereador Lásaro Borges de Oliveira).

 

4134/2015       Declara de Utilidade Pública o Centro Espírita Unidos Para o Bem.

AUTOR          BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO – APROVADO POR 15 VOTOS (Ausência temporária do vereador Lásaro Borges de Oliveira).

 

 

PAUTA DE INDICAÇÕES, REQUERIMENTOS E MOÇÕES – APROVADOS POR 16 VOTOS

 

 

De acordo com o Regimento Interno:

 

“Art. 186.O vereador pode provocar a manifestação da Câmara ou de qualquer uma das comissões sobre determinado assunto, formulando por escrito, em termo explícito, forma sintética e linguagem parlamentar: indicações, requerimentos, moções, representações e emendas.

 

Art. 187.Indicação é a proposição na qual o vereador sugere às autoridades competentes medidas de interesse público.

 

Art. 188.  Requerimento é a proposição escrita utilizada pelo vereador para solicitar informações ao prefeito; solicitar providências das autoridades estaduais ou federais; propor homenagens que não importam outorga de títulos; votos de pesar e convocação de sessões extraordinárias.

 

Art. 189.Moção é qualquer proposta que expresse o pensamento da Câmara em face de acontecimento submetido à sua apreciação, e, dependendo do seu conteúdo, pode ser de:

I – Protesto

II – Repúdio

III – Desagravo

IV – Aplausos”

 

INDICAÇÕES

 

Nº/AUTOR                           ASSUNTO

 

0166/2015       Ao Prefeito Municipal,solicitando adotar as medidas necessárias para reforma ou substituição do ônibus escolar que transporta os alunos da comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0167/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para pavimentação asfáltica e construção de rede pluvial em parte da Rua Gil e na Rua Arraial dos Afonsos (em toda a sua extensão), na comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0168/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para realização de coleta semanal do lixo da comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0169/2015       A Diretoria de Distribuição dos Correios, solicitando adotar as medidas necessárias para realização de entrega de correspondências e mercadorias, semanalmente, na comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0170/2015       A Diretoria do Expresso São Geraldo, solicitando adotar as medidas necessárias para alteração do itinerário do ônibus que faz o trajeto Santiago de Minas a Patos de Minas, de forma que passe pela comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0171/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para limpeza, reforma e pintura das cercas e do vestiário do campo de futebol localizado na comunidade de Arraial dos Afonsos.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0172/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para realização de operação tapa-buracos ou recapeamento asfáltico na Rua João Batista Olivieri, Bairro Jardim Califórnia.

AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

0173/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para pavimentação asfáltica da Rua Bertolina Rocha da Silva, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista – RETIRADA PELO AUTOR.

 

0174/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias, junto aos respectivos órgãos federais e estaduais, para destinação de recursos, visando à reforma e revitalização da quadra de esportes situada na Praça Vereador Leão Tolentino de Castro, no Bairro Nova Floresta.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0175/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias, urgentes, junto aos receptivos órgãos federais e estaduais, para destinação de recursos visando à urbanização da Praça José Teófilo Piau, localizada na confluência das avenidas Padre Almir Neves Medeiros e Angra dos Reis.

AUTOR          Vereador VALDIR REIS DE JESUS

 

0176/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para adequação do projeto da academia da saúde que está sendo construída no Bairro Alvorada, nele acrescentando estacionamento em 45º (quarenta e cinco graus) no entorno do equipamento público. 

AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista

 

0177/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para realização de reparos no asfalto da Rua Natal, Centro.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

0178/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para disponibilização de cadeiras na parte externa da UPA Porte III, situada no Bairro Jardim Peluzzo.

AUTOR          Vereador VALDIR REIS DE JESUS

 

0179/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar as medidas necessárias para realização de poda de árvores no Centro de Convivência da 3ª Idade, localizado na Rua José Furtado Araújo, 17, Bairro Jardim Califórnia.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

REQUERIMENTOS – VOTOS DE PESAR

 

                                 0191/2015       Cezar Mozart Crispim (Cezar da Patos Tintas)

AUTORES     Vereadores EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Balla, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda.

