Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

SÍNTESE DA 1ª REUNIÃO DO 5º PERÍODO ORDINÁRIO DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA – DIA 5 DE MAIO DE 2016 – 14 HORAS – PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL – RUA JOSÉ DE SANTANA, 506 – 3º ANDAR.

1ª PARTE – EXPEDIENTE – Duração: 1 hora – Art. 72, § 1º – REGIMENTO INTERNO

* Chamada inicial: 16 Vereadores presentes, ausência justificada do Vereador José Carlos da Silva (Carlito).

* Oração: Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, acompanhada pelos presentes.

* Tribuna livre (15 minutos, prorrogável por mais 5 minutos);

* Oradores inscritos (15 minutos, prorrogável por mais 10 minutos);

* Apresentação, sem discussão, de proposições;

 

2ª PARTE – ORDEM DO DIA – Duração: 2 horas – Art. 72, § 2º -  REGIMENTO INTERNO

* Discussão e votação de projetos e demais proposições em pauta, com duração de 1 (uma) hora;

* Comunicações dos Vereadores (até 5 minutos para cada Vereador);

* Leitura e despacho de correspondências;

* Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior (obs.: a leitura da ata da reunião anterior poderá ser dispensada pelo Plenário, caso o seu conteúdo tenha sido disponibilizado aos parlamentares, conforme art. 75, § 4º do Regimento Interno).

* Ordem do dia da reunião seguinte;

* Chamada final.                           

 

 

* ORADOR INSCRITO: BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR

ASSUNTO: Leis, políticas públicas e ações afirmativas voltadas ao Município de Patos de Minas 2013/2016.

 

O Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior inscreveu-se como orador para prestar contas do seu trabalho parlamentar, especialmente das principais ações oriundas do seu Gabinete. O Vereador esclareceu que permanece no mesmo partido político há anos, o Partido Humanista da Solidariedade – PHS, legenda que, segundo ele, “se identifica e acolhe os seus propósitos”.

Dentre as atividades citadas pelo Vereador Braz, destacam-se várias ações voltadas à restauração do Memorial ao Homem do Campo, como o envio de ofícios ao Prefeito Municipal solicitando providências e o acompanhamento de diversas reuniões do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Patos de Minas, colocando sempre em pauta a necessidade da restauração. Além disso, o Vereador fez questão de reforçar que vem atuando constantemente no que diz respeito à conservação e restauração de outros monumentos históricos de Patos de Minas, que, de acordo com ele, “continuam em um estado lamentável”.

Braz Paulo também afirmou que vem acompanhando a execução da obra da construção do canil e gatil, objeto de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais e o Município de Patos de Minas, a qual, segundo laudo da engenharia, está 93% concluída.

O Parlamentar aproveitou para agradecer a Vereadora Edimê Avelar pela oportunidade de aceitar a sua colaboração na Audiência Pública a ser realizada no dia 10 de maio, às 19 horas, no plenário, que discutirá a incidência de estupros contra mulheres em Patos de Minas, tema que o Vereador considera de extrema relevância e urgência.

Braz Paulo falou, ainda, da sua contribuição contra as queimadas na região, por meio da apresentação do Projeto de Lei n° 4200/2015, de sua autoria, transformado na Lei 7172/2015, que institui em Patos de Minas a Campanha de Conscientização contra Queimadas. “Esperamos que essa Lei não caia no esquecimento como muitas outras que foram aprovadas na Câmara, mas nunca foram colocadas em prática. O problema das queimadas é sério e causa danos reais a saúde dos munícipes, além de prejuízos e sujeira à cidade”.

Sobre a ponte do Rio Paranaíba, o Vereador esclareceu que ela é tombada desde o ano 2000 e nunca passou por uma restauração completa, apresentando inúmeras rachaduras. Por se tratar da única saída para a região Noroeste de Patos de Minas e possuir um grande fluxo de veículos, Braz Paulo assegurou que vem movendo esforços para a solução do problema. Disse que solicitou um laudo de engenheiros constatando a real situação da ponte, mas que, até o momento, nada foi feito, e contou que a Prefeitura Municipal lamentou não ter pessoal para fazer a vistoria. Além disso, tornou público a existência de um processo na Prefeitura, nº 19224/2013, que apresenta um projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba, porém, o projeto encontra-se parado, pois se confrontou com o tombamento ali existente.

Ao final, fez alguns agradecimentos especiais a cidadãos e autoridades que tanto têm contribuído para a efetivação do seu trabalho como Vereador. 

 

 

*TRIBUNA LIVRE: MURILLO RICARDO SILVA CANELLA - Estagiário do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

ASSUNTO: Apresentação da “Campanha Mar de Lama Nunca Mais”.

 

O Estagiário do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e estudante de Direito do 9º período, Murillo Ricardo Silva Canella, fez uso da tribuna livre para apresentar um importante projeto de lei de iniciativa popular, que estabelece normas de segurança para as barragens de rejeitos de mineração de Minas Gerais, bem como para conclamar a todos para aderirem à iniciativa, por meio de suas assinaturas.

Murillo explicou que a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), diante da tragédia ocorrida em Mariana, onde muitas pessoas perderam as vidas e o meio ambiente foi drasticamente devastado, está propondo um Projeto de Lei que garanta a efetiva segurança das barragens destinadas à disposição final ou temporária de rejeitos de mineração no Estado.

Segundo o Estagiário do Ministério Público, a proposta estabelece, entre várias outras medidas que visam à maior proteção do meio ambiente e de toda a sociedade, maior rigor no cumprimento das normas ambientais; participação popular efetiva no licenciamento ambiental; prioridade absoluta das ações de prevenção e fiscalização, caução como garantia de recuperação socioambiental; proibição de implantação de novas barragens em áreas de risco a vidas humanas; necessidade de realização de auditorias técnicas de segurança; estímulo à extinção de barragens; e transparência das informações relacionadas à segurança.

Para tanto, Murillo pediu o apoio dos Vereadores e da sociedade para aderirem à Campanha Mar de Lama Nunca Mais, que tem como slogan “Sua assinatura vai evitar outras tragédias”. Ele informou que, para participar, é preciso ser eleitor no Estado de Minas Gerais e preencher, nas listas de assinaturas, o nome completo, município de votação, CPF, data de nascimento e assinatura. Murilo reforçou, ainda, que é necessário um grande número de assinaturas para que o Projeto de Lei seja encaminhado para votação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), solicitando, dessa forma, um maior empenho de todos para a obtenção de assinaturas válidas.

Encerrando, Murillo informou o site www.ammp.org.br, para quem deseja mais informações; agradeceu a todos pelo apoio; e pediu para que “lutem em prol do sucesso dessa empreitada, pois a mudança deve partir de nós”, finalizou o estudante.  

 

 

PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA DISCUSSÃO EM 1º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DA CONSTITUCIONALIDADE, LEGALIDADE E REGIMENTALIDADE DAS PROPOSIÇÕES).

 

PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR:

 

663/2016     Altera o disposto no Anexo IV, da Lei Complementar nº 320, de 31 de  dezembro de 2008, que Institui a Revisão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação dos Terrenos e Edificações no Município de Patos de Minas.

AUTOR          BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO – Retido na Mesa Diretora.

 

664/2016     Altera o disposto no Anexo IV, da Lei Complementar nº 320, de 31 de  dezembro de 2008, que institui a Revisão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação dos  Terrenos e Edificações no Município de Patos de Minas.

AUTOR          JOÃO BATISTA GONÇALVES – Cabo Batista – Retirado pelo autor.

 

670/2016       Altera o inciso I e acrescenta inciso XIV ao art. 4º da Lei Complementar nº 11, de 11 de setembro de 1991, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Transporte.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

 

4354/2016       Denomina São Sebastião a Praça localizada no Distrito de Alagoas.

