Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Serviço da Copasa em Patos de Minas é novamente questionado em Audiência Pública

Conforme fora previamente anunciado, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) realizou mais uma Audiência Pública para discutir os serviços prestados pela Copasa ao Município de Patos de Minas.

 

A Audiência Pública, realizada no Plenário da Câmara Municipal, nesta terça-feira (19), teve como justificativa o não cumprimento dos compromissos assumidos pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com o Município de Patos de Minas, durante a Audiência Pública convocada pelo próprio Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) em 26 de agosto de 2014. A condução dos trabalhos coube ao Presidente do Codema, Ivanildo Alves Zica.

Zica explicou que os conselheiros idealizaram a reunião pensando numa discussão franca e aberta, na qual a população pudesse se manifestar com base nos documentos solicitados à direção da empresa. Os poderes constituídos também foram convidados a participar, bem como as associações, entidades de classe e diversos outros segmentos representativos da sociedade.

Os principais pontos questionados durante a reunião foram: o descumprimento do contrato assinado com o Município em 2008, que previa a construção da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE até 2012, o que ainda não se confirmou; a poluição ambiental, inclusive de córregos, esgotos a céu aberto e a contaminação do Rio Paranaíba; a cobrança da taxa de esgoto que vem sendo realizada desde então; os serviços mal executados de manutenção da rede; a falta de fiscalização eficiente por parte da Administração Municipal como contratante dos serviços da concessionária; e o tratamento da água utilizada pela população das comunidades rurais.

Visando a subsidiar a discussão durante a audiência, o Codema solicitou, com a devida antecedência, o envio de alguns documentos para prévia análise dos conselheiros: convênio e contrato celebrados entre o Estado e o Município com todas as alterações e modificações; projetos de engenharia civil referentes à ETE, às estações elevatórias e aos interceptores; ordens de serviços; diários de obras; licenças ambientais e documentos de arrecadação referentes à cobrança da taxa de esgoto no Município; dentre outros

Alegando observância de cláusulas contratuais, a gerência da Copasa em Patos de Minas informou apenas sobre as licenças ambientais. No que tange aos demais pontos questionados, segundo o Gerente do Distrito Regional de Patos de Minas, Saulo de Lima Bernardes, eles somente seriam informados a partir de solicitação do Município.

O público presente foi composto principalmente por funcionários do escritório local da Copasa. Cinco cidadãos usaram a tribuna. Outros questionamentos foram feitos por Vereadores presentes à reunião, os quais reclamaram da demora na solução dos problemas que afligem e oneram a população. O Legislativo Municipal, que apoiou a iniciativa do Codema, esteve representado pela Vereadora Edimê Avelar e pelos Vereadores José Lucilo (Duda), Francisco Frechiani, Antônio Ferreira (Tonhão da Copasa), João Batista (Cabo Batista) e Lindomar Tavares.

Diversos conselheiros do Codema compareceram à audiência para participar dos debates. Para Ivanildo Alves Zica, o público poderia ter sido maior. Quanto aos questionamentos, ele considerou que, mais uma vez, a direção da Copasa não foi convincente nas justificativas apresentadas. “Ainda assim, achamos que o contrato entre a Copasa e o Município deveria ser cancelado e o serviço absorvido pelo Município, apesar das dificuldades do momento. Outra coisa, pelo ritmo dos trabalhos da Copasa, dificilmente a ETE ficará pronta este ano. Aliás, o funcionamento total da estação só deverá acontecer lá pelo ano de 2023”, destacou o Presidente do Codema de Patos de Minas.

Como encaminhamento, o Codema vai, segundo Ivanildo Zica, conversar com o chefe do Executivo Municipal, exigir mais fiscalização sobre o cumprimento do contrato e, de novo, encaminhar um relatório ao Ministério Público solicitando novas medidas em favor da população de Patos de Minas.

Vale acrescentar a ampla cobertura dada pela imprensa local e a documentação em áudio e vídeo da Audiência Pública, de posse do Codema.

 

Autor: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06
foto07
foto07 foto07
foto08
foto08 foto08
foto09
foto09 foto09
foto10
foto10 foto10

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa