Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Câmara Municipal presta homenagem do dia das mães

Durante reunião especial, 16 mães patenses foram agraciadas com os diplomas de moção de aplausos.

alt

A noite de 8 de maio foi especial na Câmara Municipal de Patos de Minas. O Plenário ficou lotado de familiares e amigos de 16 mães patenses, escolhidas pelos vereadores para receberem os diplomas de moção de aplausos em homenagem do dia das mães.  A honraria visa a dar cumprimento ao disposto na Resolução 283, de 14 de abril de 2014, de autoria do Vereador Lásaro Borges de Oliveira, sendo outorgada, anualmente, pelo Poder Legislativo no mês de maio.

Na oportunidade, o Poder Legislativo de Patos de Minas estava representado por seus vereadores e o Poder Executivo Municipal pela Secretária Municipal de Educação, Maria Helena de Oliveira Costa. Servidores, assessores e imprensa local também prestigiaram o evento.

O Presidente do Legislativo Patense, Vereador Francisco Carlos Frechiani, manifestou a sua satisfação em receber as ilustres presenças de tantas mães guerreiras e exemplares, frisando que a vontade da Câmara Municipal era prestar uma homenagem a todas as mães. Entretanto, como cada vereador poderia escolher apenas uma, o Presidente ressaltou que as mães ali homenageadas representavam todas as demais, de igual e tamanha relevância na vida familiar e social.

Após a leitura da síntese do currículo, cada mãe foi chamada à frente para receber a homenagem. São elas:

• AMÁLIA MARIA PEREIRA ROCHA DE ARAÚJO
  • ANA BRAZ DE SOUSA FARIA (DONA NITA)
  • BEATRIZ VERNEQUE DOS SANTOS
  • ELIZABET FERREIRA DE ALMEIDA
  • ERNESTINA ALVES PEREIRA (DONA TUQUE)
  • GENI CUNHA PEREIRA
  • ILDA PEREIRA CARDOSO
  • IOLANDA NUNES ROSA FREITAS
  • ISABEL ROCHA DORNELAS
  • LEOSINA SIMÃO SOARES
  • MARIA DE LOURDES RIBEIRO ROCHA
  • NATALÍCIA RODRIGUES MARTINS
  • REJANE MARIA MENDES
  • RITA DE CÁSSIA GONÇALVES FERREIRA
  • VALDETE DA SILVA VAZ
  • VANUSA TAVARES DE SOUSA

Na fase de pronunciamentos, discursou como representante das homenageadas a senhora Valdete da Silva Vaz. No primeiro momento, Valdete falou sobre as grandes responsabilidades na missão de ser mãe, como proteger e preservar a vida de alguém e fazer do lar um ambiente de compreensão, respeito, humildade e progresso. Para ela, ser mãe é uma dádiva de Deus, “é mais do que dar a luz, é mostrar a luz, a luz que conduz”. A homenageada manifestou, ainda, a sua satisfação em ter sido escolhida como uma das agraciadas da noite, o que, para Valdete, “muito engrandece, enobrece a alma, aumenta os compromissos e cobra mais responsabilidades”. Por fim, em nome de todas as demais homenageadas, agradeceu aos vereadores pela iniciativa e parabenizou as mães pelo seu dia, “com o desejo de que continuem sendo mulheres a exemplo da grande Mãe Maria Santíssima, mãe de Jesus, capazes de construir pontes de sabedoria, moral, retidão e humildade”.

Em nome da Câmara Municipal, falou o Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior. Num discurso sensível e extrovertido, o parlamentar enalteceu a magia e a grandeza que existe na figura de uma mãe, em todas as suas formas, nuances, situações e provações. “Com pouco ou muito estudo, nos faz compreender a vida, a grande faculdade da vida”, exaltou Braz Paulo. O Vereador aproveitou a oportunidade para agradecer a cada mãe por existir e por dedicar as suas vidas na condução de outras. Para ele, as mães merecem muito mais do que palmas e aplausos, “merecem nossos reconhecimentos e orações. Merecem um lugar bem quentinho dentro do coração do Pai do céu, porque foi de lá que as mães vieram”, finalizou o Vereador Braz Paulo.