AUTOR          JOSÉ OSMAR DE CASTRO - Guiguim – Pedido de Vista do Vereador Lindomar Francisco Tavares.

RELATOR   do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

 

4373/2016       Autoriza o Município de Patos de Minas a participar e ratifica a subscrição do protocolo de Intenções do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba CISPAR e dá outras providências.

 

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL– Retido na Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR).

RELATOR    do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Francisco Carlos Frechiani

Obs:  O autor do Projeto assim o justifica: “A Lei Federal nº 11.107, de 6 de abril de 2005 criou um marco histórico, na medida em que dispõe sobre as normas de contratação de consórcios públicos, possibilitando que entes federados possam se associar em prol da realização de ações que visam o desenvolvimento regional.

O Consórcio Público, constituído sob a égide da nova lei, dá maior segurança jurídica aos entes consorciados, fortalecendo o efeito de vinculação dos acordos de cooperação intergovernamental e aumentando a contratualização entre seus membros, tanto no ato da formação, como na da extinção do consórcio, ou da retirada voluntária de um consorciado.

Desta forma, com o advento da Lei Federal n.º 11.107, de 6 de abril de 2005, criou-se uma nova estrutura, que instrumentaliza e dá nova regulamentação à cooperação horizontal e vertical, entre as três esferas de governo, abrindo a possibilidade de potencializar a intervenção do poder público e de otimizar e racionalizar a aplicação de recursos públicos na execução de atribuições que são compartilhadas pelas três esferas de governo, instituindo um arcabouço legal e institucional para a concretização do Federalismo Cooperativo no país, cujos princípios enunciados na própria Constituição de 1988 careciam de regulamentação.

Com a aprovação do presente projeto, o Município irá participar do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba - CISPAR, dando inúmeras possibilidades de conquistas e avanços no desenvolvimento regional e local.

Com esta participação, o Município obterá êxito na política pública de forma geral, inclusive poderá atender às novas normas no que tange à iluminação pública, já que o Município deverá assumir os ativos que lhe compete referente à iluminação pública em atendimento às normas da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Também poderá utilizar instrumentos de atuação conjunta de natureza voluntária e regional, possibilitando novas práticas de pactuação e cooperação intergovernamental, tais como: aumento da capacidade de realização de políticas Públicas; maior eficiência no compartilhamento dos recursos públicos, a fim de obter os melhores resultados, no que se refere ao modo de organizar, estruturar e disciplinar suas ações, no intuito de alcançar melhores resultados na prestação dos serviços públicos; realização de ações inacessíveis a um único Município; viabilização de mecanismos e instâncias de negociação e cooperação, entre os entes federados, aumentando o poder de diálogo, pressão e negociação; maior transparência das decisões públicas regionais, com mais visibilidade, propiciando à sociedade uma otimização do poder de fiscalização das atividades administrativas. Com o objetivo de permitir o atendimento dos dispositivos da Lei Complementar n. 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Finanças Públicas, o Consórcio Público deve fornecer as informações necessárias para que sejam consolidadas, nas contas dos entes consorciados, todas as despesas realizadas com os recursos entregues, de forma que possam ser contabilizadas nas contas de cada Município, na conformidade dos elementos econômicos e das atividades ou projetos atendidos.

A própria Lei Federal nº 11.107/05 atribui ao Tribunal de Contas competente para apreciar as contas do Chefe do Poder Executivo, representante legal do consórcio, a função de fiscal contábil, operacional e patrimonial dos consórcios públicos, inclusive quanto à legalidade, legitimidade e economicidade das despesas, atos, contratos e renúncia de receitas.

O art. 8º do Protocolo de Intenções do CISPAR demonstra os grandes benefícios a serem alcançados pelos Municípios partícipes dele, vejamos:

“Art. 8º Para cumprir a sua finalidade, o CISPAR tem como objetivos:

I – captar, introduzir e consolidar tecnologias que promovam o desenvolvimento regional sustentável, observando a vocação de cada Município consorciado;

II – prestar serviços e executar obras nos Municípios consorciados de acordo com os programas de trabalho aprovados pela Assembleia Geral, observando a coerência com a finalidade do CISPAR;

III – apoiar e fomentar o intercâmbio, entre os Municípios consorciados, de experiências e de informações ligadas às boas práticas de gestão de recursos públicos;

IV – adquirir e/ou administrar bens para uso compartilhado dos Municípios consorciados, observando a coerência com a finalidade do CISPAR;

V – realizar licitações compartilhadas das quais, em cada uma delas, decorram dois ou mais contratos celebrados por municípios consorciados ou por entes de sua administração indireta, observando a coerência com a finalidade do CISPAR, nos termos do § 1º, do art. 112 da Lei Federal n.º 8.666/1993;

VI – elaborar estudos técnicos, pesquisas e projetos coerentes com a finalidade do CISPAR, inclusive para obtenção de recursos estaduais ou federais;

VII – elaborar ações e políticas de desenvolvimento urbano, socioeconômico local e regional na área de atuação do consórcio;

VIII – executar competências pertencentes aos municípios nos termos de autorização ou delegação;

IX – implantar, implementar e desenvolver serviços assistenciais de abrangência regional;

X – implantar escola de governo, centro de estudos e capacitação visando à ampliação de conhecimentos técnicos/profissionalizantes e científicos;

XI – celebrar  contratos e convênios com os entes federados consorciados;

XII – implantar políticas de prevenção e proteção do meio-ambiente;

XIII – implantar políticas de recuperação do meio-ambiente;

XIV – implantar política de gestão do patrimônio urbanístico, paisagístico e turístico comum;

XV – implantar assistência técnica, extensão, treinamento, pesquisa e desenvolvimento urbano, rural e agrário;

XVI – proceder à publicação de revistas, materiais técnicos e informativos, impressos ou eletrônicos, inclusive para divulgação das atividades do CISPAR e dos entes federados consorciados;

XVII – adquirir bens, estruturas e equipamentos, contratar serviços e executar obras para o uso compartilhado dos bens federados consorciados, bem como gerir, administrar, gerenciar os bens, estruturas, equipamentos e serviços assim adquiridos, contratados ou produzidos, gozando para tal fim da outorga das prerrogativas de governabilidade e governança;

XVIII – implantar/apoiar políticas públicas nas áreas de: abastecimento de água; esgotamento sanitário, drenagem e manejo de água pluviais; gestão de resíduos sólidos; gestão ambiental compartilhada; habitação de interesse social; manutenção de estradas vicinais; manutenção de ruas e avenidas; implantação de abatedouros e frigoríficos regionais; projetos de apoio à agricultura familiar; projetos de desenvolvimento urbano e rural; políticas urbanísticas, paisagistas e de turismo; tecnologia; biotecnologia; desenvolvimento econômico; cultura; infraestrutura; gestão de iluminação pública, inclusive os ativos de iluminação pública dos entes consorciados ao CISPAR; políticas fomentadoras de geração de renda; desenvolver, contratar, fornecer ou manter sistemas, serviços e equipamentos de geração e transmissão de energia, iluminação pública convencionais ou sistemas inteligentes voltados a eficiência energética e energias renováveis; planejar, coordenar, orientar, controlar e executar projetos de pesquisa e implantação de políticas de gestão territorial, geoprocessamento, cartografia e planejamento rural e urbano; demais políticas públicas visando o desenvolvimento regional sustentável dos entes consorciados ao CISPAR;

XIX – representar o conjunto dos entes consorciados que o integram, em matéria referente à sua finalidade e de interesse comum, perante quaisquer outras entidades de direito público e privado, nacionais e internacionais;

XX – efetivar o exercício de competências pertencentes aos Municípios consorciados, nos termos de autorização ou delegação.”

 

4374/2016       Denomina Marcelo Luiz da Cruz Júnior a atual Rua 05, localizada no Bairro Coração Eucarístico.

AUTOR          DAVID ANTÔNIO SANCHES- David Balla – Aprovado por 15 votos.

RELATOR    do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Otaviano Marques de Amorim

 

4375/2016       Denomina Aristides Rodrigues do Senhor Bom Jesus a atual Rua 1D, localizada no Bairro Morada do Sol.

AUTORA       EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR – Aprovado por 15 votos.

RELATOR     do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Lindomar Francisco Tavares

 

4376/2016       Altera a alínea “q” do inciso XXVIII do § 2º do art. 1º da Lei nº 7.250, de 12 de janeiro de 2016, ao tempo em que autoriza a abertura de crédito especial para criação do elemento de despesa.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos, em turno único

RELATOR     do Parecer da CLJR* sobre o Projeto: Vereador Francisco Carlos Frechiani

Obs: O autor do projeto justifica o seguinte: “A Associação Verde Vivo é uma entidade civil de apoio aos desportos. A sua finalidade é promover, difundir, apoiar e aperfeiçoar a prática da educação física, de desportos em geral, formais e não formais, bem como promover as culturas morais, artísticas, cívicas, sociais, recreativas e educacionais, além de todas as atividades complementares inerentes ao alcance dos objetivos sociais da associação, inclusive implantar, manter e executar atividades de “escolinhas de futebol”, para crianças e adolescentes, no âmbito do Município de Patos de Minas – MG, com o intuito de promover o bem estar físico, psicológico e social de seus destinatários.

Os recursos destinados à associação serão utilizados para a realização de eventos esportivos, aquisição de materiais esportivos e manutenção das instalações.

 

4377/2016       Autoriza o Executivo a outorgar a concessão de direito real de uso de imóvel ao Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste – CISREUNO, e dá outras providências.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos, em turno único.

Obs: O autor do projeto justifica o seguinte:

         “No Projeto de Lei em questão o Município estará autorizado a conceder o direito real de uso de imóvel público que melhor atenda às necessidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste -                       CISREUNO, visando à implantação da central operativa do SAMU Regional da Rede de Urgência e Emergência no Município.

          Tendo em vista não haver definição do local, a Administração Pública formalizará a concessão por meio de Decreto e lavratura do termo de concessão de direito real de uso.

          O Estado proverá recursos para a construção de tal central que é de extrema importância para o Município, uma vez que atenderá também outros 33 (trinta e três) municípios da Macrorregião Noroeste que aderiram ao consórcio.

          Assim sendo, temos por justificada a concessão do imóvel de maneira que possa o Município em conjunto com o Estado executar as políticas públicas cabíveis para o melhoramento das condições sociais da população municipal e região”.

 

 

PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO:

 

885/2016         Concede a Medalha de Destaque Rural do Ano ao Senhor Gilvander Justino Gonçalves

AUTOR          LINDOMAR FRANCISCO TAVARES – Aprovado por 15 votos.

 

887/2016         Concede o Título Honorífico de Cidadão Patense ao Senhor Sebastião Amilton de Lima.

AUTOR          BARTOLOMEU FERREIRA RIBEIRO – Aprovado por 15 votos.

 

                                              

PROJETOS DE LEI PAUTADOS PARA VOTAÇÃO EM 2º TURNO (DESTINADO À ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉRITO DAS PROPOSIÇÕES).

 

671/2016      Aumenta o número de cargos de Contador.

AUTOR       EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Obs:  O autor do projeto argumenta o seguinte:                                                                

A Contabilidade Pública atualmente está em fase de transição, visando a adequar ao Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, com o objetivo de convergência aos Padrões Internacionais de Contabilidade Pública. Outro ponto importante a ser destacado é a adequação ao novo sistema e exigências de contabilidade pública a qual tem demandas obrigatórias a serem cumpridas que, o não cumprimento, poderá implicar em penalidades e prejuízo aos cofres públicos.

Para atender às mudança,s faz-se necessário aumentar a equipe, sobretudo em função da carência de profissionais na Diretoria de contabilidade. Ante o exposto, necessário aumentar um cargo de Técnico de Nível Superior I/ Contador, considerando que o atual número de contadores é insuficiente para atender a demanda de serviço.

 

4367/2016       Convalida o Plano de Amortização dos débitos previdenciários do Município de Patos de Minas com o Instituto de Previdência Municipal de Patos de Minas – IPREM – e dá outras providências.

AUTOR          EXECUTIVO MUNICIPAL – Aprovado por 15 votos.

Obs: O autor do projeto assim o justifica:

A matéria a ser apreciada versa sobre finanças públicas municipais, tendo o plano de amortização, amparo no inc. I do art. 29 da LC Nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.

No caso, o parcelamento é decorrente de parte de contribuições patronais em atraso referentes aos meses de AGOSTO/2015 ATÉ DEZEMBRO/2015 (INCLUSIVE 13º SALÁRIO) no que diz respeito à parte patronal do Grupo Previdenciário, conforme Anexo I.

A proposta foi necessária em virtude da sensível redução da arrecadação do Município ocasionada pela recente crise mundial.

E, ainda, a amortização visa à manutenção do Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP, documento que atesta a regularidade do regime de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos de um Estado ou Município, o qual é exigido nas seguintes situações:

a) realização de transferências voluntárias de recursos pela União;

b) celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes;

c) concessão de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da União;

d) celebração de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais;

e) repasse dos valores devidos em razão da compensação previdenciária.

Por se tratar de documento essencial e imprescindível para a captação e liberação de recursos públicos, em caso de haver débitos previdenciários pendentes, as ações e políticas públicas se tornaram inviabilizadas, ocasionando prejuízos irreparáveis à coletividade, o que contraria frontalmente o interesse público.

Em suma, a não manutenção do CRP implicará a vedação de recebimento de transferências voluntárias da União, bem como a suspensão do recebimento da compensação previdenciária devida pelo INSS aos regimes próprios de previdência social.

Nessa linha de pensamento, o art. 96 da Lei nº 11.196/2005, altera do pela Lei nº 11.960, de 29 de junho de 2009, viabiliza aos Municípios a possibilidade de parcelamento dos débitos previdenciários.

O Conselho Administrativo do IPREM aprovou a amortização ora proposta.

Portanto, o plano em questão será amortizado em 60 (sessenta) parcelas mensais e sucessivas, no valor de R$ 51.652,05 (cinquenta e um mil e seiscentos e cinquenta e dois reais e cinco centavos), corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, acrescido de juros de 0,5% (meio por cento) ao mês.

Nos termos do art. 5º do Projeto de Lei, em caso de atraso no repasse das parcelas, fica autorizada a retenção do valor do Fundo de Participação do Município - FPM - pelo agente financeiro repassador e depositado na conta do IPREM.

Assim, a amortização dos débitos previdenciários possibilita o equilíbrio das contas públicas, evitando-se o engessamento da gestão municipal, atendendo-se ao interesse público sempre almejado pela Administração”.

 

 

PAUTA DE INDICAÇÕES, MOÇÕES E REQUERIMENTOS:  – Todos aprovados por 15 votos.

 

De acordo com o Regimento Interno (Resolução 289/2015):

 

Art. 118.  Indicação é a proposição por meio da qual o Vereador sugere às autoridades competentes medidas de interesse público, respeitadas, em qualquer hipótese, as funções e competências constitucionais e legais.

 

Art. 119.  Moção é a proposição em que é sugerida a manifestação política da Câmara sobre determinado assunto, reivindicando providências, aplaudindo, congratulando, hipotecando solidariedade ou apoio, manifestando pesar, apelando, protestando ou repudiando.

 

Art. 120.  Requerimento é a proposição dirigida por qualquer Vereador, Comissão, Bancada Partidária ou Bloco Parlamentar, ao Presidente ou à Mesa, sobre matéria de competência da Câmara.

