Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Flyways é a nova empresa aérea a servir Patos de Minas

Segundo o presidente Pedro Paulo Valverde, a quantidade de voos e de aeronaves não será problema para a empresa, desde que haja demanda por parte dos usuários.

Depois de um longo período de reclamações acerca do serviço de transporte aéreo oferecido a Patos de Minas, surgiu uma nova opção: a Flyways Linhas Aéreas. O presidente da empresa, Pedro Paulo Valverde Pedrosa, esteve na cidade na terça-feira (3), ocasião em que visitou o Aeroporto Regional Pedro Pereira dos Santos e participou de um encontro de lideranças locais e regionais, na sede da Fiemg Regional Alto Paranaíba.

A iniciativa do encontro foi da Fiemg Regional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e da Flyways. Além de líderes empresariais, a reunião contou com as presenças dos prefeitos de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, e de Paracatu, Olavo Condé; do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Patrocínio, José Batista Neto; e do Secretário Executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar), José Ricardo de Melo.

Segundo informou o presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, João Batista Nunes Nogueira, durante recente encontro com o ex-presidente da Azul Linhas Aéreas e membro do Conselho de Administração, Pedro Janot, ficou claro que o posicionamento estratégico da Azul é a operação em mercado nacional interligando grandes centros, não se interessando em manter mais que um voo semanal para Patos. Dessa forma, foram realizados contatos com outras empresas visando a uma solução para o Município de Patos de Minas e região.

O presidente da Flyways ressaltou a necessidade do comprometimento de empresários e das entidades dos municípios vizinhos. Ele informou que irá operar com aeronaves ATR 72-500, com atuação no segmento de transporte aéreo regular de passageiros, carga e mala postal. Após avaliar as condições do Aeroporto Regional, esclareceu que será necessária a ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros, o que não impedirá a operação com três voos semanais para Belo Horizonte, com escala em Araxá, ainda em novembro.

Nesse sentido, o prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues, e o procurador do Município, Cláudio Henrique de Magalhães, informaram que o projeto de adequação do Aeroporto já está em processo de licitação, e que existe verba destinada pelo Governo Federal. Entretanto, o presidente da Flyways manifestou que a empresa irá iniciar a operação, antes mesmo dessas adequações.

A Flyways Linhas Aéreas conta no seu capital societário com empresários de Minas, Rio de Janeiro e África do Sul. O Presidente, Pedro Paulo Valverde, é mineiro de Belo Horizonte. A empresa inicia suas operações mantendo a base no aeroporto da Pampulha, na capital do Estado. O avião modelo ATR 72-500 tem capacidade para transportar até 74 passageiros.

Presente ao encontro, o Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Francisco Carlos Frechiani, indagou ao Presidente da Flyways sobre o que a cidade precisaria oferecer para ter a garantia de permanência do serviço da empresa. Pedro Paulo Valverde Pedrosa respondeu que “Patos precisa confiar na empresa, já que foi inserida na lista das primeiras 15 cidades mineiras a serem atendidas pela Flayways”.

O prefeito de Paracatu, Olavo Condé, solicitou aos diretores da Flyways que estudem a possibilidade de atender a região do Noroeste, estabelecendo uma conexão com aquela cidade.

Fotos: Arquivo da Fiemg Regional Alto Paranaíba.