Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

SÍNTESE DA 2ª REUNIÃO DO 11º PERÍODO ORDINÁRIO DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA – DIA 19  DE NOVEMBRO DE 2015 – 14 HORAS – PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL – RUA JOSÉ DE SANTANA, 506 – 3º ANDAR.

1ª PARTE – EXPEDIENTE – Duração: 1 hora – Art. 72, § 1º – REGIMENTO INTERNO

* Chamada inicial:Todos os 17 Vereadores presentes.

* Oração: Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar.

* Tribuna Livre;

* Oradores Inscritos;

*Apresentação, sem discussão, de proposições;

 

2ª PARTE – ORDEM DO DIA – Duração: 2 horas – Art. 72, § 2º -  REGIMENTO INTERNO

* Discussão e votação de projetos e demais proposições em pauta, com duração de 1 (uma) hora;

* Comunicações dos Vereadores;

* Leitura e despacho de correspondências;

* Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior (obs.: a leitura da ata da reunião anterior poderá ser dispensada pelo Plenário, caso o seu conteúdo tenha sido disponibilizado aos parlamentares, conforme art. 75, § 4º do Regimento Interno).

* Ordem do dia da reunião seguinte;

* Chamada final.                           

 

  • ENTREGA DE MOÇÕES DE APLAUSOS049 e 050/2015

* AosSubtenentes de CavalariaAdilson Lencina Bertim e Luiz Eduardo de Lima da Rosa pelos trabalhosprestados no Tiro de Guerra 04-013 de Patos de Minas.

AUTORIA DO LEGISLATIVO MUNICIPAL

A entrega se deu nesta data em face da impossibilidade da presença desses homenageados, por motivo de transferência para outra cidade, na sessão especial para entrega dos diplomas de Moção de Aplausos, que será realizada no dia 1º de dezembro do corrente ano. Por oportuno, o Presidente da Câmara, Vereador Francisco Carlos Frechiani, bem como a Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, teceram cumprimentos aos agraciados pelo profícuo e notável trabalho desenvolvido em Patos de Minas e por, assim, deixarem nesta cidade, um legado de civismo e patriotismo.

 

  • ORADOR INSCRITO: JOSÉ OSMAR DE CASTRO – Guiguim

ASSUNTO: Estradas rurais.

 

Como orador inscrito, o Vereador José Osmar de Castro (Guiguim) usou a tribuna, fazendo um protesto quanto ao estado de calamidade em que se encontram as estradas, e, por conseguinte, cobrando providências por parte da Administração Municipal.

O Parlamentar ressaltou que, desde o início do mandato, é muito grande a sua preocupação com relação às estradas rurais, preocupação essa que agora só aumenta, pois, com a chegada das chuvas, a situação se agrava cada vez mais.

Segundo o Vereador Guiguim, devido ao estado crítico das estradas, os direitos de ir e vir, de saúde, de educação e de segurança estão sendo prejudicados, obrigando muitas vezes os próprios moradores a arcarem com despesas de máquinas e cascalho, e a realizarem a manutenção das estradas por conta própria.

“O estado de calamidade das estradas com certeza vai prejudicar o atendimento de 14.500  pacientes atendidos pelo PSF rural, bem como o mesmo número de pessoas quanto a segurança pública. Já, quanto à educação, 328 alunos que vem da zona rural para estudar em Patos e mais 1.964 que estudam nas comunidades rurais ficaram sem o transporte escolar”, lamentou o Parlamentar. 

Além disso, José Osmar mencionou que também ficam lesados os transportes de produtos agrícolas na região, como leite, bovinos, suínos, café, verduras, frutas e aves, prejudicando toda a produção rural.

Outra preocupação do Vereador se refere ao maquinário da Administração Municipal, uma vez que, de acordo com Guiguim, “os equipamentos que o Município possui não oferecem as condições necessárias para fazer serviços de terraplanagem e outros correlatos”.

Ao final, o Vereador apresentou, por meio de slides, um relatório fotográfico da situação de calamidade pública de algumas das estradas rurais, que compõe cerca de 8.000 quilômetros. Citou várias localidades que se encontram em situação precária, apresentando os pontos críticos de cada uma, tais como a região da comunidade de Lanhosos; a estrada de Contendas para fazenda Iraci; a estrada de Vieiras – fazenda do Agrocerrado; Santo Antônio das Minas Vermelhas a Alagoas; Estrada da Mata da Guariroba a Alagoas; Curraleiro, Capela das Posses e Porto das Posses; Estrada da Capela sentido Bebedouro; Posses do Chumbo sentido Indaiazinho; entre outras.

 

  •  TRIBUNA LIVRE:  MAYKON DAMIÃO DE SOUZA -  Secretário do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra OAB - MG

ASSUNTO: Leis, políticas públicas e ações afirmativas para a implantação da Igualdade Racial no Alto Paranaíba.

Maykon Damião de Souza, Secretário do Conselho Municipal de Igualdade Racial e Membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra OAB – MG, fez uso da tribuna livre com o intuito de abordar as leis, as políticas públicas e as ações afirmativas para a implantação da Igualdade Racial no Alto Paranaíba.

Maykon inicialmente explicou que a Comissão da Verdade da Escravidão Negra tem a finalidade de constatar, averiguar e apurar os crimes cometidos contra a igualdade racial, ressaltando a luta incansável, apoiada pela Confederação Nacional Quilombola – CONFAQ, Associação dos Remanescentes Quilombolas dos Quilombos das Famílias Teodoro de Oliveira e Ventura – ARQTOV ARQUITOV e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) para a preservação da cultura das comunidades quilombolas.

Na sequência, exibiu um documentário em que se constata a existência de quilombos na região Oeste e Centro-Oeste de Minas Gerais, bem como mostra visitas por uma caravana às cidades de Oliveira, São Gotardo, Ibiá, Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza, com a finalidade de verificar a execução das leis, políticas públicas e ações afirmativas relativas à Igualdade Racial, cidades essas nas quais se constatou poucos avanços com relação à finalidade proposta.

Finalizando, o Secretário do Conselho agradeceu a Câmara Municipal pelo apoio e solicitou à Casa Legislativa um respaldo aos quilombolas, mediante a elaboração e aprovação de leis em prol dessas comunidades, e, por oportuno, utilizou a tribuna da Câmara para prestar homenagem, com a Medalha “Honra ao Mérito – Zumbi”, aos representantes da raça negra, àqueles que lutam pela igualdade racial e aos Vereadores que trabalham e lutam em prol da causa.

Ao encerrar a sua participação na reunião da Câmara, MayKon Damião convidou a todos para participarem da programação comemorativa do Dia Nacional da Consciência Negra. Por sua vez, o Vereador Valdir Reis de Jesus cumprimentou a todos pela luta em prol das comunidades quilombolas e o Vereador Otaviano Marques de Amorim ressaltou o seu apoio à causa, rememorando que ele é o autor do projeto de lei que originou a Lei nº 5.034/2001, a qual “institui o dia da Consciência Negra no município de Patos de Minas”, celebrado em 20 de novembro.

 

PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA DISCUSSÃO EM 1º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DA CONSTITUCIONALIDADE, LEGALIDADE E REGIMENTALIDADE DAS PROPOSIÇÕES).

 

4219/2015       Autoriza a ligação de água independente de nova ligação de esgoto nas condições que menciona.

AUTOR          ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

RELATOR    do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques – Aprovado por 16 votos (com Emenda de Redação).

Obs.O autor justifica que opresente projeto visa a proteger o interesse público, evitando-se a danificação desnecessária das vias públicas, provocadas com o corte no asfalto, para realização de ligação de esgoto no caso de ligação de água, notadamente naqueles imóveis já edificados quando da celebração do Contrato de Programa com a COPASA, em dezembro de 2008.

Isso porque, na maioria dos casos, não há qualquer necessidade de nova ligação de esgoto, pois a rede existente é suficiente ao atendimento dos imóveis e do interesse público.

 

 

4235/2015       Inclui o Festival “Só no Tira-Gosto” no calendário oficial de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e dá outras providências.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL

RELATOR     do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Lindomar Tavares – Aprovado por 16 votos.

Obs: O autor apresenta a seguinte justificativa:

O“Festival Só no Tira-Gosto” foi criado com o objetivo de valorizar a gastronomia popular, como fato cultural de grande importância, bem como oferecer ao público a degustação de pratos usualmente servidos nos restaurantes e bares da cidade, atraindo não apenas os consumidores habituais, mas, principalmente novos clientes, estimulando o comércio e a renda dos estabelecimentos inscritos.

 Dessa forma, fortalecer a gastronomia local, incentivar o desenvolvimento do turismo local e disseminar conhecimentos de manipulação higiênica dos alimentos, técnicas de gestão e de bom atendimento das pequenas empresas de alimentação, fomentando o seu crescimento e engrandecendo a economia do Município.

 Pelo exposto acima, e tendo em vista o sucesso alcançado nas edições anteriores do Festival, tem-se a necessidade de sua inclusão no calendário oficial de eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.”

 

4236/2015       Altera os §§ 1º e 3º da Lei nº 7056, de 12 de janeiro de 2015, ao tempo em que autoriza a suplementação de crédito e reduz o valor da dotação orçamentária que menciona.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL

RELATOR     do Parecer da CLJR* sobre o Projeto, Vereador Bartolomeu Ferreira – Aprovado por 16 votos (com Emenda de Redação).

Obs: O autor justifica dessa forma:

 “Tendo vista os erros materiais existentes na Lei nº 7.182, de 6 de novembro de 2015, faz se necessária à sua revogação e edição de uma nova lei visando a sanar os erros existentes.

Conforme justificativa apresentada anteriormente, a alteração se faz necessária para auxílio e custeio das obras de melhoria do Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.

 A referida entidade presta assistência continua, 24 (vinte e quatro) horas por dia, a 12 (doze) idosas, e, para continuar mantendo a unidade em funcionamento, é necessária a adequação às normas de vigilância sanitária”.

 

 

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

 

652/2015         Altera as Leis Complementares nos 271, de 1º de novembro de 2006, e 320, de 31 de dezembro de 2008, modificando o perímetro urbano da sede do Município de Patos de Minas.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL

RELATOR     do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques (Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação - CLJR).

Obs: O autor justifica queo projeto epigrafado visa a orientar, de forma racional, o desenvolvimento da cidade, iniciativa adotada com intuito de nortear o processo de crescimento da sede do município, preparando-o para, progressivamente, expandir a área de ocupação urbana e fomentar o desenvolvimento comercial em áreas periféricas”, salientandoque“o entorno da área acrescida já se encontra densamente povoado”.

A área corresponde a 16,50 (dezesseis hectares e cinquenta ares) e se encontra na Fazenda Estreito e Aragão.

                       

 

PROJETO DE RESOLUÇÃO

 

293/2015         Cria a Medalha de Mérito da Sáude “Dr. Antônio Vieira Caixeta” a ser outorgada pela Câmara Municipal de Patos de Minas.

AUTOR          LEGISLATIVO PATENSE – Aprovado por 16 votos (Após ser aprovado em 1º turno, o referido projeto seguiu para a Comissão Especial formada pelos Vereadores João Bosco de Castro Borges – Bosquinho, José Lucilo da Silva Júlio – Duda e José Carlos da Silva – Carlito).

RELATOR    do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Lindomar Tavares

 

 

VETO INTEGRAL À PROPOSIÇÃO DE LEI Nº 1363/2015

Dispõe sobre a reserva de vagas em creches para crianças em idade compatível, cujas mães tenham sido vítimas de violência física ou sexual.

AUTOR DO PROJETO: ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa (Retido na Comissão Especial formada pelos Vereadores Edimê Erlinda de Lima Avelar, José Lucilo da Silva Júlio – Duda e João Batista Gonçalves – Cabo Batista).

 

 

VETO INTEGRAL À PROPOSIÇÃO DE LEI Nº 1369/2015

Denomina Joaquim de Paulo e Silva a nova rua até então denominada Avenida Tomaz de Aquino, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima.            

AUTOR DO PROJETO: ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa (Retido na Comissão Especial formada pelos Vereadores Bartolomeu Ferreira Ribeiro, Braz Paulo de Oliveira Júnior e Vicente de Paula Sousa).

 

 

PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO: - Todos aprovados por 15 votos, tendo o Vereador José Carlos da Silva – Carlito assumido a Presidência da reunião pela ausência justificada do Vereador-Presidente Francisco Carlos Frechiani.

 

824/2015         Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” ao estudante Arthur Anderson Silva.         

AUTORA       EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

825/2015         Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” ao estudante Iago Dornas Xavier.

AUTOR          VICENTE DE PAULA SOUSA

 

826/2015         Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” à estudante Juciara Teles da Cruz.

AUTOR          ITAMAR ANDRÉ DOS SANTOS

 

827/2015         Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” ao estudante Guilherme Oliveira Rocha.

AUTOR          OTAVIANO MARQUES DE AMORIM

 

828/2015         Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” ao estudante Mateus Souza Abreu.

AUTOR          BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

 

829/2015     Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” ao estudante Otávio Amorim Costa.

                              AUTOR          FRACISCO CARLOS FRECHIANI

 

830/2015     Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” à estudante Estela Natali Soares.

                              AUTOR          JOSÉ CARLOS DA SILVA – Carlito

 

831/2015     Concede o Diploma de Mérito Estudantil “Professor Renê de Deus Vieira” à        estudante Gabriela Oliveira Máximo.

 

 

PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA VOTAÇÃO EM 2º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉRITO DAS PROPOSIÇÕES).

OBS. A Comissão de Mérito é aquela que examina determinada proposição sob o ponto de vista exclusivamente de conveniência e oportunidade técnico-política de sua aprovação ou rejeição, isto é, se o projeto é bom ou ruim ao interesse público.

 

4179/2015       Institui, no Município de Patos de Minas, a Feira da Bondade e a Semana  Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

                               AUTOR          BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO – Aprovado por 15 votos, com Emenda Modificativa.     

 

4206/2015       Autoriza a doação de imóvel à União com destinação ao Ministério Público Federal – MPF.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos, com Emenda de Redação.

OBS:  Trata-se de imóvel localizado na Avenida Lucy Mesquita de Araújo, esquina com Rua Vereador Antônio Tolentino Caixeta, fundos com a Rua Euclides Gonçalves de Brito, constituído do lote A da quadra 108, com área de 2.994,99 m² (dois mil, novecentos e noventa e quatro metros e noventa e nove centímetros), medindo 23,00 metros de frente, para a Avenida Lucy Mesquita de Araújo, 56,68 metros pelo flanco direito confrontando com a Rua Vereador Antônio Tolentino Caixeta, 89,20 metros pelo flanco esquerdo confrontando com o lote B e 69,57 metros de fundo confrontando com a Rua Euclides Gonçalves de Brito, registrado no Cartório de Registro de Imóveis sob o número 4/17.800.

            Na mensagem de encaminhamento do Projeto, o autor explica que“a doação se destina ao Ministério Público Federal – MPF, para construção da nova sede da Procuradoria da República no Município”, argumentando que tal “doação trará incontáveis benefícios ao município, uma vez que a nova instalação da Procuradoria Federal visa ao melhor funcionamento do órgão, e atendimento à população”.

 

4208/2015       Autoriza a doação de imóvel à União com destinação ao Tribunal Regional Federal – TRF.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos, com Emenda Modificativa.

Obs. Na mensagem de encaminhamento do Projeto, o autor apresenta a seguinte justificativa:

A doação em epígrafe tem como objetivo a instalação de sede própria para a Justiça Federal – Subseção Judiciária de Patos de Minas.

 Destaca-se que a Justiça Federal, além de atuar nas causas criminais próprias de sua competência, julga feitos de natureza previdenciária, tema de grande interesse dos jurisdicionados de Patos de Minas e dezesseis outros municípios que estão contidos na área de competência da Justiça Federal sediada em Patos de Minas.

 Dessa forma, a construção da sede própria da Justiça Federal tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social de Patos de Minas e região.

 

4228/2015       Revoga a Lei nº 5.944, de 10 de dezembro de 2007, que autoriza a doação de terreno à Casa de Promoção Humana e dá outras providências.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Obs: O autor justifica assim: “OProjeto de Lei em epígrafe tem como objetivo a revogação da referida Lei de doação, uma vez que a entidade beneficiada pela doação não cumpriu os requisitos previstos no art. 3º da Lei de doação, bem como não manifestou interesse de aquisição do imóvel. Dessa forma, é necessária a revogação da Lei de doação com vista à melhor destinação do imóvel.”