 

 

INDICAÇÕES

 

Nº/AUTOR                    ASSUNTO

 

0106/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias, junto ao Secretário Municipal de Saúde, paraimplantação urgente de uma proteção de vidro ou de acrílico no balcão de atendimento da UPA III, visando a impedir o contato direto dos servidores com os pacientes contaminados por doenças infecciosas transmitidas pelo ar, a exemplo da gripe Influenza A (H1N1).

AUTOR          Vereador LINDOMAR FRANCISCO TAVARES

0107/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias visando à implantação de faixa refletiva para pedestres na Rua Major Jerônimo, número 438, em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus.

AUTOR          Vereador VALDIR REIS DE JESUS

0108/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para junto ao Secretário Municipal de Infraestrutura, para a realização de reparos no passeio da quadra poliesportiva localizada na Rua Francisco de Assis Sabino, com a Rua Lázaro Rodrigues Rosa, no Bairro Alvorada.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

0109/2016   Ao Comandante da 15º BPM, Tenente Coronel Emerson Rocha de Azevedo, solicitando adotar medidas necessárias para o aumento do número de rondas nos bairros da cidade, visando a diminuir os casos de estupros que vêm assolando a população.

AUTORA       Vereadora EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR

0110/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a construção de redutor de velocidade na Avenida Afonso Queiroz, próximo à Praça Madri, em frente à Igreja São Braz, no Bairro Boa Vista.

AUTOR          Vereador ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa

 

0111/2016       Ao Prefeito Municipal, solicitando adotar medidas necessárias para a instalação de um poste de iluminação pública na Rua Presidente Olegário, em frente ao número 74, no Bairro Santa Terezinha.

AUTOR          Vereador JOSÉ OSMAR DE CASTRO - Guiguim

 

 

MOÇÕES DE PESAR

 

232/2016         Alva Pereira Tolentino

AUTORES     Vereadores JOSÉ LUCILO DA SILVA JÚLIO – Duda, BRAZ PAULO DE OLIVEIRA JÚNIOR, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa e EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR.

 

233/2016         José Jerônimo França

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa e EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR.

 

234/2016         Osvaldo José Tibúrcio

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa e EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR.

                         

235/2016         Samuel Gonçalves Cardoso

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa e EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR.

 

236/2016         Vanderlei Silva Amorim

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa e EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR.

 

237/2016         José Antônio da Silva

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa e EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR.

 

238/2016         Gabriela Oliveira Santos

AUTORES     Vereadores DAVID ANTÔNIO SANCHES – David Balla, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA, ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES e EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR.

 

                                239/2016         Bethania Brandão Pereira Cambraia

AUTORES     LEGISLATIVO PATENSE

 

240/2016         Roberto Alvarenga de Sousa

AUTORES     Vereadores EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

241/2016         Roberto Castro da Rocha

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

242/2016         Terezinha Alves de Araújo

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

243/2016         Rita Maria de Oliveira

AUTORES     Vereadores OTAVIANO MARQUES DE AMORIM, EDIMÊ ERLINDA DE LIMA AVELAR, LINDOMAR FRANCISCO TAVARES, LÁSARO BORGES DE OLIVEIRA e ANTÔNIO FERREIRA DA ROCHA – Tonhão da Copasa.

 

244/2016         Welles José Martins

AUTORES     LEGISLATIVO PATENSE

 

 

Próxima Reunião Ordinária:

Dia 19 de maio de 2016.

 

foto01
foto01 foto01
foto02
foto02 foto02
foto03
foto03 foto03
foto04
foto04 foto04
foto05
foto05 foto05
foto06
foto06 foto06

 

 

 

 

TRANSPARÊNCIA

Como chegar

Rua José de Santana, 470 – Centro CEP 38700-052 Patos de Minas – MG

Veja a localização no Google Maps

(34) 3030-1134

© 2023 - Câmara Municipal de Patos de Minas.

Pesquisa