Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Câmara Municipal agracia artistas regionais com o diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito”

Dezessete talentos foram homenageados por terem contribuído com a promoção da cultura no Município.

Dezessete personalidades de Patos de Minas e região foram agraciadas com o diploma de Mérito Cultural “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito”, durante sessão especial da Câmara Municipal de Patos de Minas, realizada na noite de quarta-feira (11/11), no Teatro Municipal “Leão de Formosa”.

Foi o primeiro ano de realização da honraria, criada pela Resolução nº 282, de 26 de novembro de 2013, originada de projeto de autoria do Vereador Lindomar Francisco Tavares. Ela tem por finalidade homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para a promoção da cultura no Município.

Num primeiro momento, o Presidente do Poder Legislativo de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani, acolheu a todos os presentes, cumprimentando-os e agradecendo pelas suas presenças. Ovacionou, ainda, Chiquito, “homem que conseguiu dar à sua existência um sentido de nobreza e utilidade” e saudou os 17 homenageados, caracterizando-os como “pessoas notáveis e artistas brilhantes, verdadeiros patrimônios da cultura patense”.

Segundo o Presidente Francisco Frechiani, “a cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza ímpares. Disseminá-la é perpetuar valores”. E finalizou falando da expectativa com relação à homenagem: “Esperamos, com esta honraria, cumprir com o nosso dever político e cidadão, de colaborar para o fomento da nossa cultura, valorizando os artistas locais”.

A solenidade foi marcada pela diversidade de culturas e talentos, a começar pelo  Hino Nacional e o Hino a Patos de Minas, que foram executados pelos integrantes do Conservatório Municipal “Galdina Corrêa da Costa Rodrigues”, a cantora Gabriela Letícia Morato e o acordeonista e atual diretor do Conservatório, Alino Dias – Maestro Soninho.

Depois, os filhos de Chiquito, poeta, violeiro, cantor e compositor sertanejo que dá nome a esta honraria, abrilhantaram ainda mais o evento promovendo um tributo ao seu pai, como forma de mostrar um pouco de sua cultura, como também de homenagear os demais agraciados da noite. Rosaura, ao som executado pelos irmãos Raul e Rubens, declamou o poema “Terra consagrada”, escrito por Chiquito no ano de 1985 em homenagem a Patos de Minas. Em seguida, “Raul e Rubão”, como são carinhosamente conhecidos, fizeram uma apresentação musical.

Na sequência, os diplomas foram entregues aos seguintes homenageados pelo respectivo Vereador-autor do decreto legislativo que concede o título:

HOMENAGEADO

Itamar André dos Santos

12.  Lucas Custódio Flor

Antônio Ferreira da Rocha

13.  Marialda de Amorim Coury Martins.

Francisco Carlos Frechiani

14.  Rodrigo Magela de Castro Borges

Braz Paulo de Oliveira Júnior

15.  Sebastião Vigário dos Santos

Valdir Reis de Jesus

16.  Vane Pimentel Matias

João Bosco de Castro Borges

17.  Willian Santos Neves

Otaviano Marques de Amorim

Na fase dos discursos oficiais, falou como representante do Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, que disse se sentir feliz por uma homenagem como esta, “voltada para o reconhecimento da cultura em Patos de Minas, que é um celeiro de artistas”. O Secretário parabenizou os homenageados e salientou que a Administração Municipal procura, nesta gestão, dar apoio intenso a todas as formas de cultura.

Em nome dos homenageados, falou o Senhor Geraldo Martins dos Santos - Zé Marreiro, que cumprimentou a todos, estendendo um abraço fraterno aos familiares do Chiquito e aos condecorados da noite. Manifestou-se honrado e agradecido à Câmara Municipal pela homenagem, compartilhando-a com todos os seus colegas de trabalho da Super Radiopatos. Zé Marreiro, que se classificou como dono de um coração de caboclo, cumprimentou, de forma especial, os homenageados, que, segundo ele, se destacaram e contribuíram para a cultura no Município cada um do seu jeito, e o Vereador Lindomar Tavares, que de forma carinhosa lhe concedeu o diploma.

Concluindo a fase de pronunciamentos, discursou como orador oficial da Câmara Municipal, o Vereador Lindomar Francisco Tavares. O Parlamentar expressou a sua felicidade por consolidar uma homenagem que valoriza artistas locais e regionais, honraria essa que, segundo o Vereador, teve repercussão bastante positiva na sociedade. Falou das diversas homenagens concedidas pela Câmara Municipal, dizendo que todas são de grande importância, todavia, a classe cultural se faz merecedora desta exclusividade, “uma vez que vivemos num verdadeiro berço da arte e da cultura, nas suas mais variadas manifestações, por isso o Diploma de Mérito Cultural possui alta relevância”, ressaltou Lindomar.

O Vereador Lindomar Tavares explicou que a escolha do nome que intitula a homenagem “Francisco Melgaço de Faria – Chiquito” foi formada em razão da grande admiração que tem pelo artista, tendo, inclusive, vivenciado bons momentos ao seu lado. Mencionou, também, a estima e a consideração que tem por seu homenageado Zé Marreiro, “um verdadeiro diamante da nossa cultura, amigo e artista”, finalizou.