 

4236/2015       Altera os §§ 1º e 3º da Lei nº 7056, de 12 de janeiro de 2015, ao tempo em que autoriza a suplementação de crédito e reduz o valor da dotação orçamentária que menciona.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos (com Emenda de Redação) Nota: O Vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro solicitou a dispensa de interstícios para votação do Projeto em 2º turno, no que foi atendido. O Projeto 4236/2015 foi aprovado em 2º turno por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CLJR* sobre o Projeto, Vereador Bartolomeu Ferreira

 

 

PAUTA DE INDICAÇÕES, MOÇÕES E REQUERIMENTOS: - Todos aprovados por 15 votos, exceto a Indicação nº 0555, que ficou sob vista do Vereador Lásaro Borges de Oliveira.

 

De acordo com o Regimento Interno (Resolução 289/2015):

 

Art. 118.  Indicação é a proposição por meio da qual o Vereador sugere às autoridades competentes medidas de interesse público, respeitadas, em qualquer hipótese, as funções e competências constitucionais e legais.

 

Art. 119.  Moção é a proposição em que é sugerida a manifestação política da Câmara sobre determinado assunto, reivindicando providências, aplaudindo, congratulando, hipotecando solidariedade ou apoio, manifestando pesar, apelando, protestando ou repudiando.

 

Art. 120.  Requerimento é a proposição dirigida por qualquer Vereador, Comissão, Bancada Partidária ou Bloco Parlamentar, ao Presidente ou à Mesa, sobre matéria de competência da Câmara.

 

 

INDICAÇÕES

 

Nº/AUTOR                    ASSUNTO

0545/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, para a implantação de um redutor de velocidade (lombada), bem como de sua respectiva sinalização vertical e horizontal, na Avenida Angra dos Reis, nas proximidades do cruzamento com a Rua D, no Bairro Residencial Sorriso 4, deste Município.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0546/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, para a implantação de um redutor de velocidade (lombada), bem como de sua respectiva sinalização vertical e horizontal, na Rua D, nas proximidades do cruzamento com a Avenida Angra dos Reis, no Bairro Residencial Sorriso 4, neste Município.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0547/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Diretor de Trânsito e Transportes, para a implantação de sinalização horizontal de parada obrigatória (PARE) na Rua Maria da Mata Cambraia, no cruzamento com a Rua Adelino Pains Pamplona, no Bairro Boa Vista, neste Município.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0548/2015       Ao Deputado Federal Lincoln Diniz Portela, solicitando adotar medidas necessárias, junto aos respectivos Órgãos Federais, visando à destinação de recursos para a reforma e revitalização das praças do Município de Patos de Minas.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0549/2015       Ao Deputado Federal Lincoln Diniz Portela, solicitando adotar medidas necessárias, junto aos respectivos Órgãos Federais, visando à destinação de recursos para a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas.

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

 

0550/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de quebra-molasem toda extensãodaRua Jaime Ramos, especialmente em frente ao número 376, no Bairro Aurélio Caixeta.

AUTOR          Vereador VALDIR REIS DE JESUS

 

0551/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a disponibilização de uma sede para o projeto Renascer, que atualmente está funcionando em salas emprestadas pelo SESI do Bairro Sebastião Amorim.

AUTOR          Vereador VALDIR REIS DE JESUS

 

0552/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a realização de melhorias na iluminação pública da Avenida João Marques de Queiroz, entre a Travessa Prata e o Supermercado Dois Irmãos, no Bairro Jardim Esperança.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0553/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura,para a realização dereparos no bueiro da Rua dos Caiçaras, esquina com a Rua João Eustáquio Borges,no Bairro Caramuru.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

0554/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, visando à aquisição e disponibilização de materiais esportivos para a Associação de Moradores do Bairro Alvorada - coordenadora da utilização da quadra poliesportiva, cuja cobertura foi recém-concluída.

AUTOR          Vereador LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA

 

0555/2015       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias,junto ao Governador e Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, ao Deputado Estadual Dr. Hely Tarquínioeà Presidente da Copasa, visando àinstalação da Regional da Copasa na cidade de Patos de Minas.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

 

MOÇÕES DE APLAUSOS

 

057/2015         Ao Pastor Lázaro Marques dos Reis pelo expressivo trabalho social e evangelizador prestado à comunidade patense.

                             AUTOR          Vereador VICENTE DE PAULA SOUSA

 

058/2015         Ao Senhor Antônio Vasconcellos Nascimento Júnior pelos brilhantes serviços prestados à sociedade patense, como Diretor Executivo do SENAC Patos de Minas.

                               AUTOR          Vereador BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

 

059/2015         Ao empresário Jonas Resende pelo empreendedorismo no ramo de marmoraria, contribuindo para o desenvolvimento do município de Patos de Minas.

 AUTOR        Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

060/2015         À professora Eunir Alves Moreira de Faria pelo trabalho social realizado em prol daqueles que não tiveram oportunidade de serem alfabetizados em idade própria.

                               AUTOR          Vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista

 

061/2015         Ao educador Humberto Corrêa Santospela significativa contribuição para a expansão do conhecimento na área educacional.

                              AUTOR          Vereador JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO - Duda

 

062/2015         À Senhora Liamar Silva Matias pelo trabalho social desenvolvido à frente do Coral Infantil da Paróquia São Benedito.

                                AUTOR          Vereador ITAMAR ANDRÉ DOS SANTOS

 

063/2015         À Base Comunitária Móvel da 156ª Cia PMMGpelos relevantes serviços prestados à comunidade patense.

                                AUTOR          Vereador JOSÉ OSMAR DE CASTRO - Guiguim

 

064/2015         AoConselho Comunitário Pastoral - CCP do Bairro Santa Luziapela manutenção de vários projetos que proporcionam cultura, educação, saúde e entretenimento às crianças beneficiadas.

                                AUTOR          Vereador DAVID ANTÔNIO SANCHES - David Balla

 

065/2015         À Pastoral da Saúde da Catedral de Santo Antônio pelo expressivo serviço evangelizador e social prestado à comunidade patense.

                               AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

066/2015         Aos alunos doProjeto UNIPAM Sênior pela reinserção nas atividades educacionais e busca de aprimoramento para a completa integração no mundo globalizado e tecnológico da atualidade.

                              AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

 

067/2015        Ao Dr. Roberto Sávio Soarespela excelência profissional no exercício da medicina em Patos de Minas.

                               AUTOR          Vereador BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

 

068/2015         Ao Senhor Guilherme Abdo Souza Castro pelos expressivos trabalhos voluntários desenvolvidos em Patos de Minas.

                               AUTOR          Vereador VALDIR REIS DE JESUS

           

 

REQUERIMENTOS – SOLICITAÇÃO

 

067/2015         Ao Plenário, solicitando as dispensas das diligências solicitadas ao Conselho Municipal de Política Urbana - COMPUR, por meio dos Ofícios nº. 13/0114, de 9/2/2015, nº 13/0239, de 18/3/2015 e 13/0421, de 27/5/2015, no âmbito dos Projetos de Leis Complementares 631 e 640 de 2015, de minha autoria, porquanto já transcorreu tempo hábil e razoável, sem qualquer manifestação do referido Conselho.

                              AUTOR          Vereador VICENTE DE PAULA SOUSA

 

 

 

REQUERIMENTOS – VOTOS DE PESAR

 

                               0542/2015       João Carlos Rodrigues

AUTORES     Vereadores LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0543/2015       José Hailton de Oliveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0544/2015       Belcholina Dias de Oliveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0545/2015       Lourdes Pereira da Silveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0546/2015       Ana Francisca de Jesus

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0547/2015       Maria Inácio de Oliveira Silva

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0548/2015       Maria Rodrigues Guimarães

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO - Duda.

 

0549/2015       Maria Leandra Teixeira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0550/2015       Urbano Augusto Queiroz

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0551/2015       Joana Moreira de Lima

AUTORES     Vereadores EDIMÊ ERLINDA DE LIMA e LÁSARO BORGS OLIVEIRA

 

0552/2015       Leopoldo Maria Pereira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA.

 

0553/2015       Vanildo Soares Moreira

AUTORES     Vereadores LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda.

 

0554/2015       Balthazar de Oliveira Dias

AUTORES     LEGISLATIVO PATENSE

 

 

Próxima Reunião Ordinária:

Dia 26 de novembro de 2015, às 14 horas, no Plenário.

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa