Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

No Dia Nacional do Milho, Patos de Minas comemora 123 anos de cidade

Vinte e quatro anos depois da emancipação do Município (29 de fevereiro de 1868), Patos de Minas deixou de ser vila e ganhou o título de cidade (24 de maio de 1892).

A comemoração do dia 24 de maio, data do aniversário da cidade de Patos de Minas, desta vez teve um sabor especial: agora é oficialmente o Dia Nacional do Milho, graças à lei sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, a partir do Projeto de Lei de iniciativa do então Deputado Federal, Paulo Piau, hoje Prefeito da cidade de Uberaba.

A sessão cívica, cerimônia oficial do Município, foi realizada às 8 horas deste domingo na entrada do Palácio Dona Filomena de Macedo Melo, onde se localizava a sede da Prefeitura e onde atualmente funciona a Universidade Federal de Uberlândia. Ainda era bem cedo, quando o povo começou a se aglomerar no local.

Como tradicionalmente acontece todo ano, houve o hasteamento de bandeiras, execução de hinos e apresentação de número musical por alunos do ensino fundamental.

A Bandeira do Brasil foi hasteada ao som do Hino Nacional, executado pela Banda do 15º Batalhão de Polícia Militar, pelo Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Elhon Cruvinel Borges, que contou com o auxílio da Diretora da Casa da Cultura do Milho, Senhora Marialda Coury Martins. O hasteamento  da Bandeira de Minas Gerais ficou a cargo do Coronel Elias Perpétuo Saraiva, Comandante da 10ª Região de Polícia Militar; e o da Bandeira de Patos de Minas, sob a responsabilidade do Vereador Francisco Carlos Frechiani, Presidente do Poder Legislativo do Município.

O Sargento Jurandir Rosa, da Banda de Música do 15º BPM, cantou o Hino a Patos de Minas, histórica composição do Professor Zama Maciel e do Bispo Dom José André Coimbra. Não houve discurso.

Logo em seguida, os pedaços do gostoso bolo de aniversário da cidade, devidamente embalados e gelados, foram distribuídos ao público presente na praça pelos atiradores do Tiro de Guerra e servidores da Fundação Promam.

Às 9 horas, começou o Desfile Cívico, Militar e Estudantil que só foi encerrado ao meio-dia. Este ano, o público compareceu em grande número, ocupando toda a extensão da Avenida Getúlio Vargas.