 

0192/2015       Joaquim Antônio Soares

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LASARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0193/2015       Alencar Mendes

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LASARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0194/2015       Maria Ireni Pereira Silva   

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Balla e LASARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0195/2015       Cláudio Gonçalves Rodrigues

AUTORES     LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, JOSÉ CARLOS DA SILVA – Carlito e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0196/2015       Adilson Timóteo dos Santos

AUTORES     LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0197/2015       Carlos Antônio Marins

AUTORES     LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0198/2015       Antônio José Maciel

AUTORES     LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0199/2015       Nazali

AUTORES     LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0200/2015       Maria Marins Gonçalves

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0201/2015       Maria de Lourdes da Silva

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0202/2015       Benedito Francisco de Oliveira

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0203/2015       Arthur de Lanna Malta (Tuka)

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0204/2015       Helena de Magalhães Queiroz

AUTORES     OTAVIANO MARQUES DE AMORIM e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0205/2015       Valter Júnior Lima Santos

AUTORES     DAVID ANTÔNIO SANCHES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

REQUERIMENTOS – SOLICITAÇÃO

 

0019/2015       Ao Prefeito Municipal, Senhor Pedro Lucas Rodrigues, o envio à Câmara Municipal de cópia do projeto de iluminação do Parque Municipal do Mocambo.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

MOÇÕES DE APLAUSOS

 

0008/2015       À SenhoraLeosina Simão Soares em comemoração do “Dia das Mães”.

AUTOR          Vereador ITAMAR ANDRÉ DOS SANTOS.

 

0012/2015       À Senhora Rita de Cássia Gonçalves Ferreira em comemoração do “Dia das Mães”.

                               AUTOR          Vereador BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

 

                                0013/2015       À Senhora Ilda Pereira Cardoso em comemoração do “Dia das Mães”.

                                 AUTOR          Vereador JOSÉ OSMAR DE CASTRO – Guiguim

 

                                   0014/2015       À Senhora Isabel Rocha Dornelas em comemoração do “Dia das Mães”.

                                   AUTOR          Vereador David Antônio Sanches – David Balla

 

                                    0015/2015       À Senhora Iolanda Nunes Rosa Freitas em comemoração do “Dia das Mães”.

                                    AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

                                    0016/2015       À Senhora Beatriz Verneque dos Santos em comemoração do “Dia das Mães”.

                                   AUTOR          Vereador JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda

 

                                 0017/2015       À Senhora Vanusa Tavares de Sousa em comemoração do “Dia das Mães”.

                                  AUTOR          Vereador JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista

 

                                 0018/2015       À Senhora Amália Maria Pereira Rocha em comemoração do “Dia das Mães”.

                                AUTOR          Vereador JOÃO BOSCO DE CASTRO BORGES – Bosquinho

 

0019/2015       Ao Sargento BM Marcos Antônio Dias pelo expressivo serviço prestado à comunidade patense ao longo de sua carreira de bombeiro militar, especialmente pela idealização e desenvolvimento dos projetos sociais Bombeiro Mirim, Golfinho, Novos Horizontes e Bombeiro Sênior.

                               AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

                               0020/2015       À Senhora Rejane Maria Mendes em comemoração do “Dia das Mães”.

                                AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

                               0021/2015       À Senhora Valdete da Silva Vaz em comemoração do “Dia das Mães”.

                             AUTOR          Vereador-Presidente FRANCISCO CARLOS FRECHIANI

 

                                0022/2015       À Senhora Ana Braz de Sousa Faria em comemoração do “Dia das Mães”.

                               AUTOR          Vereador BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO

 

                              0023/2015       À Senhora Maria Francisca Silva, em comemoração do “Dia das Mães”.

                              AUTOR         Vereador JOSÉ CARLOS DA SILVA – Carlito

 

 

PRÓXIMA REUNIÃO ORDINÁRIA:

Dia 30 de abril de 2015, às 14 horas, no Plenário. 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa